Como usar GIFs no email marketing
Atualizado em 04/08/2019
Cada vez mais populares entre os usuários da internet, os GIFs (pronuncia-se jifs – embora ninguém os chame assim) também podem ser excelentes reforços para tornar o seu email marketing ainda mais atraente. Seja apenas dando um toque mais informal ou ilustrando alguma informação, considere adotá-los em suas campanhas. Os resultados podem ser surpreendentes!
Os GIFs
Mais formalmente conhecidos como Graphics Interchange Format, os GIFs são animações sem som feitas a partir de clipes de vídeo ou imagens estáticas que geralmente duram apenas alguns segundos. De acordo com um relatório da Giphy publicado em 2017, as estatísticas diárias do GIF são bastante impressionantes:
– Mais de 1 bilhão de GIFs são compartilhados;
– Mais de 100 milhões de pessoas visualizam GIFs;
– Mais de 2 milhões de horas de GIFs são visualizadas diariamente.
A popularidade do GIF não diminuiu com o tempo. Essas animações em looping invadiram a internet – e parece que vieram pra ficar. GIF foi inclusive declarada a “palavra do ano” em 2012.
Por isso, celebridades como Lady Gaga e Barack Obama os utilizam para reforçar sua marca pessoal. E empresas gigantescas como McDonald’s, Facebook e Nike adotaram os GIFs nas suas estratégias de marketing online.
Então, por que você ainda não está utilizando os GIFs nas suas campanhas de email marketing?
Por que os GIFs são tão populares?
Os GIFs surgiram como uma maneira de hospedar imagens estáticas em 1987. Em 1989, o GIF passou a suportar animações curtas, e agora o GIF é uma maneira universal de se comunicar através de uma animação sucinta. Hoje, o crédito pela popularidade do GIF pode ser dividido entre os avanços feitos na comunicação móvel e entre os aplicativos que tornam a criação de GIF mais fácil do que fazer um bolo.
Ou seja, a mesma facilidade e rapidez que impulsionaram a popularidade das mensagens de texto é o que impulsiona o sucesso do GIF.
A eficácia do GIF também tem a ver com diversos fatores que são essenciais para transformar conteúdo sem graça em conteúdo envolvente. GIFs são:
– Culturalmente relevantes
Os GIFs ajudam a impulsionar e definir a cultura de hoje. Se você quiser saber o que é relevante agora, confira os GIFs mais populares do dia. Devido aos laços do GIF com a cultura pop, eles tornam qualquer conteúdo instantaneamente atraente para os leitores.
– Universais
Assim como a música fala qualquer idioma, o mesmo acontece com os GIFs. Isso é especialmente importante se você tiver uma lista de assinantes multicultural. Embora o humor de seu texto possa ser perdido quando traduzido para alguns idiomas, as expressões exibidas em um GIF falam todos os idiomas.
– Compartilháveis
Os GIFs são fáceis de entender, atraentes e curtos. Esse tipo de material é altamente compartilhável em praticamente todas as plataformas, incluindo email. Isso não apenas aproxima seu público de sua marca, mas também os deixa mais abertos para se comunicar com você.
– Responsivos
Um dos maiores benefícios de usar GIFs em seu email marketing é como eles podem ser responsivos. Fazer um GIF é barato e rápido, o que significa que você pode criar um em curto prazo. Não há necessidade de contratar um desenvolvedor ou fazer qualquer codificação, pois há muitas ferramentas de GIFs que podem fazer o trabalho em questão de minutos.
O impacto dos GIFs no email marketing
A cultura dos textos longos deu lugar a uma comunicação instantânea. Se uma mensagem não for compreendida em segundos, você perderá a atenção da sua audiência. Os GIFs envolvem seu público em segundos. Não é exatamente isso que você gostaria que seu email marketing fizesse?
Além disso, muitos servidores de email ainda não oferecem suporte a vídeos. Então, se você tentar colocar um vídeo no meio do seu email, seus assinantes poderão ter um link quebrado.
