Regra #7: não deixe o mobile de lado
Retomando a série de artigos com as regras de ouro do email marketing, hoje vamos falar sobre a importância de preparar as suas mensagens para leitura em dispositivos móveis. Depois de segmentar suas mensagens, enviar nos dias e horas certas, usar uma linguagem persuasiva, caprichar na linha de assunto, escolher o call to action com cuidado e usar o melhor programa para os seus disparos, é hora de pensar em como as suas mensagens serão recebidas nas telas pequenas dos tablets e celulares.
Especialistas em marketing e email marketing são unânimes quando afirmam que o email via celular é a grande tendência dos últimos tempos. Os smartphones são mais populares do que nunca, e a maioria dos usuários utiliza os dispositivos móveis para conferir a caixa de entrada do email. É de fundamental importância que você pense nesses usuários, e no impacto que os emails visualizados nos celulares provocam nas suas vendas.
Porém, não basta ter um design responsivo, que se adapta aos mais diferentes tamanhos de tela. Existe uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de enviar um email que pode ou não ser lido na tela pequena.
O consumo de informação é muito diferente quando estamos utilizando o celular. Queremos encontrar tudo o que buscamos rapidamente, sem perder muito tempo. Nossa atenção é reduzida, e nossa tendência é descartar as mensagens com muito mais velocidade, a menos que o conteúdo se destaque.
Portanto, para reter a atenção dos seus consumidores mesmo nos dispositivos móveis, siga essas dicas:
– Escreva linhas de assunto menores
Na tela menor, a sua mensagem tem que ser revelada mais rapidamente para captar a atenção do destinatário. Você tem cerca de cinco segundos antes que o usuário decida se vai ler a mensagem ou descartá-la, por isso é fundamental passar o seu recado nas primeiras palavras para convencê-lo a clicar e ver o que você tem a dizer. Foque nessas primeiras palavras, e faça delas as mais convincentes e atrativas possível.
– Cuidado com a largura do HTML e/ ou das imagens
O tamanho máximo para que uma imagem seja exibida corretamente em dispositivos móveis é 600px. Não use um HTML ou imagens com tamanho maior que esse, pois você corre o risco de que os seus contatos vejam seu email de maneira completamente desconfigurada – o que não só impede a conversão como também prejudica a sua imagem.
– Use fontes em tamanho grande
Nas telas dos dispositivos móveis as fontes pequenas tendem a diminuir ainda mais, impedindo a leitura sem uso do recurso zoom. Como você quer que o cliente leia imediatamente, certifique-se de enviar sua mensagem com um tamanho de fonte que funciona tanto no PC quanto nos celulares e tablets. O tamanho mais recomendável é o 16.
– Reduza sua barra de menus
Se o seu menu possui muitos itens, a fonte tende a reduzir, e o clique se torna uma tarefa bastante difícil para o seu consumidor. Faça um menu mais simples e fácil para garantir que o cliente tenha acesso a todo o seu conteúdo.
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