Validação de Listas de Email: como funcionam? Por que vale a pena usá-las?
Você já deve ter ouvido falar do processo de validação de listas de e-mail, não é? Para ter sucesso em suas campanhas de e-mail marketing, é essencial garantir que a sua lista de remetentes seja segura, evitando, assim, a queda da reputação e até bloqueios de sua conta.
Mas como funciona essa validação de lista de e-mails? E será que vale a pena investir em uma ferramenta dessas? Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre esse assunto. Vem com a gente!
Como você deve saber, as campanhas de e-mail marketing são um componente fundamental de uma boa estratégia de marketing digital. Muita gente achou que com o avanço e domínio dos smartphones e das redes sociais, o e-mail estaria fadado a acabar. Não poderiam estar mais errados!
Os e-mails seguem firmes e fortes porque eles ocupam um espaço muito específico e que já está consolidado na vida de seus usuários. Eles são a ferramenta mais básica que uma pessoa pode ter na internet.
Por isso, as estratégias de divulgação por meio do e-mail não diminuíram, pelo contrário: aumentaram. E com elas, aumentaram estratégias de moral questionável, como os spamers.
Da mesma forma, os provedores de e-mail fortaleceram o controle e a fiscalização dos envios e recebimentos das mensagens via e-mail. Este controle está muito mais rígido hoje em dia.
Envios para usuários ou domínios que não existem, por exemplo, são duramente punidos pelos servidores. Uma conta classificada como spam tem a sua entregabilidade (ou seja, a taxa de entrega nas caixas de e-mails dos remetentes) severamente reduzida. Suas mensagens podem acabar indo direto para a caixa de spam e sequer serem lidas.
Isso definitivamente prejudicaria as suas campanhas de e-mail marketing. E não queremos isso, não é mesmo?
Como controlar toda a base de e-mails que você adquire com suas estratégias de captação de leads (ou seja, dos contatos que você consegue captar) pode parecer uma tarefa impossível, surgiram ferramentas que fazem uma validação da lista de e-mails.
Esses validadores de e-mail conseguem apontar antes do envio quais endereços de e-mails são inválidos, por exemplo, evitando que eles prejudiquem a sua campanha.
Para te ajudar a saber mais sobre esse assunto, fique com a gente. Neste artigo, vamos falar sobre:
- E-mails prejudiciais na sua lista;
- O que são os validadores de e-mails;
- O que os validadores de e-mails fazem;
- O que os validadores de e-mails não fazem;
- Vantagens do validador de e-mails;
- Afinal, vale a pena usar os validadores de e-mail?
E-mails prejudiciais na sua lista
Existem diversos tipos de e-mails que podem estar na sua lista que são extremamente prejudiciais à sua estratégia de e-mail marketing.
Para saber mais sobre eles, leia nosso texto “Quais tipos de endereços de e-mail prejudicam sua reputação em campanhas de E-mail Marketing”.
Porém, resumidamente, os tipos de endereços de e-mails perigosos com os quais você deve ter cuidado são os seguintes:
- Spam traps (ou armadilhas de spam);
- Scraped e-mails (endereços de e-mails que são “chutados” para aumentar o volume da lista);
- Junk e-mails (e-mails com sequências numéricas ou palavrões);
- E-mails descartáveis
- E-mails que não apresentam engajamento por mais de três meses;
- E-mails que têm histórico de bloqueios;
A maioria desses tipos de e-mails pode ser evitada se você não comprar listas de e-mails e construir sua base de contatos organicamente. Isso, porque listas compradas possuem muitos endereços de e-mails inexistentes, antigos e abandonados.
Quando você envia um e-mail para uma conta inválida, você sofre um Hard Bounce, que são aquelas mensagens de erro de envio.
Pode parecer inofensivo, mas dentro de uma campanha de e-mail marketing, ter mais do que 3% do seu total de remetentes em Hard Bounces é um forte indicador de que sua lista de e-mails não tem qualidade. Ou seja, que ela é muito antiga ou foi comprada.
