Como sobreviver ao novo recurso do Gmail: bloquear remetentes
Vira e mexe o Gmail lança novas funcionalidades que visam melhorar a experiência do usuário, mas que podem complicar a vida dos profissionais de marketing. A última delas, lançada em setembro, é a função “bloquear remetentes”, disponível tanto no aplicativo mobile quanto na interface web. Agora o usuário pode bloquear o remetente com apenas um clique, além de marcar como SPAM, deixar de assinar a newsletter ou configurar um filtro para que a mensagem vá para uma pasta específica e não para a caixa de entrada.
Mas como essa funcionalidade interfere nos envios de email marketing? Ao clicar em “bloquear remetente”, o usuário envia todas as mensagens daquele remetente diretamente para a temida caixa de SPAM. E ter a sua mensagem sinalizada como SPAM, como você já deve saber, diminui consideravelmente a reputação dos seus envios – não só para o usuário que o bloqueou, mas sim para todos os usuários do Gmail (que é o leitor de emails mais usado no mundo).
E como prevenir que as suas mensagens sejam bloqueadas pelos usuários do Gmail? Primeiro, coloque-se no lugar do seu destinatário e pense no que pode estar incomodando. Talvez suas mensagens não pareçam legítimas, talvez sua frequência de envio seja muito grande, talvez o leitor nem lembre quem é você, e por isso o bloqueou.
Antes de fazer um novo envio, considere se a sua campanha está de acordo com as boas práticas de envio de email marketing e lembre-se de alguns itens:
– Pergunte-se se os seus leitores sabem quem é você, e se o conteúdo está de acordo com o que esperam de você.
– Preste atenção à sua frequência de envios.
– Faça uma limpeza constante em seu mailing para evitar envios para consumidores que não estão engajados com seu conteúdo.
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