Opt-out: facilitar é preciso
Você cria suas campanhas com todo o cuidado e carinho, mas não adianta: alguns clientes vão solicitar o opt-out do seu mailing. Os motivos podem ser os mais diversos, mas o mais importante nesse momento é não levar para o pessoal, descadastrar o cliente como solicitado e tentar aprender com os erros.
É importante ter em mente que o descadastro é uma exigência legal, regulada pela Associação Brasileira de Marketing Direto e que consta no Código de Autorregulamentação para Prática de Email Marketing. Portanto, é fundamental que você facilite a saída dos consumidores do seu mailing, com links visíveis e página de confirmação. Caso você não cumpra o desejo do seu cliente, além de uma maior insatisfação com a empresa, ele pode classificar suas próximas mensagens como SPAM – o que irá diminuir a reputação de seus envios e poderá prejudicar todas as suas campanhas futuras.
Aproveite esse momento para aprender. Além de perguntar para seu consumidor se ele realmente deseja o descadastro, use a página de confirmação para questionar o motivo pelo qual ele não quer mais receber suas mensagens. Talvez você esteja enviando mensagens com muita frequência, ou talvez seu conteúdo não seja relevante. Utilize essas informações para melhorar suas mensagens.
Segundo pesquisa realizada pelo GetData, esses são os maiores motivos para descadastro:
49% – alto volume de mensagens enviadas
14% – conteúdo sem relevância
14% – emails que parecem SPAM
10% – envios não autorizados
5% – conteúdo sem segmentação
4% – excesso ou falta de conteúdo
Portanto, é imprescindível que você mantenha sempre suas campanhas relevantes, com uma frequência de envio razoável, e que seu mailing seja criado de maneira legítima. Não utilize listas compradas e lembre-se sempre que emails classificados como SPAM prejudicam seus envios futuros. Facilite o opt-out do seu mailing e envie suas mensagens somente para aqueles que de fato se interessam pelo seu produto.
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