Email Marketing e Redes Sociais: Por que e como devo integrar os dois meios?
Com a eficiência das estratégias de Inbound Marketing, cada vez mais empresas têm investido nas redes sociais e no e-mail marketing. As duas ferramentas são excelentes meios de atrair clientes para o funil de vendas e conduzi-los na jornada até a conversão de uma venda.
Quando utilizadas em conjunto, estas duas estratégias são muito mais eficientes e colaboram de forma muito poderosa para a captação de leads e para a conversão de vendas. No entanto, muitas empresas ainda falham em criar campanhas integradas para redes sociais e e-mail marketing.
Por isso, para lhe ajudar a criar campanhas mais eficientes, neste artigo, vamos mostrar por que e como integrar campanhas de e-mail marketing e redes sociais. Continue conosco!
Por que integrar e-mail marketing e redes sociais?
A seguir, veremos alguns fatores que justificam porque vale a pena integrar os dois meios. Todos eles culminam para um objetivo final em comum: a otimização comunicacional para a criação de um relacionamento que conduza à conversão de vendas.
Aumente a complexidade da abordagem dos dois meios
As redes sociais oferecem um alto potencial de interação com os clientes. No entanto, analisando as postagens de grandes marcas de varejo e serviços, é fácil notar que boa parte delas é utilizada para divulgar promoções e produtos.
No Facebook e no Twitter das Lojas Americanas, por exemplo, em um único dia chegam a ser postadas mais de 10 ofertas. Já no caso do gigante McDonald´s, embora seja notável que as postagens fazem parte de uma estratégia comunicacional muito mais complexa, estas também são direcionadas à promoção dos produtos.
Idealmente, deve haver um equilíbrio no conteúdo das postagens, mas o fato é que a divulgação dos seus produtos e serviços é extremamente importante. Assim, ao apostar na integração das redes com as campanhas de e-mail marketing, você propicia uma abordagem mais complexa dos dois meios para a divulgação dos seus produtos e serviços, de uma forma menos agressiva e mais inteligente.
Isto faz com que o público tenha maior disposição para interagir com as campanhas e para se cadastrar na sua base. Mais à frente, demonstraremos como realizar esta integração com a postagem de conteúdos otimizados que conduzam aos seus formulários de opt-ins, por exemplo.
Combinar os meios aumenta o potencial de resposta do público
Ao investir em redes sociais e e-mail marketing, é muito importante focar o trabalho em um objetivo de obtenção de respostas diretas. Neste contexto, vale notar que o alcance comunicacional e o tempo necessário para se obter uma resposta em cada mídia varia, contudo, as estratégias comunicacionais para atingir estes objetivos são semelhantes.
São utilizadas técnicas de copywriting e curadoria de conteúdo com o intuito de criar conteúdos atrativos. Nas redes sociais, o conteúdo convida à interação, enquanto que no e-mail marketing, a reação esperada geralmente é mais direta no sentido da conversão.
Combinando as estratégias, é possível fazer com que um canal alimente o outro. O e-mail marketing pode convidar os clientes a seguirem sua empresa nas redes, enquanto as redes podem atrair mais leads para a sua base de cadastros.
Assim, sua base de contatos aumenta e o público responde muito mais às suas promoções e conteúdos. Para isso, você pode empregar também uma combinação inteligente de mídias para cativar o seu público. Isto é especialmente interessante tendo em vista que nas redes sociais o público interage muito mais com vídeos e imagens do que com textos e links.
Por exemplo, uma pesquisa da Online Publishers Association mostrou que 80% do público assistiu a, pelo menos, um anúncio em vídeo nas redes sociais num período de 30 dias. Integrando o uso da multimídia nas redes com teasers via e-mail marketing, é possível obter um desempenho ainda melhor do que este oriundo do impulsionamento tradicional, além de atingir um público muito mais qualificado.
Continue lendo para descobrir como fazer isso em uma estratégia de storytelling!
