As 10 mudanças que podemos esperar no email marketing do futuro
Nas últimas semanas, discutimos por aqui como será o email marketing no futuro. Mergulhamos em artigos escritos pelos maiores especialistas mundiais no assunto para traçar um panorama do que nos espera em 2020, e encontramos alguns insights realmente inspiradores para começarmos a nos preparar desde já para esse novo cenário.
Para finalizar a série de artigos, uma lista de 10 mudanças que podemos esperar no email marketing do futuro segundo Cara Olson, diretora de Marketing Direto e eCRM da DEG. Olson afirma que nos últimos anos o email marketing se focou nos dados dos usuários e na integração com outras plataformas, e aposta em um futuro onde o grande destaque será a Visualização Única do Consumidor (ou Single View of the Costumer – SVOC), que vai servir para destacar o lugar onde o consumidor se encontra na jornada de compra.
Confira as 10 mudanças que podemos esperar no email marketing do futuro, segundo Cara Olson:
- Os emails serão encarados como mensagens (tal qual SMS e aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram), e serão exibidos em dispositivos que são parte da Internet das Coisas. Nós receberemos alertas de email em muitos lugares além dos computadores e smartphones: os alertas estarão nos carros, relógios, geladeiras e televisores, entre outros.
- Novas métricas surgirão para medirmos a visualização e engajamento nesses novos dispositivos. Olson cita como exemplo a notificação que o Iphone oferece quando alguém lê uma mensagem de texto.
- Olson estima que 15% ou menos das mensagens de email serão lidas em um computador de mesa. Ao invés de termos relatórios de leituras em computadores, tablets e smartphones, teremos relatórios com centenas de dispositivos com conexão à internet.
- Ao invés de criarmos versões em texto das mensagens de email marketing, estaremos pensando em versões curtas das nossas peças que poderão ser exibidas nesses dispositivos além dos smartphones.
- As interações dos consumidores acontecerão através do email, dos aplicativos das marcas ou através dos dispositivos que exibiram a mensagem (como seu televisor, por exemplo) ao invés de levar os clientes para um website tradicional.
- A criação de uma mensagem de email marketing será mais flexível do que atualmente.
- Alguns detalhes das mensagens, como os códigos HTML e as linhas de assunto, poderão ser alteradas mesmo depois do email ter sido enviado.
- Os consumidores serão capazes de efetuar uma compra online diretamente de um email. Para concretizar a transação, será preciso apenas fazer uma verificação de digitais diretamente no relógio.
- As caixas de entrada se organizarão automaticamente e apresentarão os emails por marca, tornando mais fácil que os consumidores encontrem promoções enquanto estiverem nas lojas. Além disso, as grandes varejistas serão capazes de enviar mensagens enquanto os consumidores estão dentro da loja, o que tornará a busca desnecessária.
- Além dos comandos por voz para ler e responder mensagens, o seu carro será capaz de ler emails para você no caminho de ida e volta ao trabalho.
Ou seja: o email marketing do futuro será mais curto e direto, e muito mais eficaz. Não é de tirar o fôlego?
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