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Plano de Marketing para 2022

2022 está batendo na porta, é hora das empresas começarem a se preparar e ter o plano de marketing em dia.

São várias as estratégias, entre elas a de e-mail marketing. E aqui em nosso blog reforçamos 8 razões para começar a investir no e-mail marketing em 2022.

Apesar de comum, muitas pessoas ainda não fizeram um bom planejamento.

É esse método o responsável por direcionar todas as estratégias e campanhas em um período.

Serve como um guia, e deve ser alinhado com as metas, visando gerar leads e crescimento da empresa.

Quer saber como realizar um planejamento de marketing para 2022?

Continue a leitura!

O que é plano de marketing?

Em suma, plano de marketing é um guia que tem por finalidade nortear ações do setor, visando sempre alcançar objetivos que são propostos.

Assim, colabora sempre para o crescimento da organização.

Ou seja, um documento onde todas as estratégias de marketing são reunidas, para saber qual será realizada em determinado período.

Esse método conta com: indicadores, análises, dados estatísticos, pesquisa de mercado e informações relevantes que servem para auxiliar os caminhos a serem seguidos.

Nada mais é do que um recurso que alinha as metas junto a capacidade de cada setor.

Por que se antecipar com um plano de marketing

Um plano de marketing antecipado auxilia a entender o perfil do público alvo, tomando decisões eficazes para atingir os objetivos.

No entanto, é possível realizar um mapeamento de todo o mercado, se antecipando às tendências ou mudanças que estão por vir, ficando à frente de seus concorrentes.

Principais etapas do plano de marketing

Não precisa ser complicado, um plano de marketing pode ser objetivo.

Entenda com base nessas 7 etapas.

1- Análise de mercado

Conheça o mercado, pesquise tudo sobre o seu nicho.

Essa etapa é importante para saber quanto tempo será necessário para conseguir destaque.

2-Persona

Saber quem é o seu público-alvo é fundamental, porém saber mais sobre ele é ainda mais importante.
Quanto mais específico for, mais fácil será entender como se comunicar com esse público.

3-Objetivos

Os objetivos servem para direcionar onde quer chegar. Defina-os com o auxílio do OKR, por exemplo.

4-Jornada de compra

Deixe explicado como o consumidor chegará até seu produto, o que precisa fazer para se tornar cliente.

Ou seja, explicar toda jornada de compras do seu consumidor ideal.

5-Mix de marketing

Defina como serão as variáveis do produto, preço, praça e promoção, ou seja, os 4Ps do marketing no seu negócio.

6-Plano de ação

Monte uma lista com ações de marketing que a sua marca precisará fazer para conseguir atingir os seus objetivos.
É um método para garantir que todas as estratégias fiquem alinhadas.

7-Controle dos orçamentos e resultados

Defina o que pretende gastar com o plano de marketing e qual o seu retorno esperado.
Um orçamento pré definido ajuda a não ultrapassar limites e gastar mais do que deveria.

Calendário 2022: principais datas para aproveitar

Os empreendedores precisam ficar atentos para o calendário comercial, evitando deixar passar alguma data importante.

O varejo digital chegou para ficar, graças a tecnologia que transforma a rotina das pessoas diante das suas relações de consumo.

Confira as principais datas comerciais para 2022:

  • 01 de março: Carnaval
  • 08 de março: Dia Internacional da Mulher
  • 17 de abril: Páscoa
  • 08 de maio: Dia das mães
  • 12 de junho: Dia dos namorados
  • 14 de agosto: Dia dos pais
  • 15 de setembro: Dia do Cliente
  • 12 de outubro: Dia das crianças
  • 25 de novembro: Black Friday
  • 28 de novembro: Cyber Monday
  • 25 de dezembro: Natal

Como preparar bons conteúdos no plano de marketing

Um bom planejamento de conteúdo, promove um controle dos gastos e dos registros de todas as ações, com foco em aumentar os números de vendas. 
Esse processo de criação pode ser trabalhoso porém simples.

  • Defina sua persona;
  • Defina as palavras-chave;
  • Crie um calendário editorial;
  • Monte uma prévia do seu conteúdo;
  • Busque assuntos de interesse do seu público;
  • Produza conteúdos educativos;
  • Publique em todos os seus canais de comunicação.

Como usar o e-mail marketing nas principais datas

Analise as datas que coincidem com o seu negócio, tenha um calendário com todas as datas importantes para o comércio.
Após pense em  seus objetivos e em como abordar seu público.
Como promover uma automação de marketing para fazer ele abrir seu e-mail?

Com essas questões definidas, produza conteúdos interessantes e que tenham sentido, e envie um email chamativo e que seja impossível ignorar.

Integração de plano de marketing com plano de vendas

Um plano de marketing integrado a um plano de vendas, direciona todo o planejamento estratégico e as campanhas, estabelecendo ações e prioridades entre as equipes.

Ademais, age como um guia e deve ser alinhado com as metas para que sejam geradas mais vendas, fazendo com que a empresa se estabeleça no mercado.

Agora que já sabe os benefícios do plano de marketing, que tal preparar seus e-mails marketing para 2022 junto com a Nitronews? 
Entre em contato!

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