Como fazer estratégias de marketing e vendas para early adopters
Os early adopters são vistos como os primeiros clientes a consumirem um produto recém-lançado. Primeiros a testarem uma inovação, essas pessoas possuem uma enorme influência na configuração do mercado e, por isso, necessitam de uma boa estratégia de Marketing.
Diferente dos outros tipos de consumidores, os early adopters precisam ser vistos com um olhar diferenciado entre os empreendedores que buscam ampliar suas vendas para obter maior lucratividade em seus negócios.
Assim, confira neste artigo, as melhores maneiras de se fazer estratégias de Marketing e vendas para early adopters e entenda o motivo de esse tipo de consumidor ser visto com enorme importância para o fortalecimento de uma marca.
Early adopters: O que são?
Os early adopters são os primeiros consumidores a testarem um empreendimento inovador, sendo responsáveis pelo sucesso de um novo produto ou serviço.
Esse tipo de consumidor está determinado a experimentar novidades e ideias inovadoras, independentemente da sua qualidade e do risco que ele ofereça. Dessa maneira, por serem os primeiros a experimentarem determinado produto, também se tornam formadores de opiniões importantes.
O termo early adopters surgiu graças à Everett Rogers, professor universitário e aclamado pesquisador na área da inovação. Fascinado com o sucesso dos diversos produtos que surgiam no mercado, Everett queria compreender o caminho que uma ideia inovadora levava até o seu sucesso.
Em 1962, foi lançada a obra “The Diffusion of Innovation”. No livro, o professor sugere a teoria da difusão de inovações, propondo a ideia de que qualquer inovação só seria aprovada na sociedade caso passasse por diferentes segmentos do público consumidor.
Dessa forma, os early adopters representam um dos primeiros níveis na curva de adoção, cumprindo o papel da difusão de uma novidade, influenciando com suas opiniões e enraizando a ideia no âmbito social.
Para Rogers, os segmentos sociais são divididos em 5 grupos. São eles:
– Inovadores (Innovators);
– Adotantes iniciais (Early adopters);
– Maioria inicial (Early majority);
– Maioria tardia (Late majority);
– Retardatários (Laggards);
A importância dos early adopters para o mercado de consumo
Para Everett Rogers, o mercado funciona entre esses 5 diferentes segmentos sociais. Primeiro, o grupo dos inovadores, que consiste em uma pequena parcela da sociedade que adquire o produto recém-lançado, mas que possui uma propagação lenta.
Em seguida, se encontra o grupo dos early adopters, que são um número grande de pessoas que adquirem o produto recém-lançado, mas possuem maior influência e relevância para o público, ao contrário dos inovadores.
Por isso, são esses primeiros adotantes que poderão alavancar ou destruir por completo a reputação de um produto. É a partir dos early adopters que os outros tipos de consumidores terão uma base para obterem maior segurança em relação ao que está sendo vendido.
Ou seja, os early adopters são extremamente importantes para que se entenda a expansão de um produto no mercado. É como uma cadeia de acontecimentos que se inicia com esses primeiros consumidores e que irão atingir, por fim, os grupos finais, chamados de late majority (maioria tardia) e laggards (retardatários).
Os consumidores de maioria tardia ou retardatários, geralmente possuem uma forte resistência à inovação, utilizando somente as soluções tradicionais e optando pela novidade apenas quando não há mais a possibilidade de se manter desatualizado.
A tecnologia é uma ótima fonte de exemplos dessa diferença entre os early adopters e os late majority/laggards. Quando uma novidade chega ao mercado, os early adopters são os primeiros a testarem, mesmo que a ideia ofereça riscos.
Já os consumidores apegados à tradição, só se atualizam quando não há outra opção. É o caso das transições entre:
– Fita cassete e CD’s;
– VHS e DVD;
– Celulares e Smartphones;
– Entre diversos outros.
Por que o early adopter deve ser visto de forma diferenciada?
O risco de lançar um produto inovador no mercado é sempre muito grande, pois a lucratividade só irá surgir com o contentamento e a aprovação do público consumidor.
