Como usar o WhatsApp Business para impulsionar seu negócio
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no mundo, especialmente pelo brasileiro, que é um dos países cuja população mais gosta de ficar no celular. A pesquisa indica que são mais de 75 vezes por dia em que o brasileiro olha o aparelho, muitas vezes, apenas cinco minutos após acordar.
Dentre os usos, checar as novidades nas redes sociais é um dos mais importantes e o WhatsApp, sem dúvida, é um dos motivos neste número. Com tanto tempo gasto nesta plataforma, era uma questão de tempo até que ele se tornasse uma forma das empresas alcançarem o público. Isso ocorreu com o WhatsApp Business. Neste artigo, você vai entender como pode usar essa solução para impulsionar seu negócio. Confira!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma forma que o Facebook, que é dono do aplicativo, encontrou de “oficializar” algo que já vinha acontecendo. Muitas empresas, especialmente as menores, usavam o aplicativo de mensagens para conversar e interagir com os seus clientes. O que o Facebook fez, foi simplesmente oferecer uma solução que atendesse essa demanda, com ferramentas interessantes que possam ajudar os profissionais. Entre elas estão:
- Perfil empresarial: tem informações importantes como o endereço físico e virtual, além de outras formas de contato;
- Estatísticas de mensagens: permite analisar o volume de mensagens abertas e lidas, permitindo mais facilmente avaliar campanhas;
- Ferramentas de mensagens: Existem inúmeras ferramentas que facilitam a comunicação, como o envio de mensagens automáticas para perguntas frequentes, ou saudações pré-definidas caso você não possa responder;
- WhatsApp Web: Permite usar a ferramenta no desktop, para facilitar essas funcionalidades;
- Conta verificada: Para trazer mais confiabilidade ao sistema, o WhatsApp irá verificar a sua conta para garantir que é um perfil empresarial.
Isso é uma ótima notícia para quem usa o aplicativo profissionalmente. Todas essas ferramentas têm o objetivo de trazer mais confiabilidade e mais facilidade para as empresas que usam o WhatsApp para conduzir seus negócios. Com o perfil empresarial e a conta verificada, por exemplo, é diminuído o risco de problemas ou de tentativas de usar perfis falsos.
Para baixá-lo, basta acessá-lo para IOs ou Android e começar a configurá-lo como se fosse o aplicativo tradicional. Se você já usa um número, o sistema irá reconhecer automaticamente e solicitar a importação de todo o histórico. Caso contrário, você pode se cadastrar com outro número. É interessante tomar essa medida para deixar o perfil pessoal mais separado do profissional.
Após acessá-lo, você pode construir o seu perfil, com informações bem interessantes para o seu cliente. Além do nome, você pode colocar o horário de funcionamento ou atendimento, o link para o site, qual é a categoria e uma descrição do negócio, a localização física e qualquer outra informação que julgue importante. O benefício deste modelo é este, entregar o máximo possível de informação sobre a sua marca. Por isso, não se acanhe e coloque tudo que for relevante.
Duas outras ferramentas interessantes são o Analytics e o Chatbot. Nenhum dos dois ainda é tão sofisticado quanto os outros modelos desta mesma tecnologia, usados em outras plataformas, mas podem ser muito úteis dentro deste sistema.
Agora que você conhece bem o que é o WhatsApp Business, é hora de entender como pode usá-lo para tornar seu negócio ainda maior.
Como usar o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma ferramenta, e como qualquer outra, deve saber ser usada para alcançar os melhores resultados. Por isso, vamos deixar claras algumas dicas de como usar essa ferramenta para ter mais sucesso na sua abordagem e na sua interação com os clientes.
Tenha cautela ao usar
O WhatsApp é algo bem pessoal. Não é uma rede social aberta como o Facebook, ou até mesmo o e-mail, em que é bem comum receber mensagens de empresas. Existe um grau de intimidade e privacidade muito grande dentro do aplicativo.
Por isso, evite mandar mensagens por WhatsApp para clientes que estão no topo do funil. Se a relação ainda está sendo construída, é preciso fazer este processo com calma. Enviar mensagens muito cedo, pode gerar um péssimo sentimento para o cliente. Muito parecido com o SPAM.
