Email marketing: o principal recurso do marketing digital no futuro
Pensar em uma estratégia de marketing digital a longo prazo não é apenas prudente, é a melhor maneira de conseguir bons resultados. E ao analisar o cenário atual e fazer projeções para os próximos anos, é impossível não reconhecer a importância que o email marketing vem ganhando dentro dessas estratégias. Segundo especialistas, o email deve ser o principal canal de comunicação entre empresas e consumidores no futuro.
Portanto, se você vinha ignorando o email marketing até agora, chegou a hora de rever as suas prioridades na hora de divulgar a sua empresa digitalmente e incluí-lo em seus planos. Segundo Loren McDonald, evangelista de marketing da Silverpop (empresa parte da IBM), o email marketing já sofreu muitas mudanças nos últimos 20 anos – e deverá mudar ainda mais nos próximos cinco.
A evolução do email marketing
No final dos anos 1990, quando os computadores pessoais se popularizaram, o email marketing passou a ser usado como uma maneira de transmitir informações das empresas para os consumidores. Promoções, descontos, fretes grátis e outras ofertas especiais tornaram o email marketing quase como uma versão digitalizada dos velhos panfletos de ofertas e das malas-diretas.
Hoje em dia a ferramenta evoluiu de maneira impressionante, e vai desde emails transacionais até o marketing um-para-um, com mensagens altamente personalizadas e baseadas em padrões comportamentais. Nos próximos anos, entretanto, o email deverá deixar de ser um canal de vendas com alto retorno sobre o investimento e se tornar uma plataforma que integra e torna todos os outros canais mais bem sucedidos.
Se antigamente se previa a morte do email marketing, hoje em dia o email é a plataforma preferida pelos consumidores para receber informações e contatos de empresas.
O poder do email
O email se tornou tão importante nos últimos anos que é usado como login na maioria dos serviços digitais (reparou como o user name tem sido substituído pelo email na maioria dos locais onde você se registra?). Uma pesquisa do Radicati Group apontou que 2.6 bilhões de pessoas ao redor do mundo possuem uma conta de email – uma média de 1.7 para cada usuário. Apenas para efeito de comparação: o Facebook, rede social mais conhecida do mundo, tem 1.55 bilhões de usuários ativos.
Previsões para o futuro do email marketing
Segundo McDonald, o email deve seguir sendo a principal ferramenta de marketing, com resultados bastante satisfatórios. As plataformas de marketing integradas prometem se tornar mais baratas e mais fáceis de usar, o que deve popularizar a comunicação de marketing direto com o consumidor.
As ferramentas de remarketing, que identificam consumidores que abandonaram itens nos carrinhos, devem se tornar ainda mais populares entre outros segmentos de negócios além do e-commerce.
Duas ferramentas para ficar de olho são o Facebook Custom Audience e o Google Customer Match, que usarão as informações de email dos usuários para identificar seus hábitos de consumo e permitirão uma comunicação ainda mais direta e precisa, mostrando ao consumidor apenas produtos relacionados a pesquisas anteriores. A informação sobre o consumidor será o grande triunfo dos profissionais de marketing em 2020!
0 Comentário