As formas de interação entre Facebook e email marketing [parte 2]
Há três áreas principais onde o Facebook e o email marketing deve ser integrado:
– integração estratégica
– integração de canais e audiência
– integração mensagem
Integração Estratégica
As métricas utilizadas para medir as táticas entre Facebook e email marketing são bastante semelhantes, mesmo que chamadas de nomes diferentes.
Novo assinante : novo fã
Pessoa que cancelou assinatura : fã que ‘descurtiu’ a página
Aberturas de e-mails : impressões no Facebook
Cliques de e-mail : comentários do Facebook
Encaminhar e-mails : ações do Facebook
Você pode, inclusive, obter o valor do seu esforço e investimento global de marketing no facebook examinando-o sob o prisma do seu investimento existente no email marketing.
Canal de audiência e Integração do Facebook e email marketing
O objetivo não é obter novos assinantes ou novas curtidas no Facebook. O que você quer é realizar AS DUAS coisas. Consequemente, a cada ação que você pensar em realizar para email marketing, pense em como adaptá-la para o Facebook também.
Envie e-mails de agradecimento por ter curtido a página;
Envie e-mails em que neles apareça formas das pessoas deixarem de ser assinantes (mesmo que você não queira isso, é importante deixar claro como elas podem fazer isso);
Crie fanpages interativas e originais;
Use aplicativos que possam de alguma forma interagir e dar valor ao seu produto, envie email marketing divulgando-os.
Integração de mensagem do Facebook e email marketing
Você pode ter toneladas de opções para utilizar (e reutilizar) seu Facebook e o conteúdo de suas campanhas.
– Teste as linhas de assunto de suas campanhas de email marketing para otimizar as manchetes de anúncios no Facebook. E Vice-versa;
– Teste a eficácia de imagens por e-mail, incorpore-as nas atualizações de status do Facebook (e vice-versa);
– Incorpore o conteúdo daquelas campanhas de email marketing mais populares nas suas atualizações de status. E vice-versa;
– Incorpore expressões de fãs no seu conteúdo de e-mail.
0 Comentário