Crowdfunding: financiamento coletivo pode ajudar a tirar seu projeto do papel
Um termo que ficou muito popular nos últimos anos é crowdfunding. Os financiamentos coletivos estão se tornando cada vez mais conhecidos, e são utilizados para diversos fins – sendo que o principal deles é transformar projetos em realidade. Embora os crowdfundings tenham se popularizado como uma maneira de viabilizar a realização de projetos culturais, como filmes, peças e shows, essa iniciativa pode ser extremamente útil para empreendedores que não conseguem financiamento para desenvolver novos produtos e serviços, como aplicativos, sites e outros. O crowdfunding também é utilizado por inventores, que garantem investimentos para transformar seus projetos em produtos, entregando as primeiras unidades aos colaboradores.
Se você acredita que o crowdfunding pode ser uma ferramenta interessante para tirar o seu projeto do papel, indicamos alguns sites que organizam a “vaquinha”. Confira:
– Catarse (catarse.me): muito utilizado para projetos culturais e com diversas categorias disponíveis, o Catarse opera no esquema de “ou tudo ou nada”. Ou seja, se você não arrecadar a sua meta, o valor é devolvido aos seus colaboradores e você não recebe nada. Se conseguir arrecadar o valor estipulado, o site cobra 13% do que foi arrecadado.
– Kickante (kickante.com.br): é bastante utilizado também por organizações beneficientes, como o Médicos Sem Fronteiras, mas também aceita campanhas criativas e empreendedoras. No Kickante você pode escolher criar uma campanha flexível ou no modelo “tudo ou nada”.
– Kickstarter (kickstarter.com): é a maior plataforma mundial de apoio a projetos inovadores. No Kickstarter você vê projetos tão variados quanto robôs, micro impressoras para smartphones e peças off-Broadway.
Seja qual for a plataforma utilizada para o seu crowdfunding, não se esqueça de que a recompensa dos apoiadores desempenha um papel importante nesse processo. Pense em prêmios tentadores e não esqueça de garantir o acesso antecipado ao seu produto / projeto aos apoiadores!
0 Comentário