Email marketing para pequenas empresas: como tirar o melhor da ferramenta
A internet conecta qualquer pessoa com qualquer informação (ou produto) disponível na rede. As pessoas usam a Internet para se comunicar, fazer compras, namorar ou realizar transações bancárias, enquanto os profissionais de marketing podem direcionar suas mensagens para o públicos-alvo desejado, tornando-se a base de um sistema de vendas online que se tornou padrão entre as grandes empresas. Mas não pense que esse é um privilégio restrito às companhias que faturam milhões por ano.
Como proprietário de um pequeno negócio, você não precisa ficar restrito aos rostos conhecidos que visitam sua loja; a internet pode ajudá-lo a expandir exponencialmente seu público-alvo. De todos os canais de marketing disponíveis, o email marketing é a melhor aposta para as pequenas empresas.
Por que usar o email marketing para pequenas empresas
O email marketing é uma ferramenta poderosa, e quando usado de maneira planejada, pode significar um aumento expressivo nas suas vendas (e no seu faturamento). Mas esse não é o único benefício. Continue lendo e entenda quais são os motivos para usar o email marketing como ferramenta de divulgação para pequenas empresas:
Construir credibilidade
Construir relacionamentos é a base de qualquer campanha de marketing, mais ainda com o email marketing. Você pode criar confiança e reconhecimento entre seus assinantes enviando informações úteis e educacionais.
Criar visibilidade
Independentemente da localização geográfica, você poderá enviar emails para seu público-alvo com apenas um clique, o que ajudará a melhorar a visibilidade de sua empresa, nacional e/ou internacionalmente.
Economizar na divulgação da empresa
Diversas pesquisas apontaram que o email marketing é o canal de marketing mais barato e lucrativo da atualidade (e isso não deve mudar por um bom tempo). As campanhas analisadas chegaram a apresentar um ROI de até 3400%, ou seja, para cada R$ 1 investido, você pode ganhar até R$ 34.
Aumentar o tráfego (offline e online) da sua loja
Um email bem sucedido é aquele que consegue fazer com que o assinante clique e seja redirecionado para uma página de destino relevante ou para sua loja. Com uma campanha bem planejada, você será capaz de aumentar o tráfego – e consequentemente as vendas – facilmente.
Dar um toque pessoal às comunicações da sua empresa
Rastreando a jornada do cliente, seja através do Google Analytics ou das ferramentas de relatório, você pode personalizar o texto do email para criar um relacionamento significativo com o consumidor.
Fidelizar os clientes
Qualquer pessoa que efetuar uma compra na sua loja ou site poderá perder o contato à medida que saírem. Mas tendo o contato de email, você pode manter contato com eles. Isso permitirá que eles lembrem e comprem de você outra vez.
O que as pequenas empresas precisam para usar o email marketing
Deseja implementar o email marketing em suas estratégias de marketing? Aqui está o que você precisa:
Uma plataforma de serviço de email
Serviços de email como Gmail, Hotmail ou Outlook não podem ser usados para enviar emails em massa devido a restrições impostas para evitar spam. Você precisa investir em um provedor de serviços de email profissional para enviar emails em massa. Recomendamos o Nitronews, que é um serviço gratuito com todos os benefícios que você encontra em outras ferramentas pagas.
Modelo de email
A maioria dos provedores de serviços de email tem uma biblioteca de modelos na qual você pode editar um modelo existente de acordo com as diretrizes da marca e enviá-lo aos seus clientes. No Nitronews, por exemplo, você tem uma grande variedade para escolher. No entanto, às vezes, você precisa criar um modelo de email personalizado para fornecer uma boa experiência ao usuário.
Ferramentas de coleta de listas
Você não pode enviar emails se não tiver uma lista de contatos para enviá-las. Para motivar e coletar endereços de email, você pode usar uma ferramenta de coleta de lista, como Optinmonster ou LeadIn by Hubspot. Uma ferramenta de coleta de lista solicita que seus possíveis clientes compartilhem seus endereços de email em troca de serem atualizados com sua marca.
Ferramentas de gerenciamento de listas
Uma ferramenta de gerenciamento de listas armazena os endereços de email coletados do site ou de fontes off-line. Embora o Nitronews forneça recursos para armazenar os endereços de email coletados, algumas empresas optam por investir em um CRM (gerenciamento de relações com clientes) para recursos adicionais, como acompanhamento de jornadas, relatórios, análises, etc.
