Marketing tradicional vs. Marketing digital
O Marketing tradicional e o Marketing digital são, ao mesmo tempo, distintos e complementares. Em um resumo rápido podemos dizer que o marketing tradicional envolve anúncios impressos (jornal, revista, panfleto) ou divulgações em meios tradicionais, como televisão e rádio, enquanto o marketing digital engloba os meios de divulgação através da internet, como redes sociais e blogs. Daremos mais detalhes sobre cada um ao longo do texto, mas antes é preciso deixar claro a definição de marketing.
Algumas faculdades oferecem o curso de Comunicação Social e, após cerca de três semestres, os alunos podem escolher entre Jornalismo, Publicidade ou Marketing. Como a maioria das faculdades já separa os três cursos, acabamos nos acostumando a tratá-los de formas totalmente separadas, mas ficamos com dúvidas dos reais objetivos de cada um.
Marketing é uma palavra com origem na língua inglesa que representa pesquisas, estratégias, técnicas e ações que visam agregar valor a produtos ou marcas diante de um público-alvo. É importante, ainda, lembrar que, apesar de colaborar bastante com o aumento das vendas de uma empresa, marketing e venda são coisas diferentes. Nas palavras de Philip Kotler: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.
O marketing vai além das vendas, atraindo público e fidelizando clientes ou leitores, agindo até mesmo no pós-venda, sempre focado em atender as necessidades do nicho de uma determinada empresa. “Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado”, conforme explica Kotler.
Marketing tradicional vs. Marketing digital
Tanto o Marketing tradicional quanto o Marketing digital possuem os mesmos objetivos: fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de uma marca, engajar o público-alvo e construir uma relação entre empresa e consumidor. O que diferencia o tradicional do digital são as formas e ferramentas utilizadas para se alcançar esses objetivos.
O Marketing tradicional é aquele que vai até o cliente. Panfletos, cartões de visita, propagandas impressas, rádio e TV. Uma vantagem é atingir um grande público e uma desvantagem é não poder segmentar esse público. Quando esse marketing vai direto ao público que tem interesse em seu conteúdo ele tem grandes chances de sucesso. No entanto, parte do público tende a ver o marketing tradicional como um incômodo em sua rotina. Imagine uma pessoa escutando rádio enquanto dirige para o trabalho em um longo engarrafamento. Ela provavelmente prefere escutar músicas do que propagandas, não é mesmo? Dessa forma, propagandas em rádio e TV podem ser vistas como interrupções no entretenimento e podem ser uma abordagem cansativa.
Por outro lado, o Marketing digital atrai o consumidor. Ele observa os links de anúncios em sites e redes sociais, mas só abre quando possui interesse na marca. Dessa forma, ele sente que está escolhendo a empresa, e não sendo escolhido. O consumidor moderno dá muito valor a essa sensação de escolha e liberdade. Assim, o marketing digital é visto como menos invasivo – o que aumenta a credibilidade da marca e faz o cliente voltar.
Além disso, o Marketing Digital adquiriu técnicas e ferramentas para aproveitar ainda mais todas as potencialidades que a internet pode oferecer através de informações vindas de seus próprios usuários. As propagandas exibidas através do Google Ads, por exemplo, são selecionadas e anunciadas em sites, vídeos e blogs através de algoritmos que estimam os gostos e preferências de cada usuário da internet.
Ou seja, se uma pessoa gosta muito de um determinado tema e acaba pesquisando por ele mais vezes, há uma maior exibição de anúncios exatamente neste tema para que a pessoa acesse. Isso aumenta consideravelmente a possibilidade de clique é, respectivamente, de negociar com este usuário.
Além disso, o Marketing Digital mostra também que faz a parte de cativar e se relacionar bem com seu público com a estratégia de oferecer a ele informações relevantes e de interesse, para que eles estejam mais prontos a comprar e escolher produtos e serviços que realmente lhes trazem benefícios. Afinal, hoje em dia, as empresas lidam com o chamado “Consumidor 2.0”, um tipo de público altamente exigente e bem informado, que faz profundas pesquisas por preços e condições na rede antes de realmente colocar o seu dinheiro na compra de qualquer produto. Para cativar este consumidor é necessária uma relação muito mais contínua e profunda, seja no pré, durante, ou até mesmo após a venda.
Além de propagandas nos conteúdos de sites, blogs e até mesmo na ordem dos resultados exibidos em ferramentas de pesquisa, as redes sociais também são hoje uma ótima ferramenta para se realizar marketing digital. Não há na atualidade uma empresa séria que não possua perfis nas redes sociais para interagir diretamente com seu público. Há marcas que constroem uma maior consolidação e até mesmo uma grande fama diante do mercado através de respostas e publicações criativas em Facebook, Instagram e outras redes, conseguindo engajamento orgânico, ou ainda patrocinando publicações para obter mais alcance.
Fazer marketing não é apenas produzir campanhas e iniciativas para se conquistar ao público chegando até ele, mas é preciso também ouvir feedbacks e saber o que o público espera das empresas. E, neste sentido, as tecnologias utilizadas pelo marketing digital permitem que os empreendedores possam entender de forma muito mais fácil e completa os anseios de seus consumidores.
Através de gráficos, tabelas e outros retornos gerados automaticamente por ferramentas online, são descobertas quais iniciativas de marketing têm ou não dado os resultados esperados, diferentemente do marketing tradicional, que depende de pesquisas de opinião caras realizadas por institutos que, nem sempre, conseguem a abrangência necessária para se realizar uma pesquisa estatisticamente segura.
O marketing tradicional ainda tem e continuará tendo uma força estrondosa frente ao mercado, principalmente pelo seu alcance e a sua facilidade de acesso – um outdoor sempre será visto por muitas pessoas, por exemplo. No entanto, podemos dizer que o marketing digital tem potencialidades e características que permitem que ele se insira mais profundamente na vida e nos hábitos de consumo do mercado consumidor, possibilitando resultados ótimos para quem investe nestas estratégias.
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