Melhor hora e dia para enviar emails: 5 maneiras para saber com certeza
Atualizado em 25/07/2019
Você já se fez a pergunta: “Qual é a melhor hora e o melhor dia para enviar emails?”. É uma boa pergunta, mas não há uma resposta simples. A verdade é que isso depende. Há muitos fatores a serem considerados, mas vamos simplificar: abaixo, listamos cinco coisas cruciais a serem lembradas ao enviar emails. Continue lendo e confira:
1) Aproveite o poder do imediatismo
Quando alguém se inscreve no seu email marketing, você normalmente terá taxas de abertura mais altas para emails enviados imediatamente após a inscrição. Em média, quando alguém se registra em uma newsletter, há uma taxa de abertura de 53,9% nos emails enviados em seguida.
Esse tipo de email não apenas tende a obter ótimas taxas de abertura, mas também prepara o terreno para outras mensagens. Então envie o melhor email marketing possível nesse momento!
2) Descubra quais são os melhores horários de envio do seu segmento
A melhor hora para você enviar um email marketing (ou uma newsletter) depende muito do seu mercado. Por exemplo, os proprietários de restaurantes provavelmente se dão bem com o envio de emails no período da tarde, por volta das 15h ou 17h, para entrar no radar das pessoas que querem jantar fora. Por outro lado, uma empresa que oferece cursos de inglês para crianças pode ter uma chance maior de alcançar os pais na hora do almoço ou mais tarde à noite, depois que as crianças estão na cama, ou nos fins de semana.
Toda empresa é diferente, e é por isso que você precisa testar, reunir dados e ajustar os seus envios.
Confira alguns dados sobre os horários de envio:
– A maioria dos emails são enviados entre as 6h da manhã até às 17h. Isso faz sentido porque há muitas empresas de marketing e vendas trabalhando durante esse horário.
– As taxas de abertura são mais altas entre emails enviados entre 6h e 11h.
– O horário entre 8h e 11h têm altas taxas de abertura, mas taxas muito baixas de clique. As pessoas abrem os emails, mas não clicam com tanta frequência.
– O horário das 13h, tradicionalmente em que os profissionais estão voltando do almoço, tem uma das mais altas taxas de cliques.
– Mais pessoas clicam em emails entre 19h e 4h do que em qualquer outro horário. Estas são as chamadas Horas Douradas.
3) Descubra qual é o melhor dia da semana para enviar email marketing
Algumas empresas se beneficiam do envio de emails durante a semana, enquanto outros recebem mais engajamento nos finais de semana.
Os dias que se destacam no envio de email marketing são:
– Quinta-feira parece ser o dia em que as pessoas abrem e clicam nos emails mais do que em qualquer outro dia da semana. Talvez seja um dia para testar o envio de mais emails?
– As pessoas tendem a abrir e clicar mais em emails à medida que a semana avança. A teoria é de que a maioria dos profissionais enfrenta as tarefas mais difíceis de segunda a quarta-feira e nos outros dias sobra mais tempo para acompanhar os emails.
4) Aproveite o horário de envio para tornar seus envios mais atraentes
Uma vez que você tenha uma melhor compreensão de quando enviar seus emails, você terá que descobrir como fazer com que as pessoas realmente os abram.
Use táticas em linhas de assunto com base na hora do dia ou dia da semana em que você envia seus emails. Aqui estão alguns exemplos que você pode colocar nas suas linhas de assunto:
– “Boa tarde, (nome do contato)”
– “Promoções da madrugada”
– “Eu pensei que hoje (sábado) seria um bom dia para…”
As possibilidades são infinitas. Pense em como o horário de envio pode influenciar na elaboração da sua linha de assunto, e mãos à obra!
5) Concentre-se nas horas douradas
As horas douradas referem-se a quando as pessoas estão mais propensas a estar em uma situação de pesquisa ou compra. A maioria das pessoas está ocupada durante o dia, apagando incêndios em seus negócios, lidando com tarefas relacionadas ao trabalho ou com assuntos familiares. Provavelmente, eles não estão em um estado de espírito propício para comprar. No entanto, o período fora do horário de expediente apresenta um panorama diferente.
Pesquisas mostram que as pessoas geralmente mergulham na pesquisa e nas compras mais tarde da noite e nos finais de semana. Estas são as horas douradas.
Veja um exemplo: seu cliente em potencial recebe seu email pela manhã e você despertou seu interesse com uma linha de assunto envolvente. Quando começa a ler o email, ele pensa: “É isso que preciso comprar, mas não tenho tempo para me concentrar nisso agora. Eu vou ler mais tarde hoje à noite”. Depois que as crianças vão para a cama e o caos do dia se acalma, seu cliente em potencial vê seus emails novamente e ele se lembra que queria se concentrar em seu email quando tivesse mais tempo.
Seu cliente em potencial acabou de entrar nas horas de ouro. Durante essas horas, ele está focado em aprender mais sobre seus produtos ou serviços, está avaliando se é uma boa opção para ele e está até procurando um motivo para justificar por que deve comprar de você. Isso faz com que as horas douradas sejam as melhores para enviar um email à sua lista.
Como aproveitar as horas douradas
Se você receber um novo email em sua caixa de entrada durante as horas douradas, você terá mais chances de considerar esse produto ou serviço e talvez até mesmo comprar.
Para aproveitar a atenção do seu público-alvo nas horas douradas, você pode usar das seguintes estratégias:
– Mande um email do tipo “Última chance”;
– Envie emails com conteúdo educacional que precisa de mais tempo para ser lido;
– Envie emails de treinamento em vídeo detalhados.