Estratégias para criar o email marketing da sua pequena empresa
Agora você já conhece as ferramentas necessárias para enviar suas promoções através do email marketing, mas só elas não são suficientes para que você tenha sucesso na divulgação da sua pequena empresa. É importante planejar e ter uma estratégia bem definida para uma campanha de email marketing eficaz. Continue lendo e confira as nossas dicas:
Defina suas expectativas
Você deseja aumentar as vendas, educar seus clientes ou ambos?
Antes de começar seus esforços de marketing, você precisa listar suas metas. Isso funciona como o farol que orientará a direção em que você deseja levar seu relacionamento com seus clientes e ajudará a planejar as suas campanhas futuras de maneira mais assertiva.
Construa sua lista de discussão online e offline
Para começar, você pode conversar com seus clientes existentes para compartilhar seus endereços de email para obter informações sobre sua empresa. Algumas das maneiras de criar buzz e convencê-los a compartilhar seus dados são: cupons e promoções, programas de fidelidade ou recompensas, notícias e atualizações da empresa, concursos e sorteios, conteúdo gratuito como e-books e webinars, informações sobre seus produtos e tutoriais e pequenas amostras dos próximos lançamentos.
Defina a frequência de envio do seu email marketing
Quantos emails você enviaria?
As pessoas desejam o acréscimo de valor, de modo que esperam um bom negócio em troca de seu endereço de email. Você precisa decidir (e transmiti-lo aos seus clientes no email de boas-vindas) sobre a frequência e a natureza de seus emails. Algumas marcas enviam um boletim quinzenal por email, por exemplo.
Além da newsletter, você também deve enviar:
– Emails transacionais, como confirmações de pedidos e avisos de envio;
– Emails promocionais para informar seus clientes sobre eventos e promoções;
– Emails sazonais para as marcas que realizam campanhas especiais durante feriados;
– Emails de fidelidade do cliente para mostrar o quanto são valiosos para sua marca.
Segmente a sua lista
Dois clientes não terão os mesmos interesses. Você precisa aprender / entender suas preferências e em quais produtos estão interessados para poder segmentar a lista de emails de acordo. Isso garante que o cliente receba as informações que lhes interessam.
Analise os resultados de campanhas anteriores
Você não pode relaxar depois de enviar uma campanha por email. Por meio de análises constantes e do alinhamento de suas campanhas com suas metas, você pode melhorar sua estratégia e obter mais sucesso a cada envio. Às vezes, até mesmo a visão de uma terceira pessoa pode ser útil para descobrir as falhas em seus planos de marketing.
Os principais benefícios do email marketing para pequenas empresas
Não importa qual o tamanho do negócio, é sempre importante considerar como os recursos de marketing serão alocados. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas empresas que têm orçamentos menores e necessidades exclusivas. Cada centavo gasto em marketing deve ser dinheiro bem gasto.
Ao se envolver em qualquer tipo de campanha de marketing, as pequenas empresas precisam garantir que estão tendo vários benefícios de uma só vez. Infelizmente, a maioria delas não têm orçamento para executar várias campanhas simultâneas que abrangem todos os tipos de mídias. O retorno do investimento é fundamental.
O email marketing é uma maneira eficiente de garantir que as pequenas empresas possam alcançar seus clientes, aumentar sua base de clientes e construir sua reputação. Confira outros benefícios de usar o email marketing como estratégia de divulgação:
Construir relacionamentos fortes com os clientes
Seus clientes gostam de saber que você está pensando neles. Eles querem estar cientes das novidades que estão acontecendo no seu negócio. Por que você não os manteria atualizados se isso é o que eles querem?
Obviamente, é quase impossível alcançar todos os seus clientes por telefone. Sem mencionar que seria uma tarefa muito demorada. Enviar cartas é custoso e contra-indicado em uma época em que as pessoas estão preocupadas com o excesso de desperdício de papel.
O email é a melhor maneira de enviar rapidamente uma atualização para seus clientes. O último lançamento de produto, o seu próximo grande evento e qualquer notícia sobre o seu negócio são todos ótimos assuntos para a sua newsletter. Se um cliente optou por receber seus emails, então você não deve ter vergonha de realmente enviar emails e fazer contato com eles.
