Email do futuro: menos privacidade, mais resultados
Não é novidade para ninguém que nossos passos na internet são rastreados e registrados para fins comerciais. Qualquer busca no Google, email aberto ou like no Facebook faz parte de um perfil comercial que os maiores conglomerados de comunicação usam para nos enviar promoções e ofertas compatíveis com nossos interesses. Até conversas realizadas perto dos celulares são registradas! É assustador, mas ao mesmo tempo permitirá que o marketing se torne cada vez mais direcionado e personalizado, proporcionando experiências únicas para os consumidores – e cada vez mais vendas para as empresas que souberem usar esses recursos.
Segundo Ryan Phelan, vice-presidente de Marketing Insights da Adestra, o email marketing vai evoluir mais nos próximos anos do que evoluiu em toda a sua existência. Na verdade, já está mudando tão rapidamente que é difícil para alguns profissionais acompanharem o ritmo. Em artigo publicado pela Litmus, o profissional fala sobre o papel decisivo desempenhado pelos Millennials nessa mudança. Phelan considera o comportamento imediatista da nova geração um fator chave para as mudanças no email marketing nos próximos anos.
Comunicação em tempo real
O profissional considera que o hábito de estar sempre conectado será responsável por uma das grandes revoluções do email marketing nos próximos anos: a comunicação em tempo real. Devem surgir novos dispositivos que permitirão que se identifique rapidamente a localização e as necessidades do consumidor para que um email marketing completamente personalizado seja enviado imediatamente. Nossa aposta é de que gadgets como o Apple Watch, que não exigem nem que o consumidor abra a caixa de entrada da maneira tradicional, se tornem ainda mais populares e permitam essa comunicação instantânea.
Privacidade em segundo lugar
Phelan também considera que a nova geração não tem expectativas em relação à privacidade e já está acostumada com o fato de ter seus dados e hábitos armazenados por empresas de comunicação. Isso permitirá que no futuro os nossos dados sejam usados de maneira muito mais descarada pelas empresas de marketing, o que tornará a comunicação ainda mais precisa.
Se por enquanto vemos essa “invasão” da nossa privacidade de maneira muito mais clara no Facebook e no Google, no futuro vamos perceber o uso desses dados de um jeito mais agressivo também no email marketing. Existirão empresas especializadas em fornecer dados específicos dos consumidores para os profissionais de marketing, e as possibilidades de comunicação direta com os usuários através do email serão infinitas.
Futuro do marketing previsto no cinema?
O especialista destaca que não estamos muito longe da realidade mostrada no filme Minority Report. No filme futurista estrelado por Tom Cruise, sensores detectavam a presença dos consumidores na rua e nas lojas, mostrando assim peças de publicidade completamente segmentadas e baseadas em suas compras anteriores. Em determinado momento, o personagem entra em uma loja da GAP e é saudado pelo nome por uma inteligência artificial, que pergunta se ele foi comprar mais uma calça. Guardadas as devidas proporções, é esse cenário que deveremos ver em alguns anos: publicidade completamente personalizada, baseada em nossa localização e compras anteriores.
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