Instagram como ferramenta de trabalho: entenda os benefícios
O uso das redes sociais como ferramentas estratégicas de trabalho tem ganhado grande relevância no mercado, oferecendo maiores possibilidades de crescimento e de posicionamento para uma marca. O Instagram, importante plataforma de mídias sociais, certamente é a que possui maior destaque.
As mídias sociais são espaços online especialmente desenvolvidos para adquirir novos contatos e se aproximar dos já consolidado, tal como para postar conteúdos (imagens, vídeos, textos, etc) e realizar a interação com grande parte dos usuários.
Por isso, plataformas como Youtube, Facebook e LinkedIn, por exemplo, são bastante apropriadas para promover uma empresa. Mas, sem dúvida, o Instagram ganhou maior visibilidade nos últimos anos.
De acordo com dados oficiais do Instagram, a plataforma é uma das que mais cresce atualmente. Seu número de perfis pessoais e comerciais cresce constantemente, sendo uma das redes com a maior quantidade de usuários ativos.
Isso se dá devido às funcionalidades específicas que ela fornece, apresentando ferramentas eficientes para obter informações importantes sobre perfis de consumo e mapear o interesse geral dos usuários.
Como funciona o Instagram?
O Instagram é uma plataforma de redes sociais bastante visual. Isso quer dizer que ele explora de maneira estratégica o uso de fotos, com descrições breves que comportam cerca de 2.200 caracteres.
A plataforma também permite a postagem de vídeos curtos, com duração de 60 segundos. Eles podem ser postados em uma sequência de até 10 pequenos clipes, que podem ser visualizados de maneira prática com um simples deslizar da tela.
Nesse sentido, a postagem de vídeos pode ser muito eficaz. Imagine, por exemplo, se sua empresa trabalha com serviços de filmagens com drone preço. Publicar uma série de pequenos vídeos pode demonstrar de maneira eficiente a qualidade de uma imagem obtida com o equipamento, podendo ser um gatilho para o usuário contratar esse serviço, caso já tenha interesse, ou até mesmo despertar interesse em quem até então não tinha.
O uso de hashtags também é parte importante do funcionamento do Instagram, pois permite encontrar de maneira mais fácil algum conteúdo pela busca de um termo específico, acompanhado do caractere #.
Em termos de navegação, é possível conferir no feed (a página principal de navegação do aplicativo) postagens recentes e relevantes de usuários que efetuaram uma publicação, tornando-as visíveis para os seguidores de um perfil.
Nestas postagens é possível curtir, comentar e compartilhar via mensagem direta, como maneira de interação entre os seguidores, seus amigos e o produtor de tal conteúdo.
Além disso, o Instagram passou a oferecer há alguns anos o Stories, uma ferramenta bastante eficiente que possibilita o compartilhamento de fotos e vídeos com os seguidores de um perfil, seja pessoal ou organizacional, com prazo de expiração, 24 horas. Nesta função, é possível oferecer diversas formas de interação, como, por exemplo, caixas de perguntas, enquetes, links externos, etc.
Com tudo isso, essa estrutura pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta de trabalho.
Como essas ferramentas podem ser utilizadas?
Justamente por oferecer funções práticas e eficientes, investir no Instagram se tornou uma estratégia para alcançar resultados mais efetivos para um negócio.
Isso funciona de maneira muito perceptível para promover lojas online, já que o aplicativo assume uma função de vitrine de vendas, com um alcance muito maior do que um site.
Nesse sentido, essa vitrine online pode oferecer benefícios como:
- Exposição de um número ilimitado de produtos;
- Atingir uma quantidade ampla de pessoas;
- Explorar diferentes aplicações de um item;
- Usar as postagens para expor trabalhos, etc.
Um exemplo disso, na prática, é uma empresa especializada na produção de embalagens que deseja aumentar sua carteira de clientes.
Ela pode investir na rede social, publicar fotos e vídeos do seu catálogo de Embalagens pet para cosméticos, apresentando de maneira simples e acessível os seus mais variados modelos.
Mas isso não é apenas para produtos. Empresas prestadoras de serviço também podem aproveitar as vantagens oferecidas pelo Instagram. Afinal, um trabalho bem executado deve ser exposto para atrair um maior número de clientes.
As postagens podem ajudar um potencial cliente a entender qual a melhor opção para sua necessidade. Se um usuário precisa realizar a manutenção do portão da sua residência, por exemplo, começa a pesquisar sobre o serviço.
Desse modo, ele pode encontrar o perfil de um profissional que realizou uma publicação sobre um determinado serviço de solda executado, com uma imagem ilustrativa que chamou a atenção do usuário. Após isso e um bom atendimento, certamente um novo cliente foi conquistado.