Concentre os esforços de marketing e obtenha um ROI melhor
Como você já pôde notar, boa parte dos motivos pelos quais vale a pena integrar e-mail marketing e redes sociais têm como base as semelhanças dos dois meios. Elas fazem com que as estratégias de comunicações que apresentam maior sucesso em cada um deles também sejam muito semelhantes.
Deste modo, a melhor maneira de obter retorno com seus esforços de marketing é combinar os dois canais. Assim, com um único conceito de campanha, é possível atuar de forma eficaz em duas frentes atingindo um grande número de consumidores em potencial.
Além disso, para obter sucesso, tanto as estratégias de e-mail marketing quanto as de redes sociais dependem de conteúdo de alta qualidade, segmentado de acordo com a resposta e os interesses do público. Neste contexto, a curadoria de conteúdo para as campanhas configura-se como outra atividade que pode ser otimizada para uso combinado.
Assim, ao associar os dois meios, obtém-se um melhor aproveitamento do trabalho de otimização de conteúdo. Isto reduz sensivelmente o investimento de tempo na elaboração das campanhas, abrindo espaço para o desenvolvimento de outras estratégias e ações necessárias para melhorar os resultados do negócio.
Ambos têm alto potencial de construir relacionamentos
Um dos objetivos principais do marketing de conteúdo reside na construção de um relacionamento com os clientes. E, neste contexto, tanto o e-mail marketing quanto as redes sociais são importantes ferramentas na construção de relações com os clientes, que, por sua vez, são importantíssimas para a sua fidelização.
Deste modo, tanto para as redes sociais (como já foi mencionado antes), quanto para o e-mail marketing, é importante que o conteúdo abra espaço para interação. As postagens e e-mails devem fazer mais do que divulgar ofertas em uma via de mão única (uso muito comum e ineficiente do e-mail marketing).
Por exemplo, um uso eficaz do e-mail marketing e das redes sociais deve incitar o feedback. O convite à participação em pesquisas e discussões, por exemplo, valoriza a opinião do cliente (aumentando suas chances de fidelizar!) e incentiva a participação nos canais da sua empresa.
A integração potencializa os resultados
Como já mencionamos, campanhas nas redes sociais têm vias úteis menores que no e-mail marketing. As postagens de redes sociais são muito mais fugazes, submergindo rapidamente nas informações mais novas. Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Radicati averiguou que uma mensagem tem 5 vezes mais chances de ser vista na caixa de entrada do que nas redes.
Assim, com o uso combinado do e-mail marketing, você desfruta do potencial de prolongar e aumentar o escopo de uma campanha que está no ar nas redes. Assim, você aumenta o alcance da campanha e consegue fazer com que uma ação de média ou longa duração nas redes tenha uma participação maior ao longo de todo o período.
O mesmo é válido para a divulgação de lives e outros eventos ao vivo nas redes. Antes da data marcada, você pode garantir que o público receba lembretes sobre o evento via e-mail e que se inscreva para receber notificações e ser encaminhado diretamente para os canais certos, na hora certa.
Construa uma marca mais forte
Já falamos bastante sobre por que a integração de e-mail marketing e redes sociais é valiosa para aumentar as taxas de respostas às suas campanhas. Contudo, como já foi visto, também, a qualidade do conteúdo é essencial para garantir o sucesso nos dois meios.
Assim, se for possível encontrar o ponto de equilíbrio ótimo entre conteúdo promocional e informações valiosas, você valoriza sua marca. Isto é capaz de aumentar seu potencial de viralização, bem como sua base de seguidores e leads. Isto faz da sua marca mais forte e mais reconhecida no segmento, por agregar autoridade e permitir a criação de um relacionamento baseado em uma troca genuinamente valiosa para os seus clientes.
Mãos na massa: como integrar redes sociais e e-mail marketing?
Você já viu seis bons motivos que justificam a integração das suas campanhas de e-mail marketing e redes sociais. Mas, outro aspecto importante é: como colocar esta integração em prática?
