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Crie um email marketing mais eficaz com essas 13 dicas

Quantos emails você lê diariamente? Se você é como a maioria, provavelmente confere apenas alguns, selecionados consciente e inconscientemente entre as dezenas que recebe nas primeiras horas da manhã.

Essa é a realidade que muitas marcas enfrentam com o email marketing: o desafio de se destacar entre as muitas mensagens que os assinantes recebem diariamente. Como marca ou profissional de marketing, o desafio de criar emails que envolvem e têm bom desempenho de maneira consistente pode parecer impossível.

No entanto, isso pode ser alcançado com algumas técnicas, e também com uma boa dose de empatia. Se você fosse assinante da sua marca, o que o motivaria a abrir um email? Pode ser uma combinação de coisas: uma linha de assunto excelente, um cupom ou um bom conteúdo. Ao criar uma mensagem, é fundamental encarar as coisas pela perspectiva de seus assinantes.

Para ajudá-lo nessa tarefa, compartilhamos hoje as melhores dicas para escrever emails eficazes para capturar a atenção de seus assinantes. Continue lendo e confira:

1) Evite o envio excessivo

Embora os assinantes amem sua marca, eles não querem receber diversas mensagens por dia. O uso excessivo do email como canal de comunicação é um erro comum que muitas empresas cometem. No entanto, isso pode ser evitado simplesmente determinando a melhor hora do dia e dia da semana para enviar seus emails, monitorando a resposta dos usuários.

De modo geral, as manhãs são geralmente os melhores horários, pois a maioria das pessoas está em frente ao computador no início do dia. Mas lembre-se de que cada público é diferente e pode responder melhor a diferentes momentos do dia. Teste vários horários e anote aqueles que tiveram melhores resultados.

2) Crie uma linha de assunto cativante.

Imagine a cena: você está na mesa tomando café da manhã, iniciando sua rotina diária, e recebe um email. Qual linha de assunto vai despertar seu interesse? “Veja a nossa promoção” ou “Oferta exclusiva SÓ para você: leia isto antes de comprar um novo televisor”? Provavelmente a segunda, simplesmente porque exige mais atenção do que a anterior.

O que você escreve na linha de assunto do email pode ser a diferença entre a caixa de entrada e a lixeira. Para escrever uma linha de assunto cativante, considere o conteúdo do email e seu público. Quando você se coloca no lugar de seus assinantes, os emails têm mais engajamento.

3) Crie conteúdo criativo

Crie conteúdo criativo

Vivemos em uma época em que todos podem ser considerados “criadores de conteúdo”. Pode ser uma dança no Tik Tok ou stories no Instagram, o conteúdo criativo é postado de forma consistente em todas as plataformas, todos os dias. Então, por que não usá-lo em seus emails?

Provavelmente, muitos de seus assinantes também são usuários de redes sociais, que veem esse tipo de conteúdo todos os dias e gostam de interagir com ele. Para aumentar o engajamento de seus emails, tente adicionar conteúdo relevante e criativo em sua estratégia.

Dependendo do seu setor, o conteúdo de email criativo pode ser um tutorial de maquiagem, dicas rápidas de estilo de um especialista ou um projeto de DIY. Forneça aos assinantes informações relevantes e observe o aumento do engajamento.

4) Tenha um design consistente

Consistência é a chave quando se trata de email marketing. Manter um design consistente e limpo ajuda os assinantes a entender o fluxo de suas mensagens e antecipar onde as informações que procuram têm mais probabilidade de estar localizadas.

Isso não quer dizer que você não deve ser criativo em seus emails: um design divertido é sempre uma ótima maneira de capturar a atenção dos assinantes, e pode ajudar a tornar sua marca mais reconhecível.

5) Use modelos responsivos

A grande maioria dos emails são lidos em dispositivos móveis. Crie um design responsivo para garantir que seu email tenha uma boa aparência, não importa onde seja lido.

Aqui estão algumas dicas rápidas de design para dispositivos móveis:

– Converta seu email em um modelo de coluna;

– Aumente o tamanho da fonte para melhorar a legibilidade em smartphones;

– Siga a orientação do iOS de botões de pelo menos 44 pixels de largura por 44 pixels de altura;

– Considere a ergonomia. Muitos usuários tocam e rolam a tela com o polegar, portanto, mantenha os elementos clicáveis no meio da tela;

– Use uma ferramenta como o Nitronews para elaborar suas mensagens. Todos os nossos modelos são responsivos e exibidos corretamente, de forma automática, em qualquer tamanho de tela.

6) Inclua um botão de CTA

O bom chamado à ação, mais conhecido como CTA, é um elemento-chave para toda estratégia de email marketing. É fundamental adicionar CTAs aos seus emails, pois eles são muito mais fáceis de serem visualizados pelos assinantes, em vez de links que podem funcionar incorretamente ou simplesmente sumir no meio do texto.

Um botão de CTA torna tudo mais fácil: basta um clique, e seu assinante vai para a página de destino desejada. Ao adicionar um botão aos seus emails, certifique-se de que esteja visível e não oculto na parte inferior. Caso contrário, você corre o risco do assinante rolar apenas a metade do email e seu botão não ser visto. Como muitas pessoas tendem a ler da esquerda para a direita, recomendamos posicionar o CTA à direita do conteúdo, para obter mais visibilidade e mais cliques.

