A importância da segmentação no email marketing
29 de julho de 2015.
Postado em:
Email Marketing
Você fez sua tarefa direitinho e tem uma grande base de contatos, todos obtidos de maneira ética e legítima. Parabéns! Mas será que todas as suas newsletters devem ser enviadas para todos os seus contatos? A gente já responde essa pergunta: na maioria dos casos, não.
Apenas para exemplificar, digamos que você vai cuidar das campanhas de email marketing de uma produtora de eventos e precisa divulgar três atrações que estão por vir:
1 – Um festival de música eletrônica ao ar livre com um dos maiores DJs do mundo como atração;
2 – Uma peça teatral com um famoso personagem de desenhos animados infantis;
3 – Uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Berlim.
Enviar a divulgação desses três eventos para as mesmas pessoas seria uma perda de tempo e dinheiro, já que são obviamente voltados para públicos completamente diferentes. Porém, com dados básicos sobre a sua audiência você já será capaz de fazer envios segmentados muito mais eficientes.
Você pode segmentar seus contatos por idade, por interesses, por local, e pode observar quais foram as conversões anteriores também. Diversas ferramentas de relatórios estão disponíveis no Nitronews para que você conheça o seu público e envie seu email marketing apenas para aqueles que de fato vão se interessar pelo seu produto e podem gerar uma conversão.
Não adianta enviar uma mensagem divulgando o festival de música eletrônica para pais de crianças pequenas e nem para pessoas mais velhas e com hábitos de consumo mais refinados. Assim como não adianta divulgar a peça infantil para jovens baladeiros, e por aí vai. Aproveite as ferramentas à sua disposição para disparar campanhas de email marketing segmentadas, que irão atingir o público que está realmente interessado em seu produto.
O que não o impede de enviar mensagens gerais divulgando conteúdo interessante: os três públicos citados acima adorariam saber sobre uma promoção de 50% de desconto em qualquer ingresso, e também ficariam muito felizes em receber uma felicitação no Natal, por exemplo.
0 Comentário