5 maneiras de aumentar o tráfego do site com email marketing
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que o email marketing é uma maneira barata, fácil e extremamente eficaz para alcançar seus clientes e prospects. Afinal, a principal razão pela qual a maioria dos profissionais de marketing envia emails é persuadir seus clientes em potencial a comprar seus produtos ou serviços e convertê-los em clientes. Criar uma campanha de email marketing corretamente pode levar sua empresa ao sucesso de vendas e gerar um ROI saudável que garante o crescimento do seu negócio.
Além disso, as campanhas de email marketing – quando bem planejadas – podem ser efetivamente aproveitadas para aumentar o tráfego do site e gerar mais engajamento dos assinantes com sua marca. Se o seu objetivo é tornar sua marca conhecida, espalhar uma ideia ou simplesmente ver as métricas de visitantes únicos deslancharem no Google Analytics, o email marketing pode ser um excelente aliado.
Abaixo, listamos cinco maneiras de usar todo o potencial do email marketing para aumentar o tráfego do seu site. Confira e adote essas dicas no seu dia a dia:
1) Conquiste sua lista de assinantes organicamente
Se você quer aumentar o tráfego do site com email marketing, é muito importante ter uma lista de assinantes saudável – e conquistada organicamente. O mailing é o elemento mais importante para o sucesso das suas campanhas, e é essencial que ele seja composto por pessoas que estão realmente interessadas nas novidades da sua empresa.
Todo mundo acaba se deparando com anúncios que oferecem listas de emails, mas nós não recomendamos essa prática. Parece fácil e barato, mas na prática os resultados são nulos: essas listas são compostas por muitos emails inválidos e inativos, o que pode prejudicar a reputação dos seus envios futuros.
Além disso, as suas mensagens serão entregue a pessoas que não se interessam por sua empresa ou seus produtos. Isso significa que elas não irão nem abrir as suas mensagens, muito menos visitar as páginas que você indica.
Ao invés de apostar em listas prontas, use os seus recursos para conquistar assinantes realmente interessados no que você tem a dizer. Uma boa maneira de filtrar os seus contatos é inserindo um opt-in duplo, que pede confirmação aos usuários cadastrados no seu mailing.
Existem muitas maneiras de conquistar novos contatos para a sua lista. Explore o conteúdo do nosso blog para se inspirar e espalhar sua mensagem para clientes interessados em seu produto. Eles não apenas visitarão seu site, como irão repetir a visita periodicamente.
2) Mantenha suas páginas de destino em sincronia com os emails enviados
Para levar os leitores do email ao seu site e mantê-los envolvidos, você deve ter uma página de destino não apenas relevante, mas que também transmita mais informações sobre a oferta destacada no email.
Muitas vezes os profissionais de marketing usam linhas de assunto sensacionalistas, a fim de obter o clique a qualquer custo, mas isso pode ser extremamente prejudicial para a sua marca. Não faça propaganda enganosa, entregue exatamente o que promete no seu email para manter uma audiência constante e fiel.
3) Segmente sua lista com base nos interesses dos assinantes
É de extrema importância que o seu público receba sempre emails com informações que lhes interessam. A segmentação das suas listas é vital para que você envie mensagens relevantes para a sua audiência – aumentando assim as chances de convencer as pessoas a visitarem o seu site.
Você pode determinar essa segmentação de acordo com os hábitos de compras de cada cliente, mas é muito mais fácil (e eficaz) perguntar quais são os interesses dos seus contatos no momento em que eles fazem o opt-in e entram para o seu mailing.
4) Monitore suas métricas
As métricas de cada envio de email marketing são as suas melhores amigas. Fique sempre de olho nos resultados das suas campanhas, pois somente dessa maneira você saberá o que funciona (ou não) com a sua audiência.
Se as suas taxas de cliques não corresponderem às suas expectativas, trabalhe na criação de melhores textos e considere alterar o posicionamento, o design ou o botão de call to action. Os serviços de email marketing, como o Nitronews, geralmente oferecem ferramentas de relatório para que você possa sempre acompanhar seus resultados.
Fazer testes com variações no seu email marketing (conhecidos como teste A / B) para ver o que está funcionando com o seu público também é altamente recomendável. Dessa maneira você terá embasamento para fazer escolhas melhores em relação ao seu email marketing – o que leva a melhores resultados.
Além disso, com o auxílio de ferramentas como o Google Analytics e o Google URL Builder, você pode conferir o tempo médio das sessões dos usuários atraídos por meio de emails, assim como o número de páginas visitadas. Também é importante conferir a taxa de rejeição: ela lhe dará uma ideia clara de como seus assinantes estão satisfeitos com o conteúdo compartilhado por email – e se ele é condizente com a divulgação feita.
5) Integre email marketing e social media
Se você quer melhorar a visibilidade do seu site, você deve integrar a sua estratégia em mídias sociais com as campanhas de email marketing. Destaque seus ícones de compartilhamento social nos emails e transmita uma experiência de marketing consistente em todos os canais de comunicação da sua empresa, incluindo seu site.
Você pode usar as redes sociais para convencer novos usuários a se tornarem assinantes das suas ofertas e novidades, ou fazer o caminho inverso: divulgar as redes sociais através de email para obter mais seguidores e curtidores. Esse passo é importante para aumentar o número de contatos que a sua empresa possui em ambos os canais – o que aumenta as suas chances de receber mais visitantes, e também de vender mais.
Uma campanha de email bem projetada e planejada pode incentivar seus assinantes a visitar seu site, clicar nas ofertas e fazer uma compra. Execute-a corretamente, de acordo com as dicas que compartilhamos, atinja as metas de tráfego do seu site.
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