Então … quando é a melhor hora para enviar emails?
Para finalizar as coisas, aqui estão as coisas importantes que você deve ter em mente ao enviar emails:
– Teste tudo: você nunca sabe quando e a que seu mercado ou assinantes responderão.
– Sempre envie um email de acompanhamento imediato: eles obtêm as taxas de abertura mais altas do que qualquer outro email que você enviará.
– As tardes de quinta-feira às 13h têm a CTR mais alta. Mas você pode descobrir através da análise de envios anteriores que seus clientes têm um pico de CTR diferente.
– Escreva ótimas linhas de assunto: não importa quando você envia um email. Se a linha de assunto é ruim, você não conseguirá o engajamento desejado.
– Concentre-se nas horas douradas: fins de semana e qualquer horário entre as 20h e as 4h são as horas douradas em que as pessoas tendem a dedicar mais tempo à educação, assistir a vídeos, clicar em emails e até comprar produtos ou serviços.
Como os dispositivos mobile impactaram os nossos hábitos de abertura de email marketing?
Ninguém espera até chegar ao trabalho para checar os emails hoje em dia. Muitas pessoas começam seu dia de trabalho no trânsito, ou antes mesmo de saírem pela porta (ou da cama). Talvez seja por isso que o email mobile é verificado 3 vezes mais em comparação com o desktop. E é por isso que você, com certeza, deve pensar nos hábitos dos usuários de smartphones na hora de enviar o seu email marketing.
Não é exagero nosso: vimos as taxas de abertura de email subirem consistentemente em dispositivos móveis nos últimos anos. Some o tempo no celular com o tempo no trabalho e teremos usuários conferindo emails durante um bom tempo. Quanto? Trinta horas por semana, para sermos mais exatos.
Como você, profissional de marketing, pode aproveitar todo o tempo que as pessoas gastam no celular? Quando você consegue a maior taxa de abertura? Vamos descobrir!
Qual é o melhor momento para enviar campanhas por email?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Campaign Monitor, a maioria das aberturas nos smartphones ocorre quando as pessoas estão começando o dia. As aberturas continuam a acontecer até as primeiras horas da noite, quando diminuem. Ou seja, o melhor momento para enviar email marketing é durante o horário comercial.
Em que horário temos a maior taxa de abertura?
De acordo com os dados, mais da metade de todas as aberturas acontecem entre 9h e 17h (exceto na hora do almoço), o que significa que você pode ter a maior taxa de abertura enviando seu email nesse período. Mas lembre-se: o conteúdo do email é mais importante do que o horário de envio!
Como os dispositivos impactam a taxa de abertura?
Segundo a pesquisa, fica claro que há uma relação entre o horário do dia e o dispositivo que você usa para abrir seu email. Com base na hora do dia, o email é aberto em dispositivos móveis e em computadores com uma relação inversa. Antes do horário de trabalho e depois do expediente, os emails são abertos nos smartphones, e as aberturas em desktop diminuem. Durante o horário de trabalho, os emails abertos em computadores aumentam e nos celulares diminuem. Isso significa que você sempre deve otimizar seus emails para os usuários de dispositivos móveis. Enquanto o desktop continua sendo utilizado, os dispositivos móveis estão rapidamente se tornando tão relevantes quanto para os usuários de email.
Como otimizar minhas campanhas de email?
Os dados continuam a evoluir conforme os hábitos dos usuários mudam rapidamente, o que significa que enquanto alguns horários de envio de email são melhores do que outros, não há uma fórmula definida para quando você deve enviar seu email marketing.
Além disso, quase metade dos emails são abertos fora do horário de trabalho. Então, que tal pensar nos hábitos das pessoas e nas janelas de tempo que aparecem durante o dia?
As janelas de tempo são pequenos períodos em que as pessoas pausam suas atividades para conferir os emails, ou aproveitam para dar uma espiada nas mensagens enquanto esperam algo. Algumas dessas janelas são:
– A janela de 3 minutos, quando o usuário provavelmente está abrindo um email em um dispositivo móvel. Por exemplo: ao aguardar na fila do supermercado, você tem tempo suficiente para uma rápida olhada nos novos emails, para encaminhar alguma mensagem urgente e para ver quais assuntos precisam ser revisitados mais tarde, quando você tiver mais tempo.
– A janela de 5 minutos, quando o usuário provavelmente está abrindo um email em um dispositivo móvel. Durante o trajeto entre reuniões, por exemplo você tem tempo para responder alguns emails rapidamente, resolver questões urgentes e responder pessoas importantes.
– A janela de 10 minutos, que pode acontecer tanto no smartphone quanto no desktop. Por exemplo, na hora do almoço, há tempo suficiente para responder a emails não tão urgentes, arquivar mensagens e reler os emails identificados como importantes anteriormente.
Por isso, é importante que você faça quatro considerações importantes antes de enviar seu email marketing:
Horário – Qual é a melhor hora do dia para enviar suas mensagens de email marketing? Você é capaz de imaginar o comportamento do seu consumidor, incluindo o horário das janelas de tempo e qual é o dispositivo utilizado?
Brevidade – Alguém tem três minutos sobrando para ler o seu email? Não, então vá direto ao ponto e tenha call to actions bem claros no seu email.
Primeiras palavras – As primeiras palavras da sua linha de assunto são muito importantes, então crie-as com extremo cuidado.
Mobile first – Com as taxas de abertura de email mobile em 42% e crescendo, é necessário otimizar o email marketing pensando nos celulares como os dispositivos principais de leitura. Além disso, lembre-se de testar suas landing pages no celular.
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