Pós-venda: use o email marketing na fidelização de seus clientes
Que o email marketing é uma excelente ferramenta para impactar clientes em potencial e aumentar as vendas de seus produtos ou serviços todo mundo já sabe. Compartilhamos excelentes dicas aqui no blog, e se o seu objetivo é vender mais a gente recomenda que você navegue pelo conteúdo para ter o melhor resultado possível.
Porém, é importante lembrar que fidelizar os clientes também é fundamental. Manter os clientes que você já tem é mais barato e até mais fácil do que conquistar novos. E você pode (e deve!) usar o email marketing no processo de fidelização dos seus consumidores.
Confira algumas dicas para fidelizar os seus clientes através do email marketing:
Envie um email de confirmação após a compra ou cadastro
Configure o seu sistema para enviar emails automáticos imediatamente após a compra. Além de proporcionar segurança ao seu cliente, o email serve como um lembrete da compra. Leve em consideração que os usuários hoje em dia recebem muitas mensagens e efetuam muitas compras online ou mesmo cadastros para receber algum material, então o email de confirmação imediato ajudará a manter a sua marca na mente do consumidor.
Mantenha o cliente informado sobre o processo de compra
Além da confirmação de compra/cadastro, que deve ser enviada imediatamente, mantenha uma comunicação constante com o seu cliente durante o processo de compra ou assinatura. Não deixe de enviar emails sobre a confirmação do pagamento, prazo de entrega, conteúdos exclusivos e outros detalhes importantes sobre o produto ou serviço que o cliente acabou de adquirir.
Mantenha o cliente informado sobre a entrega
Depois de efetuar a compra, o seu cliente certamente estará ansioso para receber seus produtos. Por isso, é fundamental que você envie emails periódicos com o status da entrega – mesmo que o envio seja realizado através dos Correios e você forneça código de rastreamento. Informe uma previsão de entrega realista e avise ao cliente quando o produto estiver chegando até o endereço informado. Dessa maneira o consumidor fica mais tranquilo e muito mais propenso a realizar novas compras na sua loja!
Peça feedback, faça pesquisas de satisfação
Outro momento importante para consolidar a fidelização do seu cliente é o feedback pós-compra. Depois que o consumidor receber a encomenda ou utilizar seu serviço, espere alguns dias para enviar uma pesquisa de satisfação. Além do cliente reconhecer a sua vontade de prestar um serviço cada melhor, você pode aprender muito com as opiniões que chegam através dessas pesquisas.
Envie newsletters de qualidade
Agora que você já encerrou a entrega do seu produto, é hora de manter o consumidor interessado na sua empresa e em seus produtos. É hora de criar conteúdo útil e de qualidade para continuar encantando o consumidor – e inspirá-lo a fazer novas compras. E não estamos falando apenas de emails comerciais: envie tutoriais, dicas de uso dos produtos e outros conteúdos que despertem o interesse do cliente e mantenham a sua marca constantemente na sua mente. Mas atenção: só envie newsletters para aqueles consumidores que autorizaram o recebimento de material promocional da sua empresa. Não esqueça de inserir caixas de marcação no carrinho para que os usuários possam optar receber as suas novidades. E depois não esqueça de conferir nossas dicas aqui no blog para enviar emails com newsletters de qualidade e dentro das boas práticas do email marketing.
Segmente sua lista e apresente produtos que podem ser de interesse do seu cliente
Seguindo na mesma linha de continuar encantando o consumidor e manter o relacionamento vivo, envie periodicamente emails comerciais com produtos ou serviços que possam ser de interesse do seu cliente. Mas não esqueça de enviar emails com produtos de real interesse: verifique a idade, a localização e as informações de compras anteriores para enviar emails segmentados. Se você enviar produtos que não são de interesse do consumidor, é possível que ele deixe de assinar as suas comunicações rapidamente (descadastro). A segmentação é o segredo do sucesso das boas campanhas de email marketing!
Envie promoções exclusivas para que o cliente volte a comprar na sua loja
Não deixe de seduzir continuamente o cliente com ofertas tentadoras para ele volte a efetuar compras na sua loja. Frete grátis, descontos, cupons, brindes: esses argumentos são simplesmente irresistíveis, então faça uso deles para fidelizar os seus clientes. Porém, faça com que essas promoções não aconteçam com muita frequência ou o consumidor pode ficar mal acostumado e realizar compras apenas quando você oferece descontos. Lembre-se também de que as promoções são ótimas para incentivar compras por impulso, então aproveite para oferecer aqueles produtos que estão encalhados no estoque.
Lembre-se do cliente nas datas especiais
Quem não gosta de receber um mimo no dia do aniversário, Natal ou em outras datas especiais? Todo mundo gosta de ser lembrado, e essas datas são uma excelente oportunidade para causar uma boa impressão junto ao seu cliente. Não deixe de enviar um email comemorativo, mas não deixe de incluir também um mimo para tornar essa comunicação ainda mais eficaz: descontos e frete grátis costumam causar um impacto positivo, especialmente no aniversário – quando os usuário estão mais dispostos a se presentear. Atenção: não se esqueça que existem pessoas com diferentes realidades. Nem todas as mulheres querem ser mães e nem todos estão em um relacionamento com alguém do sexo oposto, então tenha sensibilidade para não ofender ninguém nos emails comemorativos, ok?
Não deixe sua marca ser esquecida!
O objetivo de todas essas ações é um só: não deixar a sua marca ser esquecida (recall de marca). Você já conquistou o cliente e agora deve se preocupar em mantê-lo sempre em contato com a sua empresa. Capriche nas comunicações, observe as preferências e o comportamento de compra e mantenha a sua marca sempre na cabeça do seu cliente. Não se prenda a essa lista: se tiver uma boa ideia, coloque-a em prática sem pensar duas vezes. O importante é que o consumidor se sinta especial e que você valoriza sua opinião tanto quanto valoriza o seu cartão de crédito. Dessa maneira você sempre garantirá boas vendas, com o menor investimento possível.
Salve nos favoritos o nosso vídeo sobre fidelização de clientes com email marketing para consultar rapidamente quando precisar:
1 Comentário
[…] já falamos aqui sobre como vale a pena fidelizar um cliente, financeiramente falando. É muito mais fácil e barato manter um consumidor na sua carteira do que […]