Como gerar leads com pop-ups
Durante muito tempo os pop-ups foram considerados inimigos da boa navegação na internet. Bastava entrar em um site para sermos bombardeados com diversas janelas de publicidade, muitas vezes completamente descontextualizadas. Os usuários passaram a instalar extensões de bloqueio de anúncios em seus navegadores, e a publicidade online teve que se reinventar. Mas os pop-ups passaram a ter outras funções, que podem ser muito úteis para quem trabalha com Marketing Digital.
Agora instalados nos próprios sites, e sem a possibilidade de bloqueio por parte de extensões como o Adblock, os pop-ups se tornaram uma valiosa ferramenta para gerar leads. Com os pop-ups você pode interagir de maneira mais pessoal com o consumidor e, mais importante, capturar dados para gerar vendas.
A evolução das janelas pop-ups promete muito menos interferência na experiência dos usuários e muito mais conversões. Se você ainda não apostou no formato, continue lendo e entenda como gerar leads com pop-ups:
Os tipos de pop-ups
O grande segredo para ter sucesso com as janelas pop-ups é não ser inconveniente. Ou seja, não basta exibir a janela a esmo – é preciso ter planejamento e conhecimento do comportamento do seu usuário.
Existem diversos tipos de pop-ups, que podem ser programados para exibição no momento mais oportuno, e com maiores chances de conversão. Se você fizer uma boa configuração e oferecer benefícios realmente atraentes para os seus clientes, poderá ter grandes resultados com esse recurso.
Conheça os tipos, e entenda o que funciona melhor no seu site:
Scroll – É possível definir uma porcentagem de conteúdo consumido pelo usuário antes da exibição da janela pop-up. Dessa maneira você garante que o seu cliente em potencial seja envolvido pelo conteúdo antes de ser impactado pelo pop-up.
Timed – Também é possível definir o tempo de navegação do usuário no seu site antes de exibir a janela pop-up. Você pode, por exemplo, determinar que a janela aparecerá para quem navega no seu conteúdo por dois minutos, e o seu pop-up somente será exibido após esse período.
Exit Intend – Sabe quando você move o mouse e aparece um aviso do tipo “não saia ainda, temos uma oferta especial para você”? Pois é, esses pop-ups são programados para quando os usuários estão saindo do seu ambiente digital, e são ótimos para garantir que o seu cliente não saia da loja sem fazer uma compra.
Click – Nesse caso, a janela pop-up é exibida quando o usuário realiza uma ação específica, como clicar em um link ou em qualquer outro lugar da sua página.
É importante ressaltar que os pop-ups geram cookies, que você poderá utilizar para definir quantas vezes cada usuário será impactado pelas suas ofertas. Ou seja, você determinar que cada usuário visualizará suas janelas pop-up a cada 10 visitas, o que pode tornar a navegação no seu site mais agradável.
Como gerar leads com pop-ups
Agora que você já sabe que pode configurar seus pop-ups de diversas maneiras, é hora de aprender como gerar leads com a ajuda desse recurso. Continue lendo e confira algumas maneiras de gerar leads com a ferramenta:
Use a Scroll Box
Usar uma scroll box é uma excelente maneira de gerar leads sem interferir na experiência dos seus usuários. A scroll box é uma pequena caixa de inscrição que é exibida de maneira bastante discreta no canto inferior da tela quando o seu cliente em potencial navega através de seu conteúdo. É tão discreta que muitos usuários nem percebem a sua existência, mas de qualquer maneira garante uma taxa de inscrição de cerca de 5% dos visitantes.
Por ser pequena, não há muito espaço para criação. Por isso, é uma excelente solução para quem deseja aumentar o número de assinantes da newsletter, por exemplo.
Atraia leitores do seu blog
Os leitores do blog da sua empresa são pessoas interessadas nos assuntos que você aborda. Por isso, nada mais justo que convidá-los para assinar a sua newsletter.
Para não ser invasivo, você não precisa configurar o pop-up para aparecer no momento em que o usuário acessa o blog. Ao invés disso, use as ferramentas de tempo ou scroll para determinar o momento exato da exibição da janela.
Ofereça e-books, planilhas e outros materiais úteis
Os e-books, planilhas e outros materiais que podem ser úteis para os usuários do seu site são excelentes “iscas” para gerar leads, e podem ser oferecidos através de janelas pop-ups posicionadas estrategicamente junto ao seu conteúdo. Digamos que você possui um e-book que complementa perfeitamente um post no seu blog: porque não oferecê-lo aos leitores do artigo?
Você pode configurar o pop-up para exibição depois de alguns parágrafos ou de acordo com o tempo de leitura do texto, e garantir uma excelente taxa de conversão para o seu conteúdo.
Permita que o usuário conheça mais do seu produto
Digamos que o usuário está navegando em uma página onde você fala sobre as funcionalidades ou preço do seu produto. Isso significa que ele tem real interesse em conhecer mais sobre a sua solução, e que é um grande candidato a se tornar um cliente da sua empresa.
Por isso, não deixe a oportunidade escapar. Esse é o local perfeito para configurar uma pop-up oferecendo um teste gratuito, ou até mesmo para agendar uma conversa com a sua equipe comercial. O importante é captar os dados desse lead e investir em ações de nutrição, já que ele tem um potencial enorme para comprar o que você está vendendo.
Tem uma oferta imperdível? Use o Welcome Mat
O Welcome Mat é um sistema considerado invasivo, mas que pode trazer excelentes resultados caso você ofereça um desconto ou benefício imperdível. Como o próprio nome aponta, o Welcome Mat é como um tapete de boas-vindas, e exibe um pop-up que cobre toda a tela assim que o usuário acessa o seu site.
Ele pode assustar, mas tem uma porcentagem grande de conversão, já que o ícone para sair da página demora alguns segundos para aparecer. Se você está promovendo um evento ou tem uma oferta sensacional, pode ser a solução ideal para aumentar consideravelmente os seus resultados.
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