Existem diversas estratégias, com variados objetivos. Desde o aumento da captação de leads, até a promoção de vendas e um crescimento na interatividade com a marca. E, para cada objetivo de campanha, existe uma estratégia comunicacional diferente.
A seguir, você verá algumas ideias de como fazer esta integração no marketing digital do seu negócio. Tenha em mente que, dependendo do seu segmento de mercado, tamanho da base de contatos e seguidores e presença de marca, cada estratégia deve ser adequada à sua realidade para gerar os melhores resultados.
Integre os dois meios para aumentar sua base de leads qualificados
Esta é uma das formas mais simples e comuns de integração dos dois canais. Você pode usar as redes sociais para captar mais leads e usar o e-mail marketing para conseguir mais seguidores.
Se o público demonstra interesse nas suas atividades e promoções nas redes sociais, isto é um bom indício de que se interessarão pelos seus e-mails. Além disso, os e-mails conseguem mais conversão maior do que as redes sociais, com uma taxa da ordem de 66%.
Por isso, pense em formas de educar seus seguidores a respeito de seu newsletter. Uma boa forma de fazer isso é postar, nas redes, links atrativos para conteúdos relevantes em seu site ou blog, onde exista um formulário de cadastro.
Outra forma interessante de adquirir mais leads qualificados para suas campanhas de e-mail marketing é divulgar materiais de acesso restrito, como whitepapers, e-books, cursos e webinários. Para ter acesso, o cliente deve fornecer seus dados de contato.
Lembre-se que estes dados são extremamente valiosos! Eles têm o potencial de fidelizar os clientes e converter até 66% dos leads alcançados. Por isso, o conteúdo deve ser bem elaborado e ter alta relevância.
Do mesmo modo, você pode utilizar seus leads qualificados para aumentar sua base de seguidores nas redes sociais. Isto pode ser feito de modo muito simples com a inclusão de um botão de compartilhamento nos seus e-mails. Uma pesquisa da Nonprofit Hub revelou que a inclusão deste recurso é capaz de aumentar o CTR de um e-mail em até 158%!
Descubra o potencial do remarketing e das listas segmentadas
A maioria das redes sociais já oferece excelentes ferramentas de remarketing. Com elas, é possível direcionar conteúdo patrocinado para pessoas que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços acessando o seu site.
Desta forma, a página da sua empresa aparece diretamente para o consumidor no momento em que ele está utilizando a rede. Isso coloca o perfil social do seu negócio a um clique de distância a menos, aumentando as chances de acesso e de receber mais um seguidor.
Desfrutar desta ferramenta na integração de e-mail marketing com redes sociais é muito fácil. Insira os códigos de rastreamento das redes nas páginas para onde os leads são direcionados a partir do seu e-mail.
Você também pode direcionar a publicidade nas redes sociais diretamente para a sua lista de contatos. Redes como Facebook e LinkedIn oferecem a possibilidade de segmentar para uma base de dados que você já possui, aumentando a qualidade da segmentação e, consequentemente, o ROI da sua campanha nas redes.
Mas, para fazer isso, lembre-se de criar campanhas semelhantes nos dois meios para os públicos utilizados. Isto é imprescindível para entregar conteúdo de relevância que vai, de fato, atrair o cliente.
Crie campanhas transmedia, utilize storytelling e envolva sua audiência
Uma das melhores formas de chamar atenção para a sua marca e as soluções que ela oferece é por meio do storyelling. Ao contar uma boa história, você envolve o seu público em uma estratégia de marketing emocional, capaz de criar laços mais profundos entre o seu consumidor e a sua empresa.
Crie uma história bem estruturada e conte-a nas redes sociais e no e-mail marketing. O cliente que entrou na jornada do seu herói pelas redes precisa cadastrar-se na sua newsletter para conhecer os próximos capítulos, e vice-versa.
Desta forma, você integra as duas mídias, de modo a aumentar o alcance da comunicação nas duas, enquanto engaja o consumidor e reforça a identidade da sua marca. Isto fideliza o cliente e aumenta a chance de atrair a atenção dele nas próximas campanhas.
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