Motivos para optar pela conta comercial do Instagram
A alteração de uma conta pessoal para comercial é bastante simples. Basta acessar as configurações do aplicativo e selecionar a opção “alterar a conta para um perfil comercial”.
Depois disso, é possível associar uma página do Facebook ao perfil, além de permitir uma breve descrição dos produtos/serviços oferecidos e disponibilizar os contatos profissionais na descrição da conta.
Após a conclusão deste processo, é possível começar a colher algumas informações importantes que podem ser obtidas por meio dos gráficos e análises fornecidas pela plataforma, tornando a conta comercial uma ferramenta eficiente de trabalho.
Essas informações são:
- Métricas sobre alcance, cliques e dados demográficos;
- Alcançar ou construir o seu público-alvo;
- Inserção de botões interativos;
- Realizar promoção de postagens, etc.
A seguir, vamos entender de maneira mais prática como cada uma delas funciona:
1 – Como as métricas podem ajudar?
As métricas disponibilizam informações importantes sobre o alcance de uma publicação, a quantidade de cliques realizados no link disponibilizado na biografia e os dados demográficos dos usuários que interagiram com o seu perfil.
O alcance de uma publicação diz respeito ao número de contas que visualizaram sua postagem. Isso inclui os anúncios patrocinados e as publicações comuns.
A quantidade de cliques informa quantas pessoas acessaram o site da empresa por meio do link postado na descrição do perfil. Por isso, é importante investir em um texto direto e personalizado que leve o usuário a querer acessar o site da empresa.
Um exemplo disso é o de uma fábrica fornecedora de caixas de papelão, que precisa ser eficiente na explicação de sua principal função e pode utilizar um texto breve, tal como:
“Confecção especializada de caixas de papelão personalizadas para empresas”. Na sequência, basta inserir o endereço do site, levando os interessadas diretamente para a página da empresa.
Informações demográficas como idade, gênero e cidade dos seguidores também aparecem e podem auxiliar no direcionamento do conteúdo que será desenvolvido e publicado.
2 – Conhecer seu público alvo é essencial
O público-alvo da empresa que está buscando desenvolver seu conteúdo de maneira mais assertiva deve ser identificada logo no início. Essa é uma das etapas mais importantes do processo, pois todo o direcionamento das postagens deve ser feito de maneira a impactar esse público.
Na linha do exemplo anterior, se a fábrica de caixas de papelão faz um tipo de postagem direcionada a um público de pessoas físicas, certamente não atingirá o público-alvo que quer comprar caixa de papelão personalizada. Este público é eminentemente comercial.
3 – Inserindo botões interativos
Uma conta comercial possui a vantagem de inserir botões interativos no seu perfil.
Além de promover o link da página de uma empresa, a conta comercial permite inserir um botão de ação, facilitando assim que um seguidor possa realizar uma ligação, o envio de um e-mail ou acessar os dados de endereço comercial com um simples clique.
Esse pode ser um recurso muito interessante para diferentes tipos de serviços. Isso porque, ao acessar um determinado conteúdo, o usuário pode lembrar-se de uma necessidade específica que possua no momento, para si ou para reparar um item do seu uso cotidiano.
Com o botão de ação facilmente acessível, o seguidor pode optar por entrar em contato com a empresa, agendando um serviço que já estava postergando há algum tempo, como o conserto de porta de aço da garagem de sua casa.
4 – Promovendo uma postagem
A conta comercial também faz possível promover uma postagem, investindo em uma estratégia para atingir novos seguidores e interessados.
Promover um anúncio permite, de maneira mais precisa, atingir o público específico do anunciante. Isso porque é possível escolher para qual público, de qual faixa etária, região e preferências, as postagens vão aparecer.
Se o seu segmento de atuação for, por exemplo, comercial e você realize vendas de produtos para oficinas especializadas no serviço de alinhamento e balanceamento, é preciso escolher uma região específica, para que o conteúdo promovido pela sua conta não chegue em oficinas de outras cidades que não são atendidas.
Além disso, se for identificado que esse público é majoritariamente masculino ou feminino, é outro fator que pode ser segmentado e, assim, aprimorar o direcionamento correto do anúncio. Afinal, uma pasta desengraxante para mãos pode ser vendido para ambos os públicos contanto que esses potenciais clientes exerçam atividades que tragam a necessidade de consumir esse produto.
Esses direcionamentos facilitam e colaboram para que a estratégia de anúncios do Instagram apresente maiores resultados e eficiência para um negócio, fazendo com que seu perfil nesta plataforma se torne uma eficiente ferramenta de trabalho. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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