Como aumentar a sua taxa de cliques?
Habituados com o índice naturalmente baixo da taxa de cliques de newsletters, empresas que investem nesse tipo de marketing acabam não se preocupando em encontrar novas maneiras para retrabalhar suas peças com vistas a aumentar a audiência do site oficial.
Não se trata, apenas, de querer mais unique visitors, mas de que o clique na newsletter seja o início de um capítulo de maior envolvimento entre a marca e seu cliente.
No esforço de aumentar sua taxa de cliques, tente apostar em algumas das dicas abaixo:
Assunto bizarro ou humorístico
Antes do usuário clicar mais na sua newsletter, ele precisa abrir as mensagens com maior frequência e até com mais interesse. Um jeito infalível de provocar a curiosidade é apelar para a provocação do riso. Uma piada com o seu produto, uma frase inusitada sobre a sua própria marca gerarão o clique quase instintivo, movido pelo improvável que aquela situação carrega.
Vale lembrar que esse recurso deve ser usado com moderação, para que não estigmatize a sua marca. Logicamente, a piada será na medida que a identidade da sua empresa permitir.
Humanização do call to action
O usuário médio de internet já entende que, quem manda naquele ambiente, é ele próprio. Assim, dificilmente obedecerá a ordens gratuitas manifestadas em verbos no imperativo como “compre”, “clique”, “abra”, “corra”.
O call to action pode e deve integrar sua newsletter, mas busque uma linguagem mais próxima do coloquial, faça perguntas, trabalhe com jogos de adivinhação, charadas etc.
Outra maneira de induzir ao clique é através da criação de um mistério, algo que culmine com um “clique para descobrir” ou “clique para encontrar o código do cupom individual”.
Video-mails
Ao assistir a uma animação sonorizada em sua newsletter, o usuário estará sensitivamente mais envolvido com aquele momento de navegação. O apelo do áudio tem boas chances de inseri-lo em um ambiente que o fará querer continuar a audição. Para isso, claro, observe que o audio tenha um volume e um conteúdo não invasivos nem irritantes pois, se assim for, o efeito será justamente o oposto do esperado e o risco do opt-out pode ser grande.
Aproximação com o conteúdo
Se você já está habituado a trabalhar com uma newsletter periódica, procure inserir as promoções e call to action em meio ao conteúdo. Se as ordens de clique aparecerem em mails individuais ou mesmo isoladas de textos e serviços providos pela newsletter, é possível que assumam cara de spam.
Votações, pesquisas, enquetes, pedidos de opinião
Quem não quer ser ouvido? Mostrar que você tem um ambiente que acolhe a opinião do público no seu site é um convite praticamente irrecusável ao clique. Isso faz com que a pessoa se sinta única, exclusiva, acolhida, ouvida e, por fim, ela entra no seu site que, afinal, é o objetivo maior desse esforço.
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