Reduza custos no seu e-commerce com essas dicas
Manter uma operação enxuta e com poucos custos é um dos grandes segredos do sucesso de qualquer empresa, inclusive e-commerce. Ter custos menores permite que você ofereça preços mais competitivos, lucre mais – e consequentemente possa investir mais no crescimento da empresa.
Mas reduzir os custos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços é um desafio e tanto, especialmente se você trabalha com foco na fidelização dos clientes. A boa notícia é que com planejamento e organização, dá pra reduzir custos no e-commerce e manter a qualidade dos serviços.
Confira essas dicas que farão muito bem para a saúde financeira do seu e-commerce:
Controle os seus gastos
Um bom começo para quem deseja reduzir custos no e-commerce é manter um controle detalhado dos gastos da operação. Anote cada real gasto na sua loja virtual, dessa maneira será mais fácil identificar os pontos em que há maior despesa e trabalhar para conter os gastos.
Negocie com fornecedores
Assim que você identificar quais são os pontos onde você tem mais gastos, terá um maior embasamento para renegociar valores com seus fornecedores. Se o seu gasto com embalagens é cada vez maior, talvez seja hora de discutir um preço mais condizente com o volume de compras que você realiza mensalmente. Isso vale para outros fornecedores também!
Avalie a sua estrutura logística
Se você busca uma redução de custos do seu e-commerce, é importante avaliar (e talvez repensar) a sua estrutura logística – já que essa é provavelmente a área com maiores gastos. Avalie seus processos de estoque, embalagem, expedição e conferência, e veja se são realmente eficientes. Uma reestruturação na empresa pode fazer maravilhas pelo seu bolso.
Cuidado com o frete
Os Correios são o meio de entrega mais conhecido, mas será que é o mais eficiente e com menor custo? Conheça as suas alternativas e verifique se não seria melhores para a sua empresa.
1 Comentário
[…] são muitas: segundo pesquisa realizada pelo Cupomania, os cupons são decisivos na conversão no e-commerce e cresceram 20% no último ano, gerando um faturamento de cerca de R$ 500 milhões. 43% dos […]