Portanto, os early adopters cumprem uma função totalmente estratégica dentro do planejamento de Marketing, já que são uma peça fundamental para a abertura e conquista do mercado.
Quando os early adopters se deparam com uma inovação, otimizam a divulgação de um produto, formando uma base de segurança para os demais consumidores e ampliando o mercado de maneira mais sólida.
Além da otimização das vendas e da divulgação de uma marca, esse grupo pode ser extremamente útil para o envio de feedbacks e críticas construtivas, melhorando ou refinando um produto, antes que atinja uma escala maior de consumidores.
As principais características dos early adopters
Veja a seguir, um pouco das características do grupo que forma os early adopters e entenda mais sobre as suas motivações:
1. Busca constante por novidades
Os early adopters são loucos por inovações e novidades no mercado. Livres de qualquer tipo de zona de conforto, essas pessoas buscam sempre a oportunidade de experimentar algo novo pela primeira vez.
Eles amam mudanças e não se prendem às soluções tradicionais, diferente dos outros tipos de consumidores tardios, como os late majority e os laggards.
Dessa forma, é importante que uma estratégia de Marketing não perca tempo apelando para a vontade de experimentar o “novo”, pois eles já possuem essa personalidade por conta própria.
A estratégia de Marketing para os early adapters deve focar em dizer o quanto aquele produto irá transformar e melhorar a vida dele para melhor, introduzindo uma solução inovadora para os seus problemas.
2. Críticos e estão sempre bem informados em relação ao mercado
Geralmente, os early adopters possuem bastante conhecimento sobre o mercado em que estão inseridos. Por isso, é comum que esse grupo consiga avaliar os pontos fortes e fracos de um produto com maior embasamento e credibilidade.
Esse é um ponto fundamental para os profissionais de marketing, pois um early adopter pode oferecer uma valiosa ajuda, graças a sua percepção aguçada e ao vasto conhecimento de determinada área.
O lado bom de lidar com um grupo tão crítico é que não são completamente perfeccionistas e conhecem os riscos que estão correndo ao comprarem um produto inovador no mercado.
3. Influenciadores e formadores de opinião
Além de gostarem de novidades, os early adopters também amam compartilhar suas experiências com os outros. Dessa maneira, como formadores de opinião, possuem um papel fundamental para o impulsionamento de um produto.
Nos dias atuais, os influenciadores ganham cada vez mais espaço, graças aos diversos canais de comunicação e redes sociais, alcançando inúmeras pessoas que buscam conhecer sobre determinado produto ou serviço.
Uma estratégia interessante e que é muito utilizada por diversas empresas e marcas é a procura de influenciadores digitais que testem determinados produtos para influenciarem milhares de seguidores.
Como utilizar estratégias de Marketing e vendas para early adopters
Agora que você já sabe como é o perfil de um early adopter e a importância que esse tipo de consumidor possui para o impulsionamento das vendas de uma marca, confira a seguir, as melhores estratégias para se lidar com esse segmento:
1. Abordagem diferenciada
É preciso ter em mente de que os early adopters são consumidores diferenciados e, por isso, não irão atender às campanhas voltadas para o público comum.
É necessário que esses consumidores se sintam valorizados e privilegiados por estarem utilizando algo inovador e que poderá trazer um grande impacto positivo para o mercado.
Apenas assim, eles ficarão motivados a experimentarem o produto, cumprindo o papel de influenciadores e formadores de opinião. Essa campanha personalizada pode, inclusive, aumentar a relação entre os early adopters e a marca.
Uma estratégia bastante usada para esse público é o Marketing One to One. Essa abordagem procura respeitar e valorizar cada consumidor de forma individual. É como se a marca conversasse com cada um de forma diferenciada.
2. Atente-se aos nichos específicos
Os early adopters geralmente fazem parte de grupos, comunidades ou fóruns sobre os assuntos que dominam. Dessa forma, oferecem enorme influência como formadores de opiniões entre os diversos nichos do mercado.
