Preparativos para a Black Friday
Se antigamente a Black Friday era apenas uma tradição que marcava o início da época de compras de fim de ano nos Estados Unidos, hoje em dia ela também se tornou uma data muito importante para o comércio brasileiro. É na Black Friday que os preços despencam e muitos consumidores aproveitam para comprar os produtos que mais querem e/ou precisam.
Nesse ano a Black Friday acontece no dia 24 de novembro. Falta pouco mais de um mês, e é hora de você começar os preparativos para a Black Friday para vender e lucrar muito nesse dia.
O faturamento da maioria das empresas participantes dá um salto impressionante Black Friday, com relatos de lucros equivalentes a um mês inteiro de vendas em um só dia. Mas é necessário estar preparado para receber milhares de pedidos na ocasião. Além disso, você tem que pensar desde já nas ações de marketing que irão atrair os consumidores até o seu e-commerce!
Vamos pensar juntos nos preparativos para a Black Friday? Confira as nossas dicas para faturar alto na sexta-feira mais lucrativa do ano:
Prepare as suas promoções
Você pode até oferecer um desconto interessante em sua loja virtual, mas o grande atrativo da Black Friday são as ofertas realmente vantajosas para os clientes.
Ou seja, comece desde já os preparativos para a Black Friday pesquisando quais são os produtos com maior apelo junto aos consumidores, e negociando descontos com os fornecedores para poder oferecer promoções que não prejudiquem a sua margem de lucro.
A Black Friday também é uma excelente oportunidade para vender aqueles produtos que não têm tanta procura e estão parados no seu estoque. Ofereça descontos interessantes para liberar espaço para os produtos das vendas de Natal.
Mas lembre-se que existem ferramentas para acompanhar os preços e “desmascarar” as falsas promoções na Black Friday. Aumentar preços na véspera da liquidação para oferecer um falso desconto pode causar sérios danos à sua reputação.
Prepare a sua estratégia de Marketing Digital
Ter uma estratégia de Marketing Digital certeira é fundamental para potencializar as suas vendas durante a Black Friday.
E a melhor forma de atrair mais clientes durante esse período é planejando estrategicamente todas as suas ações antes e durante do evento.
Organize uma campanha de email marketing bem estruturada, com envios antes da Black Friday para que os clientes saibam quais serão as promoções oferecidas durante o evento, até para que possam se organizar financeiramente.
Não deixe de segmentar os seus contatos para enviar ofertas realmente relevantes, e que trarão um resultado interessante para a sua empresa.
Você pode até preparar uma landing page para que os consumidores interessados na Black Friday possam se cadastrar, apontando seus interesses. Dessa maneira você terá um mailing qualificado o ano inteiro!
Outra dica é planejar desde já a sua campanha de links patrocinados durante a Black Friday. Os consumidores estarão buscando boas oportunidades através do Google, e um bom posicionamento irá garantir muitos negócios na data.
Prepare a atuação nas redes sociais durante a Black Friday
Assim como o email marketing, as redes sociais também podem desempenhar um papel de destaque na atração de novos consumidores para a sua loja na Black Friday.
Analise o perfil dos seus consumidores e planeje posts que atrairão o interesse durante o evento em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter.
Não deixe de usar recursos como o impulsionamento de posts para garantir o maior alcance possível para as suas ofertas na Black Friday.
Prepare o seu estoque
“Avise-me quando o produto estiver disponível”. Você já viu alguém clicar nesse link quando está disposto a comprar um produto? É provável que a resposta seja não, especialmente na Black Friday.
Quem compra pela internet busca praticidade e agilidade, e se você não tiver um produto disponível o consumidor vai simplesmente buscar (e comprar) na concorrência.
Por isso, é fundamental que você prepare o seu estoque para a Black Friday, especialmente se tiver interesse em fazer uma super promoção de um produto popular. Reforce o seu estoque para atender às necessidades dos seus consumidores.
Lembre-se: a Black Friday também é uma boa oportunidade para conquistar clientes para o ano inteiro. Encantar o consumidor é preciso!
Prepare a logística de entrega
Você provavelmente terá um número de vendas muito superior ao normal na Black Friday. Isso é ótimo, mas não se esqueça de que também terá que fazer muito mais entregas.
E é fundamental que essas entregas sejam realizadas no prazo: os consumidores estarão ainda mais eufóricos com os descontos, e ansiosos para receber seus produtos!
Por isso, crie um esquema especial de logística e entrega com a sua equipe, se necessário. Reforce o time. Certifique-se de que a solução de entrega que você utiliza geralmente também fez seus preparativos para a Black Friday.
Se não for possível entregar os pedidos da Black Friday no prazo normal da sua empresa, estenda-o. Só não deixe o cliente esperando com estimativas de entrega que não serão cumpridas, tá?
Prepare o seu site para os picos de audiência
Os consumidores brasileiros não costumam passar a madrugada em filas como os americanos, e a maioria das vendas da Black Friday se concentra nas lojas virtuais. Ou seja, você precisa preparar o seu site para aguentar o tráfego intenso da data desde já. Qualquer lentidão ou queda de servidor significa perda de vendas, e você não quer isso. Certo?
Por isso, certifique-se desde já de que a sua plataforma é capaz de suportar milhares de visitantes simultâneos, e também de que carregará rapidamente a sua página. Lembre-se de que outras empresas estarão tentando vender os mesmos produtos que você, e que qualquer lentidão pode provocar a migração do cliente do seu site para a concorrência.
Além disso, tenha a boa experiência do usuário como um objetivo para essa Black Friday. Verifique se a navegabilidade do seu site é amigável e se a busca funciona perfeitamente.
Agora que você já sabe quais são os preparativos para a Black Friday, que tal curtir a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades do Nitronews?
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