7) Mostre sua gratidão e seja acessível

Todo mundo gosta de uma marca que realmente valoriza seus clientes. Um veículo perfeito para expressar sua gratidão é o email marketing que vai diretamente para seus clientes mais fiéis: os assinantes.

Para fazer com que seus assinantes voltem sempre, mostre que você é grato pelo tempo que eles investem conferindo suas mensagens. Também é bom usar um tom acessível em seu conteúdo. Os assinantes se sentirão mais à vontade para entrar em contato quando tiverem um problema e confiantes de que suas dúvidas ou preocupações serão levadas em consideração.

8) Ofereça descontos e promoções

Ok, não é nenhuma grande novidade. As pessoas adoram ganhar alguma vantagem, que pode ser um brinde ou desconto exclusivo. Apesar de óbvio, é algo que as marcas tendem a esquecer com frequência. Considere o que provavelmente fez os usuários se inscreverem para receber seus emails. A resposta é: para ter benefícios como descontos, cupons e outras ofertas.

Ao incluir boas ofertas (boas mesmo, já que a famosa “metade do dobro” não engana mais ninguém) nos seus emails regularmente, os assinantes estarão mais propensos a lê-los. Crie ofertas que pareçam ser um benefício especial de se inscrever em sua lista de e-mail: isso faz com que os assinantes sintam-se especiais, como se pertencessem a um grupo exclusivo.

9) Inclua elementos interativos em seu email

Os clientes sempre têm uma opinião, então por que não envolvê-los adicionando um elemento interativo ao seu email, como pesquisas, questionários ou uma caixa de sugestões virtual? Conforme mencionamos anteriormente, os clientes adoram sentir que eles e suas opiniões são valorizados por uma marca.

Isso pode não apenas aumentar as visualizações de seu email marketing, como também coleta comentários e opiniões de clientes para orientá-lo na criação de conteúdo que continua a ter um bom desempenho.

10) Monitore a atividade dos usuários

A técnica mais importante a ser usada quando se trata de email marketing é a observação. Ao experimentar uma nova abordagem em suas mensagens, analise o desempenho para determinar quais táticas inspiram a maior interação de seus assinantes.

Aposte nas estratégias mais fortes, que aumentam o engajamento, e não tenha medo de tentar coisas novas – elas podem ser exatamente o que seus assinantes querem ver.

11) Envie emails nos fins de semana

Segundo um estudo realizado pela Experian, os emails enviados durante o fim de semana têm um desempenho bastante interessante.

O volume de emails enviados nos sábados e domingos é baixo, o que pode ajudar a destacar essas mensagens. Isso não signfica que você vai trabalhar nos finais de semana: ferramentas de email marketing, como o Nitronews, permitem que você agende os seus disparos.

12) Menos personalização, mais segmentação

Chega de “Prezado [INSIRA O NOME AQUI]”.

A prática de saudações personalizadas por email não é tão eficaz quanto pode parecer. Na verdade, uma pesquisa da Fox School of Business sugere que esse tipo específico de personalização pode ser prejudicial.

Dado o alto nível de preocupações com a segurança e privacidade, muitos consumidores podem desconfiar dos emails que chegam às suas caixas de entrada, especialmente aqueles com saudações pessoais.

Um elemento significativo do email marketing é o relacionamento. O destinatário confia em você? O destinatário sabe quem você é? Quando um email força familiaridade cedo demais, a personalização é considerada desagradável. A intimidade é conquistada aos poucos na vida real, e no email marketing funciona da mesma maneira.

Mas isso não quer dizer que todas as formas de personalização são prejudiciais. Na verdade, tem uma prática que vale muito a pena: o envio de emails segmentados, que reconhecem a individualidade dos assinantes (usando informações como histórico de compras ou dados demográficos, por exemplo).

A lição aqui é que, se você pretende usar a personalização como estratégia de email, faça-o de maneira significativa. É preciso pouco conhecimento ou relacionamento para colocar o nome de alguém em sua saudação.

Você mostra muito mais cuidado ao enviar um email personalizado, que seja segmentado especificamente para as necessidades e histórico do destinatário.

13) Reconquiste seus assinantes inativos

Sua lista tem muitos contatos. Ótimo! O único problema é que dois terços dela podem estar inativos.

Pesquisas descobriram que a inatividade média de uma lista é de 63%, o que significa que, uma vez que alguém se inscreve, é menos provável que continue acompanhando seus e-mails regularmente. Um estudo da Listrak identificou os primeiros 90 dias como a janela para transformar um usuário inscrito em um cliente fiel.

Mas o que fazer com esses 63% inativos? As campanhas de reengajamento são uma excelente opção. Confira esse post com algumas dicas e coloque a mão na massa!

Conclusão

Criar uma campanha eficaz de email marketing é mais desafiador do que a maioria pensa, mas não é impossível se você reservar um tempo para tornar seu conteúdo mais envolvente. Um email eficaz não apenas fará com que o leitor o abra, mas também fará com que ele se conecte ao conteúdo que você criou.

Gostou das dicas? Tem alguma consideração? Use a caixa de comentários abaixo!

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