Os Hard Bounces impactam a sua reputação negativamente. Mesmo se você apagar este endereço da sua lista de contatos, após levar o Hard Bounce, a sua reputação já foi prejudicada. Mas não é por isso que deve deixar o e-mail inativo ali, hein? O melhor é apagar o quanto antes para evitar novos Hard Bounces!
É aí que entram as ferramentas de validação de e-mails, que podem te ajudar a detectar a maioria dos e-mails prejudiciais antes de você disparar sua campanha.
O que são os validadores de e-mails
Os validadores de e-mails são ferramentas que servem para “limpar” a sua lista de e-mails.
Normalmente, a ferramenta funciona desta forma: você faz um upload da sua lista de e-mails no programa escolhido e ela já te mostra na hora quais os e-mails que estão inválidos. Além disso, alguns programas permitem que você classifique os e-mails da sua lista em válidos, inválidos, descartáveis, spamtraps, scraped etc.
Porém, não basta fazer a verificação da sua base de e-mails apenas uma vez e achar que agora está livre para sempre dos endereços prejudiciais. Não, não, não.
Lembre-se que os e-mails são substituídos e abandonados a todo o momento. Um e-mail válido hoje pode muito bem ser abandonado e se tornar inválido daqui a um mês. Por isso, é importante fazer uma checagem constante da sua lista para garantir sua segurança.
No próximo tópico, vamos te contar como exatamente um validador funciona e quais outras funcionalidades que eles têm.
O que os validadores de e-mails fazem
Os programas de validação de e-mails mais simples conseguem basicamente identificar dois aspectos dos endereços da sua lista:
- Verificar se os endereços de e-mail da sua lista possuem caracteres inválidos, ou seja, asteriscos (*), colchetes ([), símbolos como o de porcentagem etc. Caso o endereço possua algum desses caracteres, então, o e-mail é automaticamente inválido.
- Verificar se os domínios dos endereços de e-mail da sua lista são válidos ou não. O domínio é a parte que aparece após o @ do e-mail. No caso do e-mail [email protected], por exemplo, o validador realiza uma busca pelo servidor DNS do domínio ou registros que o representem na Web. Se o domínio não existir, o validador vai apontar isso, te salvando de um Hard Bounce.
Há também os validadores que possuem parcerias com outros programas, que têm sua própria base de dados e informações sobre os endereços e domínios. Por meio dessa parceria, esses validadores conseguem fazer uma checagem cruzada com o banco de dados de seus parceiros, oferecendo resultados mais precisos.
Alguns validadores mais sofisticados também são capazes de realizar checagens constantes em tempo real de e-mails cadastrados. Esse recurso é muito útil em formulários, aplicativos para celular e fichas de cadastro, por exemplo.
Normalmente, os sites pedem que o usuário confirme o e-mail cadastrado por meio do envio de um link para completar o cadastro. Porém, nesse passo é possível que você perca vários leads, pois vários desistem no processo ou não recebem o e-mail de confirmação.
Para ativar essa função de confirmação em tempo real, basta apenas ter uma conexão com a internet e disponibilizar em seu site um campo para o preenchimento do e-mail dos seus potenciais clientes.
Para saber se esse recurso específico vale a pena para você, só analisando e fazendo as contas mesmo. Compare o custo por leads perdidos pelos erros no processo de confirmação e quanto você pagaria por essa função do avaliador.
São várias as utilidades do avaliador de e-mails, não é mesmo? Mas tem certas coisas que a maioria dos validadores de e-mails não fazem e você deve ficar atento.
O que os validadores de e-mails não fazem
Nem tudo são flores. Muitos validadores não conseguem dizer se um endereço de e-mail é válido ou não se ele tiver as seguintes características:
- Caso ele não apresente caracteres inválidos
- Caso o domínio seja válido.