Ainda não está convencido de email marketing é uma das melhores maneiras de alcançar seus clientes? Considere que a maioria das pessoas verifica o telefone para ver os emails antes mesmo de sair da cama. E se o seu negócio pudesse ser uma das primeiras coisas que alguém pensa amanhã antes de sair da cama? O email marketing pode fazer isso!
Desenvolver a singularidade da sua marca
Pense em algumas das marcas mais reconhecidas do mundo. Alguns nomes de marcas se tornaram tão conhecidos que são sinônimos da indústria em que operam. A Xerox é um ótimo exemplo disso. E se sua pequena empresa pudesse ter uma marca claramente identificável como essa?
O email marketing é uma ótima maneira de desenvolver sua marca, pois fornece uma linha direta para as caixas de entrada de email de seus clientes ou clientes em potencial. Atualizações regulares oferecem uma excelente oportunidade para criar uma voz, um estilo e uma imagem exclusiva para seus inscritos.
Como você quer que sua marca seja percebida? Crie um guia de estilo e siga-o em todos os emails enviados. Cada email não é apenas uma oportunidade para se conectar com seus assinantes, mas também é uma oportunidade para cimentar ainda mais sua identidade de marca exclusiva em suas mentes.
Tornar-se uma autoridade com conteúdo especializado
Como proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente é visto como um especialista local ou regional quando se trata de sua área de negócios. Uma maneira de consolidar ainda mais essa identidade na mente dos consumidores é continuar posicionando-se como um especialista por meio do conteúdo.
O email marketing não precisa apenas fornecer cupons e informações sobre vendas. Além dos emails criados para direcionar o tráfego para sua empresa, você pode fornecer conteúdo exclusivo que seus assinantes gostarão de ler ou assistir.
Quando você usa blogs ou vídeos como parte de sua campanha de email, está agregando valor a todos os emails que você envia. Isso não só fortalece sua reputação como especialista, como também constrói a reputação de suas comunicações comerciais. As pessoas ficarão felizes em receber emails porque sabem que você oferece conteúdo de qualidade regularmente.
Se você já oferece conteúdo especializado por meio de um blog ou canal do YouTube, considere oferecer conteúdo exclusivo, somente por email, a fim de convencer as pessoas a se inscreverem para sua lista de email. Seu conteúdo é uma das ferramentas de marketing mais valiosas: se as pessoas amam o que você faz, elas vão se inscrever.
Poupar tempo e orçamento
Dentro de uma pequena empresa há restrições de tempo e orçamento e, na maioria dos casos, simplesmente não há como evitar isso. Embora comprar um anúncio no intervalo da novela das nove seja bom, essa não é uma opção para a maioria dos orçamentos de marketing de pequenas empresas.
Mesmo criar campanhas de mala direta que entregam panfletos nas caixas de correio de pessoas perto de você pode ser caro. Entre os custos de design, impressão e postagem, você pode gastar muito dinheiro. Mande panfletos para mil pessoas e você terá uma campanha muito cara em mãos, sem promessas de resultados. O tempo envolvido na filmagem de comerciais de televisão ou na gravação de anúncios de rádio também pode afetar seus resultados.
Cada momento em que você não está se concentrando em seu negócio é perda de receita ou, no mínimo, uma oportunidade perdida de se conectar com as pessoas que podem estar interessadas no que você está vendendo. Um dos maiores benefícios do email marketing para pequenas empresas é o uso eficiente de tempo e orçamento: criar uma campanha de email marketing não é complicado nem demorado. Enviar emails para um grande número de assinantes também é muito rentável. Você obtém acesso direto às caixas de entrada de email de possíveis clientes sem ter que pagar os custos de mala direta. O email marketing é uma das formas de marketing mais econômicas disponíveis para o seu negócio.
Construir credibilidade
Um dos maiores obstáculos que uma pequena empresa precisa superar é a credibilidade. Por que alguém deveria fazer negócios com você quando seu nome não é tão reconhecido quanto o das grandes lojas? A razão pela qual as pessoas confiam em grandes nomes se resume em grande parte ao marketing. Eles estão familiarizados com esses nomes, então eles permitem que essas marcas tenham mais confiança.
Ao usar o email marketing, você é capaz de construir credibilidade ao manter contato com seus clientes e mantê-los atualizados sobre seus negócios. Quanto mais eles aprendem sobre o seu negócio e quanto mais eles ouvem sobre a sua empresa, mais eles vão confiar em você.
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