Então, escolha sempre o momento certo e peça autorização. Ou seja, quando ele der essa abertura, você pode e deve explorar a oportunidade.
Uma tática muito conhecida do e-mail marketing também se aplica aqui. Se você quer o contato do seu cliente, precisa dar algo em troca. Portanto, ofereça um e-book, um cupom de desconto na primeira compra ou qualquer outro benefício para que ele se cadastre e você tenha o contato.
Mesmo assim, quando ele oferece o contato, é preciso ter cautela no uso. Não adianta encher o potencial cliente de mensagem o tempo todo. Elabore uma estratégia se for fazer uma comunicação ativa com ele, de modo que isso seja feito de uma forma confortável e não invasiva. Caso contrário, o uso excessivo pode gerar um afastamento.
Seja informal e rápido
Ninguém espera formalidade no WhatsApp. É o aplicativo de conversas que todo mundo usa e, como não tem ninguém olhando, pode ficar a vontade. Por isso, procure ter um tom mais informal, é claro, que sem exagerar. Procure interagir com o cliente como você interage normalmente, com um tom um pouco mais informal e aplicando um pouco de bom senso.
Além disso, você precisa ser rápido. Se já irrita o visualizado e não respondido com os amigos, imagina com uma empresa. Você certamente não quer que isso aconteça com a sua, não é?
Então, responda o cliente ou lead o mais rápido possível. Mesmo que você não tenha a resposta final, procure dar pelo menos alguma satisfação para o cliente. O que não pode, é deixá-lo sem resposta.
Por isso, é importante fazer uma avaliação do potencial da sua equipe. O WhatsApp Business é uma ferramenta extremamente simples e muito fácil de usar para qualquer um que conhece o aplicativo, mas também pode ter um volume muito grande de contatos. Afinal, como mostrou a estatística acima, o brasileiro está o tempo todo no WhatsApp.
Use e abuse do status
O status do WhatsApp é muito semelhante ao stories do Instagram, e quem trabalha com divulgação nas redes sociais sabe como esse tipo de ferramenta é poderoso. Você pode usá-lo à vontade e ainda incorporar todos os recursos como áudio, vídeo, fotos, textos, ilustrações, GIFs o que conseguir imaginar.
É um recurso valioso, pois alcança todos os potenciais clientes, que sempre irão ver os status que achem interessantes. Seu objetivo então, é construir um feed interessante, assim como no Instagram, para que o cliente queira visualizá-lo.
Neste momento, muitas das dicas do uso dos stories se aplicam aqui. Você pode usá-lo apenas para fortalecer a sua marca e a relação com cliente, mostrando algum bastidor ou uma situação inusitada que aconteceu na empresa.
Também pode promover um produto, com uma promoção ou oferta exclusiva para os seus clientes. Seja qual for a opção, é importante ser rápido e não se alongar muito.
Para que eles sejam mais eficientes, procure usar muita imagem com pouco texto, deixando essa parte apenas para trazer as informações mais importantes.
Não tenha medo de usar os recursos do smartphone
Parte da graça de usar o WhatsApp Business é que ele está no smartphone, na palma da sua mão. Por isso, não existe em usar todos os recursos que ele tem a sua disposição.
O cliente tem alguma dúvida? Pergunte se pode enviar um áudio com uma explicação mais detalhada. Ele quer conhecer um produto? Faça um vídeo com ele em uso ou mande uma foto.
Porém, é preciso tomar cuidado. Como já falamos aqui, é preciso ter bom senso para que as suas ações não ultrapassem o aceitável e se tornam um incômodo para o cliente. Lembre-se, tudo com moderação.
Jamais compre listas de contato
Esse tipo de prática sempre vai existir. Desde a compra de listas de e-mails, até a compra de seguidores no Instagram e os números do WhatsApp. Assim que surgiu o marketing digital, também surgiu a compra de listas de contatos.
A única coisa que todas elas têm em comum, é que isso é uma péssima prática.