Com a evolução da Internet, o surgimento desses nichos se intensificou de uma maneira gigantesca e o mundo virtual virou um verdadeiro palco de pesquisa para empresas que buscam conhecer o seu público mais a fundo.
Por isso, conhecer e atingir determinado segmento é um papel fundamental para a execução de uma estratégia eficaz de Marketing.
3. Faça a solução ser irresistível
Uma forma efetiva de chamar a atenção dos early adopters é fazer com que a solução de um produto seja surpreendentemente essencial. Um produto inovador faz com que os consumidores não esperem o quanto precisavam daquela solução.
Esse tipo de abordagem é conhecida como “Push based acquisition”, que é utilizado quando um early adopter tem noção do problema que possui, mas não busca uma solução para resolvê-la.
Dessa forma, a marca faz a jogada de empurrar a sua proposta de valor para o segmento dos early adopters, despertando assim o interesse em relação ao novo produto.
Ferramentas utilizadas em redes sociais como o Facebook Ads, Google Ads, Twitter Ads, Instagram, entre outras, são formas eficientes para a abordagem dessa estratégia.
4. Obtenha o feedback dos early adopters
Obter o feedback dos early adopters é extremamente importante, por isso a empresa deve se preocupar em criar uma ponte de comunicação efetiva entre a marca e o consumidor.
Dessa maneira, é fundamental que as marcas integrem esse tipo de público em suas estratégias de Marketing. Os early adopters são fundamentais para a obtenção de críticas e avaliações que poderão ajudar no melhoramento e na evolução de um produto ou serviço.
A Internet, hoje, possibilita o acesso rápido aos comentários e críticas de influenciadores de opinião. Portanto, dominar e conhecer essas plataformas acaba sendo algo muito valioso para o sucesso de um empreendimento.
Como encontrar os early adopters?
Devido à enorme importância que os early adopters oferecem para a lucratividade de um negócio, é necessário que uma empresa saiba identificar esse público para obter sucesso em um planejamento de Marketing.
É possível encontrar os early adopters a partir de pesquisas sobre o mercado em que um negócio está inserido. Do mesmo modo, é possível encontrar esse tipo de consumidor por meio de indicações.
Já no mundo online, podem ser encontrados entre o público que utiliza determinado aplicativo ou acessam algum site. Comentários em grupos, fóruns e redes sociais também são uma ótima maneira de identificar esse segmento.
Os principais erros na hora de procurar early adopters
Na busca pela identificação de early adopters, muitas vezes os profissionais de Marketing encontram dificuldade para achar esse tipo de consumidor, ou acabam adotando medidas pouco efetivas.
Uma dessas medidas é a criação de sites ou redes sociais que contenham apenas um conteúdo básico. Essa estratégia é eficiente para uma análise de interesse do público sobre determinado produto, mas não garante a atenção de um early adopter.
É necessário que um site ou blog consiga captar a atenção de um early adopter ao mostrar a personalidade da marca para ele, estabelecendo, assim, uma confiança fortalecida e valorizada.
Criar essa relação de confiança com o early adopter é essencial para uma marca sair na frente em relação à concorrência, obtendo maior vantagem na curva de adoção.
Além disso, é preciso levar em consideração a utilização de ferramentas importantes para o planejamento de Marketing, como a utilização de um SEO (Searching Engine Optimization) bem construído para a divulgação eficaz de uma marca.
Early adopters: uma peça fundamental para o seu negócio
Esperamos que este artigo tenha mostrado a importância dos early adopters em uma estratégia de Marketing e vendas. Esse tipo de consumidor é capaz de otimizar e de aumentar a lucratividade do seu negócio, além de impulsionar um produto inovador para todo o resto do mercado.
Uma empresa que entende e sabe explorar esse segmento terá maior vantagem competitiva em relação à concorrência, sendo capaz de aproveitar as melhores oportunidades para o fortalecimento de sua marca.
E então, gostou de conhecer mais sobre a importância dos early adopters para estratégias de Marketing e vendas? Não deixe de escrever um comentário abaixo e aproveite para conferir outros conteúdos relacionados ao Marketing Digital que estão disponíveis em nosso blog.
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