Como as avaliações dos usuários podem influenciar o seu negócio
Hoje em dia todo mundo deseja compartilhar suas opiniões sobre produtos e/ou serviços com o seu círculo de amigos. Seja através de posts no Facebook, blogs ou em espaços criados especificamente para essa atividade (como Yelp, Trip Advisor e outros), os usuários não poupam esforços para avaliar os serviços que utilizaram. Essas ações são benéficas para os próprios usuários, que podem ter opiniões reais sobre empresas antes de contratá-las, mas também podem ser muito benéficas para as empresas.
Segundo a pesquisa E-Commerce Trends 2017 o fato de poder conferir reviews e opiniões sobre experiências anteriores é o quarto fator que mais influencia os consumidores na hora de realizar novas compras em lojas virtuais. Por isso, já passou da hora de você se beneficiar dos reviews e fazer uso deles para aumentar as suas vendas.
Essa ferramenta poderosa pode trazer um impacto muito benéfico para o seu negócio, se você souber usá-la com sabedoria. Você pode, por exemplo, saber mais sobre a experiência de compra do seu consumidor – e torná-la ainda melhor. Com as opiniões dos consumidores você poderá identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, e de posse dessa informação fazer os ajustes necessários para oferecer uma experiência ainda mais positiva.
Os reviews também devem ser encarados como prova do sucesso do seu negócio, ou seja, os consumidores costumam se impressionar com empresas que têm experiência no seu ramo e já ofereceram o mesmo serviço para dezenas (ou centenas, ou milhares) de outros usuários. Portanto, quanto mais opiniões sobre a sua empresa na internet, maior será o número de novos negócios que você poderá fechar.
Os benefícios dos reviews para a sua loja virtual
Além das comunidades específicas de reviews que citamos anteriormente, você também pode inserir um campo para reviews na sua loja virtual. Existem serviços especializados, que garantem a isonomia dos comentários, mas você também pode administrar pessoalmente as avaliações dos usuários no seu site. De qualquer maneira, não importa como você vai inserir os reviews no seu e-commerce, o importante é que eles estejam lá. E os benefícios são vários, como você poderá conferir a seguir:
As avaliações aproximam os consumidores do seu negócio
Ao ter a liberdade de opinar sobre o seu negócio e sobre o produto ou serviço que você oferece, os usuários se sentem ainda mais próximos da sua marca. O relacionamento se torna mais estreito no momento em que o consumidor percebe que sua opinião é desejada e valorizada.
Os reviews melhoram seu ranqueamento nas ferramentas de busca
O conteúdo publicado pelos consumidores em seu site é levado em consideração pelas ferramentas de busca, que valorizam mais as páginas que possuem avaliações criadas pelos usuários. Com um melhor ranqueamento, seu site fica nas primeiras páginas das buscas – o que aumenta consideravelmente o tráfego em seu site e, consequentemente, as suas vendas.
Você oferece mais informação sobre o seu produto
Mesmo que esse não seja o objetivo principal dos reviews, os usuários costumam inserir informações sobre o produto e seu uso nas avaliações. Isso permite que você tenha um conteúdo mais extenso sobre os produtos disponíveis no seu e-commerce, o que pode ser decisivo no processo de compra de novos usuários. Afinal, as pessoas valorizam as aplicações de um produto mais do que valorizam as suas informações técnicas.
Seu negócio terá mais credibilidade
Uma coisa é você falar que o seu produto é excelente, outra coisa é ter outros consumidores atestando a qualidade daquilo que você oferece. A opinião de pessoas comuns, que não têm ligação com a empresa, costuma ter muito mais credibilidade e oferecer mais segurança aos novos clientes que chegam até o seu site. Além disso, os consumidores se sentem mais seguros ao comprar de uma loja que ouve e leva em consideração as suas opiniões.
Você saberá mais sobre as necessidades do seu consumidor
Ao ler as reviews que o seu consumidor deixa na página de cada produto, você poderá identificar mais facilmente quais são as dúvidas e dificuldades que os usuários encontram na hora do uso. Com essa informação você poderá criar conteúdo mais focado nas necessidades dos seus consumidores, o que também fortalece o seu relacionamento com os usuários. Você pode explorar esse conteúdo em blogs, email marketing ou até mesmo em vídeos, e dessa maneira manter a sua marca sempre em evidência.
Você poderá responder às críticas
Quando você oferece um espaço para avaliações dos consumidores, você incentiva que todas as opiniões (positivas ou negativas) sejam postadas no mesmo lugar. Além de monitorar as reviews mais facilmente, você poderá respondê-las. Por isso não é indicado que você apague as opiniões negativas, mas sim que as responda e aproveite a oportunidade para melhorar os seus serviços. Ao reconhecer as críticas e usá-las para aprimorar o seu trabalho, você conquista a admiração dos consumidores.
Como incentivar as avaliações dos usuários no seu site
Agora que você já sabe como as avaliações dos usuários são importantes, resta uma questão: como incentivar que os consumidores escrevam sobre as suas experiências? Existem uma série de mecanismos que você pode utilizar para que os seus clientes se motivem e publiquem reviews no seu e-commerce. Confira:
Peça!
Sim, a maneira mais simples e eficaz é solicitar que o cliente compartilhe a sua opinião sobre um produto ou serviço. Após a conclusão da compra, envie um novo email solicitando que o consumidor relate a sua experiência. Além de alimentar a relação entre a empresa e o cliente, essa ação é bastante eficaz para conquistar novos reviews no seu e-commerce.
Divulgue!
Enviar email marketing com outras avaliações pode ser uma excelente maneira de incentivar os clientes a escreverem suas próprias reviews. Dessa maneira, eles ficam cientes de que você leva a sério as opiniões e se sentem motivados a compartilharem suas experiências no seu site.
Encante!
E por fim, mas não menos importante, a principal motivação para uma review positiva: um serviço eficaz, capaz de encantar o cliente. As pessoas se sentem especialmente motivadas a escrever quando recebem um serviço excelente. Por isso, não deixe de tentar encantar o seu cliente em cada detalhe da sua operação.
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