Email marketing e abandono de carrinho: como transformar a desistência em conversão
Todos nós já abandonamos um carrinho em algum momento durante o processo de check-out das compras online. E, sem dúvida, são muitas as razões possíveis pelas quais isso terá ocorrido. Para as empresas, simplesmente ignorar o índice de abandono do carrinho de compras não é a decisão mais inteligente, já que esse número pode ser significativo e indicar algum problema no processo de finalização da compra.
Existe uma solução que pode ajudar as marcas a reduzir cestas abandonadas e aumentar as suas vendas: usar campanhas automatizadas de email marketing para lembrar e motivar o assinante a retornar para concluir o pedido. A introdução dessas campanhas em sua estratégia de marketing permitirá que a empresa reduza o abandono do carrinho de compras e gere mais receita.
Antes de implementar um programa de abandono de carrinho por email marketing, as marcas precisam primeiro identificar se têm algum problema. E qual é a porcentagem de usuários que está abandonando o carrinho de compras nos estágios finais?
Segundo estatísticas levantadas pelo SalesCycle, a média geral de abandono de carrinhos é de 75,6% em todos os setores. Alguns nichos, como viagem, têm uma porcentagem mais alta (81,7%). Outros, como moda, têm uma média mais baixa, de 69,1%. E no seu negócio, qual é esse número? É importante saber!
Se você perceber que tem um problema com o número de cestas abandonadas, não entre em pânico. Você tem a chance de recuperar essas cestas abandonadas e motivar os usuários a concluir a compra. Continue lendo para entender como reengajar esses clientes.
Por que ocorre o abandono de carrinho?
Já foram realizados diversos estudos para identificar o comportamento dos comprados online. Os principais motivos para abandono de carrinho são:
Taxas escondidas
Se os varejistas adicionarem custos extras, que não são muito claros para o comprador antes da finalização da compra, provavelmente a taxa de abandono será maior. Isso acontece muito em sites de compras coletivas e de viagens (o que talvez explique a altíssima taxa de abandono nesse nicho). Mantenha seus preços simples, claros e justos e você verá uma taxa de conclusão de compra maior.
Taxas de entrega
Você oferece frete grátis apenas para pedidos que preenchem certo requisito? Mais uma vez, deixe o cliente conhecer essas regras de antemão. Além disso, seu custo de envio está acima da média? Por exemplo, se você está vendendo um livro, o cliente certamente estará esperando para ser cobrado em poucos reais para recebê-lo em casa. Se o seu site está cobrando muito pela entrega, você terá um problema sério com o grande número de abandono de carrinho.
Métodos de Pagamento
Hoje em dia existem muitas maneiras diferentes para as transações serem concluídas: cartão de débito, de crédito, Paypal, Google Check-out, etc. Por isso, é importante que os varejistas online adotem as tendências em crescimento e ofereçam diferentes opções de pagamento disponíveis para seu cliente.
Problemas técnicos
Se o processo for interrompido e o cliente não puder concluir a compra, o abandono do carrinho é inevitável. Certifique-se de verificar seu processo constantemente e de ter um sistema robusto para alertá-lo sobre quaisquer problemas que ocorram.
Experiência do usuário
Quantas etapas precisam ser concluídas para finalizar o check-out? O processo é fácil e intuitivo? Quais medidas de segurança existem para garantir que o cliente se sinta seguro e protegido enquanto informa os dados do cartão de crédito? Quanto tempo demora o seu processo comparado a outros concorrentes? Para que os usuários tenham uma experiência perfeita, você precisará ter certeza de resolver todos os problemas que você possivelmente tenha no processo de check-out.
Registro Forçado
Quão importante é para você que seus clientes se registrem e passem a fazer parte do seu mailing? Se isso for imprescindível para o seu negócio, solicite todos os dados durante o processo de check-out. No entanto, se não for tão importante, você pode permitir que o seu cliente faça o check-out como convidado. Após a conclusão do check-out, você pode incentivá-los a se registrarem com uma oferta ou cupom de desconto.
Como reengajar os clientes que abandonaram o carrinho?
Depois de ter resolvido as principais questões pelas quais seus clientes abandonam os carrinhos de compras, você vai descobrir que eles ainda estão abandonando. Não entre em pânico, você não será capaz de impedir completamente que isso aconteça, e é por isso que um método de recuperação de cestas é vital para grande parte das empresas – especialmente aquelas que atuam no segmento do varejo.
Campanhas inteligentes de email marketing podem permitir que marcas online reativem seus usuários e impulsionem a conclusão da compra.O email é a grande estrela das campanhas de recuperação de abandono de carrinho. Ele permite que você envie um email de recuperação da cesta que vai levar seu assinante diretamente ao ponto de abandono.
O email pode ser direcionado a cada assinante individualmente, contendo os detalhes de sua cesta abandonada e recomendações de produtos alternativos que também podem interessá-los, e também pode direcionar o assinante de volta para a cesta abandonada para que eles possam concluir a compra.
Um benefício adicional do email é que você pode criar campanhas automatizadas que enviarão uma série de emails para o cliente após o abandono do carrinho de compras. Isso permite que os varejistas aumentem o incentivo para a conclusão da compra. Por exemplo, no email 1 você pode lembrá-los do que eles deixaram na cesta, no email 2 você pode oferecer entrega gratuita ou um desconto e no email final oferecer um desconto adicional se a compra for concluída.
Confira aqui nosso artigo sobre séries de emails para reengajamento
Para que você seja capaz de usar o email para reengajar usuários com cestas de compras abandonadas, é necessário saber quem é o comprador. Por isso, talvez seja interessante tornar o registro do usuário obrigatório. Preencher um cadastro não é a tarefa mais agradável do mundo, mas com o incentivo certo você será capaz de convencer o cliente a se identificar durante o processo de compra.
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