Por exemplo, caso o endereço [email protected] não pertença a nenhuma pessoa, muitos validadores podem não o apontar como endereço inválido. Isso porque seu domínio existe e ele não possui nenhum caractere inválido.
Além disso, existem alguns programas de validação que verificam com o servidor do destinatário se o nome digitado antes do @ existe naquele domínio. Acontece que verificar essa informação dessa forma não é muito confiável, pois existem domínios particulares que respondem “sim” automaticamente como medida de segurança e de confidencialidade.
Por isso, é preciso conhecer bem o serviço de validação que você está contratando. Às vezes pode compensar pagar um pouco mais para obter resultados mais confiáveis.
De qualquer maneira, não deixe de cuidar de sua base de contatos, pois ela é primeiramente sua responsabilidade. Para te ajudar nessa tarefa, contratar um serviço de validação de e-mails pode oferecer várias vantagens. No tópico a seguir, vamos falar um pouco sobre elas.
Vantagens do validador de e-mails
Como vimos, os validadores de e-mail apresentam diferenças entre si quando paramos para analisar as suas funcionalidades. Mas, de uma maneira geral, podemos dizer que eles oferecem, sim, vantagens que podem ser bem interessantes para a sua campanha de e-mail marketing.
Algumas das vantagens de utilizar o validador de e-mails são:
- Diminui significativamente a quantidade de Hard Bounces das campanhas;
- Melhora na reputação e entregabilidade;
- Melhora a qualidade da sua base de e-mails, excluindo o lixo e os e-mails prejudiciais;
- Aumenta o Retorno pelo Investimento (ROI), pois você pode concentrar suas estratégias e esforços só nos contatos que são válidos;
- Entre outras.
Afinal, vale ou não a pena usar os validadores de e-mail?
Bom, e então? A resposta é sim, porém a escolha vai depender de vários fatores.
Não há nenhum programa que garanta 100% de sucesso no processo de verificação dos endereços de sua base de e-mails. Por isso, é importante alinhar as suas expectativas e ter em mente que é preciso sempre ter um pé atrás na hora de tratar da sua lista de e-mails.
Nos fins das contas, a única maneira infalível de identificar um Hard Bounce é enviando um e-mail para ele (e, bem, levando o Hard Bounce). Esta é a única maneira segura de saber se um e-mail é prejudicial ou não, porém fazer isso prejudica a reputação da sua conta e a entregabilidade da sua campanha.
A melhor forma de atuar com certeza é com listas de e-mails recentes e confiáveis, que foram construídas pouco a pouco e organicamente.
Porém, esse nem sempre é o caso. E ter que se desfazer de uma base enorme de e-mails que não receberam o tratamento adequado até agora pode não ser a melhor opção.
O que você pode fazer é realizar uma boa limpeza na sua lista de endereços atual, fazer uma segmentação adequada dos seus contatos e modificar o tratamento que você dá aos novos contatos que adquire. A validação e o cuidado com sua lista de e-mails devem ser constantes e são fundamentais para o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing.
Existem alguns programas de gerenciamento e envio de campanhas de e-mail marketing que oferecem um serviço muito interessante. Eles realizam uma espécie de “teste” antes de disparar a campanha oficial. Caso o envio ultrapasse o limite de 3% de Hard Bounces, ele suspende a campanha para preservar a reputação da sua conta e evitar bloqueios.
Por isso, pode ser interessante para a sua estratégia de e-mail marketing cruzar as diferentes funcionalidades dos programas, conseguindo assim, otimizar o seu resultado.
Leia tudo o que puder sobre os diferentes programas e os serviços que eles oferecem para poder realizar a escolha mais compatível com o seu negócio e com os objetivos da sua estratégia de marketing digital.
Hoje em dia, com a atualização constante dos softwares e das políticas de verificação dos provedores, o estudo e a pesquisa nunca serão demais.
Falando nisso, se você quiser saber mais sobre campanhas de e-mail marketing e outros assuntos que vão te ajudar a otimizar a sua estratégia de marketing digital, leia nossos outros artigos!
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