15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
destacar a sua marca

7 maneiras de destacar a sua marca na multidão

Texto atualizado em 12/06/23

Não importa qual é o segmento de atuação da sua empresa: é provável que você tenha dezenas, ou até centenas, de concorrentes competindo no mesmo nicho. Você pode ter os seus diferenciais, mas eles talvez nem sempre fiquem claros para os consumidores à primeira vista.

Porém, para conquistar novos clientes e manter o crescimento da empresa, é fundamental que a sua marca se destaque. É muito importante que cada ação de marketing revele o que há de único e especial na sua empresa, para que o público esteja ciente dos benefícios de fazer negócio com você.

Mas como destacar a sua marca na multidão? Como convencer os consumidores de que fazer negócios com você é mais vantajoso do que com a concorrência? Como manter o seu faturamento em alta através do branding?

Confira as nossas dicas e veja 5 dicas para destacar a sua marca na multidão:

1. Pense em ações de marketing únicas

destacar a sua marca

Nada é mais eficaz para destacar uma marca das outras do que apostar em ações de marketing únicas e inconfundíveis. É importante pensar na “voz” da sua marca, e pensar em iniciativas que deixarão marcas na memória dos consumidores.

Por exemplo, pense na Coca-Cola. É apenas um refrigerante, mas é o refrigerante mais conhecido do mundo. E se você reparar nas campanhas e ações de marketing desenvolvidas pela marca, verá que elas raramente focam no consumo da bebida: o foco é a felicidade. A marca escolheu o sentimento como foco das campanhas, e desenvolve ações que visam fazer os consumidores sorrir, como os caminhões iluminados no Natal. Podemos dizer que o marketing da Coca-Cola é bastante eficaz, não é mesmo?

Claro que nem todo mundo tem o orçamento de marketing da Coca-Cola à disposição, mas é possível trazer esse conceito para a sua empresa. O que você vende? São cosméticos ou auto-estima? Comida ou experiências sensoriais? Móveis ou conforto? Com um pouco de criatividade, é possível pensar em campanhas que se conectam aos sentimentos dos consumidores, e assim se destacar em meio à multidão de outras marcas competindo pelo mesmo mercado que você.

2. Responda imediatamente aos clientes

destacar a sua marca

Em um mundo repleto de informação, consumidores e clientes precisam ser ouvidos. Seja pró-ativo para manter os clientes interessados.

As marcas geralmente não estão cientes dos consumidores insatisfeitos. Apenas 5% dos clientes infelizes reclamam de forma formal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cision’s. Isso significa que os 95% restantes irão embora sem qualquer explicação. É um número grande, e você tem que fazer algo a respeito para reter esses consumidores.

É importante que as empresas se comuniquem com o público para evitar reclamações, e que possam corrigir os problemas antes mesmo de surgirem.

Quando os problemas aparecem, é importante abordá-los de forma rápida e transparente. Se uma empresa recebe queixas nas redes sociais, deve respondê-las imediatamente e corrigir o que está errado. Pode ter certeza: os clientes vão se lembrar das marcas que resolvem seus problemas, ao mesmo tempo em que se esquecem daquelas que os deixaram sem resposta.

A comunicação pró-ativa constrói fortes relacionamentos com consumidores. Isso não apenas vai melhorar os seus negócios de forma muito ampla, mas também vai aumentar a reputação da sua marca.

Por isso, não deixe de investir em um bom atendimento nas redes sociais. E isso não significa apenas ter uma equipe treinada para o SAC 2.0, mas também investir em monitoramento para localizar (e resolver) tudo o que é falado sobre a sua marca indiretamente nos ambientes digitais.

3. Seja curioso, e continue aprendendo

destacar a sua marca

O momento em que você parar de aprender é o momento em que você começa a perder oportunidades. O mundo muda todos os dias e os comportamentos dos consumidores dificilmente estão estagnados. Com um mundo tão diversificado, é importante adaptar a sua marca.

Leia sobre sua indústria e mantenha a curiosidade sobre as mudanças que você vê. Pergunte-se se os produtos e serviços que você está vendendo ainda são relevantes. Também é importante entender como seus serviços podem se encaixar com cada cliente ou na vida diária do consumidor.

Quando o assunto é marketing, então, as mudanças são constantes. A cada dia surgem novas ferramentas e novas oportunidades, e você tem que estar a par de todas elas.

Frequente cursos e workshops, leia blogs e livros, não perca um evento sobre o seu segmento de atuação. Manter os olhos abertos sobre o que está acontecendo no mundo é a melhor maneira de manter o seu negócio relevante – e financeiramente viável.

4. Proteja seus relacionamentos

destacar a sua marca

As marcas bem respeitadas e mais conhecidas possuem clientes fiéis e confiantes: ofereça a mesma fidelidade para eles. A transparência é o melhor caminho quando se trata de ganhar confiança e as marcas que cultivam a transparência impedirão que os clientes fujam quando acontecer um problema.

Quando uma crise ocorre e a confiança diminui, as marcas que continuam a se comunicar, corrigir e permanecer honestas vão ganhar clientes de volta. O que impede o consumidor de escolher um concorrente? Sabendo que a marca antiga continua fazendo o trabalho de forma aberta e honesta.

Por isso, é fundamental que você aposte no relacionamento com os seus clientes. A comunicação constante, através de email marketing ou redes sociais por exemplo, é a melhor maneira de construir uma base sólida de consumidores fiéis – que irão defender a sua marca mesmo em meio às crises.

5. Se você não é bom em algo, delegue

destacar a sua marca

Os profissionais de marketing devem reconhecer os pontos fortes da empresa, e sua próprias capacidades. É impossível ser bom em tudo, mas os empresários inteligentes são bons em encontrar pessoas talentosas e delegar tarefas para pessoas de confiança.

Se você não conhece alguma ferramenta ou meio de comunicação, encontre um parceiro ou uma agência que possa ajudar, e aprenda com a experiência.

6. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais têm um grande impacto na decisão de compra dos consumidores. Ao estabelecer parcerias com influenciadores relevantes para o seu público-alvo, você pode aumentar a visibilidade da sua marca e gerar confiança junto aos seguidores desses influenciadores. Certifique-se de escolher influenciadores que estejam alinhados aos valores e identidade da sua marca para obter melhores resultados.

7. Crie experiências memoráveis para o cliente

Proporcione aos seus clientes experiências únicas e memoráveis que os façam lembrar da sua marca. Isso pode ser feito por meio de eventos exclusivos, brindes personalizados, programas de fidelidade ou até mesmo embalagens diferenciadas. Ao criar momentos especiais para seus clientes, você não apenas os fideliza, mas também gera boca a boca positivo, o que pode atrair novos consumidores.

Tanto o email marketing quanto as redes sociais têm diversas regras e boas práticas, que devem ser seguidas na hora de entrar em contato com os consumidores. Porque você faria isso de qualquer jeito, se pode contar com um profissional pra desenvolver uma campanha realmente eficaz?

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário abaixo!

melhores resultados no instagram
Post anterior
Dicas para ter melhores resultados no Instagram da sua empresa
planejamento em social media
Próximo post
Como criar um planejamento em social media

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!