Existem inúmeros motivos porque essa prática não traz nenhum impacto positivo para a sua empresa. Pelo contrário, apenas suja o seu nome e piora a sua relação com potenciais clientes. O SPAM é odiado por um motivo, e no WhatsApp isso é pior ainda.
Use bem os KPIs
Por fim, mais uma boa dica é usar muito bem os seus KPIs. Os Key Performance Indicators são os indicadores chaves de performance, ou seja, números e taxas que medem o seu desempenho na rede.
Os números nunca mentem, mas eles podem ser mal interpretados, por isso, é preciso tomar bastante cuidado com a forma que você os lê. Por exemplo, ter um alto volume de visualizações é ótimo, mas se a sua conversão não for boa, ele não quer dizer muita coisa. Então, vamos ver alguns KPIs importantes.
Conversão em Vendas
Um KPI interessante é usar os links parametrizados para saber quem veio do WhatsApp. Ao compartilhar um link para a sua loja, garanta que ele esteja parametrizado para você saber o impacto que a ferramenta tem no seu resultado final.
Taxas de recebimento e abertura
Duas taxas bem básicas. A primeira é o número de pessoas que receberam a sua mensagem. Ela é importante para avaliar a sua lista, mantendo-a atualizada apenas com clientes ativos. Caso algum deles não esteja recebendo em muito tempo, o melhor é deletá-lo.
Já a taxa de abertura é mais importante, pois ela indica quantos clientes, de fato, olharam a sua mensagem. Se essa taxa for baixa, é preciso tentar encontrar o motivo.
A visualização do Status
Mais um KPI bem importante, que ajuda a determinar o sucesso de um dos recursos fundamentais, o status. Essa não é exatamente uma taxa oficial da plataforma, mas é muito fácil de ser deduzida. Você pode compartilhá-lo e acompanhar quantas visualizações teve.
Essa métrica é valiosa para entender quais os momentos e quais os tipos de status mais vistos pelo público.
É importante fazer o uso das métricas, pois todas as estratégias de marketing podem, e devem ser aplicadas também nesta plataforma. Os testes AB, as revisões de campanha e diversas outras, também podem ser usadas para alcançar mais sucesso na plataforma.
Cases de sucesso com o WhatsApp Business
Na própria página do WhatsApp Business você encontra alguns exemplos de histórias de sucesso de pequenas empresas que usaram o recurso para atingir estes objetivos.
A PetChef é um exemplo muito legal, tanto da empresa quanto da solução usando o WhatsApp. Seu modelo de negócios é fazer a entrega de rações frescas para pets no Rio de Janeiro, sem a adição de conservantes ou qualquer outro aditivo químico.
No início, o boca a boca era o modelo de marketing usado pelo casal que é dono da empresa, mas o WhatsApp sempre foi a ferramenta escolhida para fazer a coordenação de todo o negócio, desde a produção, até os pedidos.
O WhatsApp Business chegou para melhorar ainda mais esta comunicação, com os mais de 500 clientes da empresa, cuja grande maioria assina os planos de entrega semanal. De acordo com os donos, mais de 80% de toda a comunicação é feita pelo aplicativo.
Além de ser um sistema que permite facilitar a venda, também ajudou na prospecção de muitos clientes, que podem entrar em contato com os donos para tirar qualquer dúvida sobre como funciona o negócio e como é feita a comida.
Outro exemplo interessante que também faz uso do WhatsApp Business é o Cupcakes by Isa, localizado na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. O que começou como um hobby se transformou em profissão, ajudada, em grande parte, pelo WhatsApp Business, responsável por quase 60% da demanda de pedidos.
A Isa encontrou um jeito muito interessante de se organizar usando o app, através da ferramentas das etiquetas, que permitem organizar os contatos de acordo com o seu critério. No caso da Isa, ela resolveu separá-los por pedido. Na sua empresa, você pode separar por qualquer outra forma que faça sentido para você.
É mais um caso em que o WA Business ajudou um pequeno empreendedor a lidar com a demanda e a criar um case de sucesso.
Por isso, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito útil, que pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais, interagindo melhor com os clientes e potenciais clientes.
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