Ao invés disso, coloque um GIF no seu email. A maioria dos servidores irá exibi-los, e usá-los irá destacar sua campanha de email marketing. Ser notado por seus inscritos é o primeiro passo no seu funil de conversão.
Além de apresentar emoções ou reações, aqui estão algumas ideias mais focadas em marketing sobre como usar GIFs divertidos:
– Demonstração concisa do seu produto
Use um GIF para demonstrar como seu produto ou serviço funciona. Embora você possa aprofundar a apresentação posteriormente, um GIF com foco na demonstração chamará a atenção do público mais cedo e ajudará a guiá-lo pelo seu funil de vendas.
– Um mini-vídeo de instruções
Quer mostrar às pessoas como fazer alguma coisa? Considere o GIF. Seu formato curto facilita a compreensão do que você está tentando mostrar ao público.
– Infográfico animado
Anime os dados que você está prestes a apresentar. É como um divertido mini-trailer para o que vem pela frente.
– Storytelling
Essa história pode ser sobre algo sério, algo bobo ou apenas outra maneira de mostrar que tipo de empresa você é. Qualquer que seja a história, um GIF certamente chamará a atenção mais rápido do que qualquer título.
Como criar seus próprios GIFs (e enviá-los por email)
Para começar a criar GIFs, explore os muitos criadores de GIFs que existem atualmente na Internet hoje. Eles variam em complexidade, e alguns podem exigir pagamento mensal para obter uma exibição de melhor qualidade ou remover ícones como marcas d’água.
Giphy: O Giphy é a maior autoridade em GIFs agora. Você pode fazer o download de GIFs criados por outras pessoas ou criar o seu próprio gratuitamente. Aqui você pode criar GIFs animados a partir de seus próprios arquivos de vídeo ou usar um vídeo que você encontrou online (como no YouTube, por exemplo).
GIFMaker: crie GIFs gratuitos de imagens estáticas. Além disso, escolha o quão rápido você deseja que as imagens passem e quantas vezes você deseja que o GIF faça um loop.
GIFs.com: Essa ferramenta cria GIFs de alta definição, o que pode ser útil quando o GIF contém texto. Além disso, este criador tem um conjunto de recursos de edição e efeitos que podem ser utilizados facilmente.
Mas se você não estiver interessado em criar seus próprios GIFs agora, você está com sorte. Há milhões de GIFs sendo feitos todos os dias por internautas. Vá para um site como Giphy ou GIFBin e digite uma palavra que descreva o GIF que você está procurando.
Você pode até gravar a tela do seu computador e transformá-la em um GIF. Essa ideia é especialmente útil para empresas que precisam mostrar como um aplicativo ou ferramenta funciona. Algumas ferramentas que podem ajudá-lo incluem Recordit, TinyTake e QuickTime. Basta gravar o que está acontecendo na sua tela, seja você mostrando onde um determinado botão está ou escrevendo uma linha de código e, em seguida, salve-o.
Depois que seu vídeo for salvo, faça o upload para uma das ferramentas de GIF listadas acima. Edite o GIF para atender às suas necessidades, faça o download do resultado para o seu computador e solte o arquivo no corpo do seu próximo email.
Quando usar um GIF no email marketing
Você pode enviar GIFs engraçados naquele grupo de WhatsApp com seus amigos ou vê-los frequentemente nas redes sociais, mas será que eles poderiam ser uma ferramenta de marketing benéfica para sua empresa? A resposta é sim, desde que você faça as coisas da maneira certa.
Mesmo com os avanços tecnológicos no vídeo, os GIFs continuam reinando supremos na internet. Agora você pode responder seus amigos em praticamente todas as plataformas sociais com o GIF certo para transmitir sua reação.
Mas o GIF icônico no email marketing também não deve ser ignorado. E não, não estamos falando apenas dos memes pré-fabricados – a menos que isso se adeque ao tom da sua marca, é claro. GIFs personalizados são uma excelente opção para explicar conceitos confusos de forma concisa e aumentar o envolvimento de seus inscritos.
Abaixo estão os prós e contras para ajudá-lo a descobrir quando e como usar GIFs em seu email:
Benefícios do uso de um GIF animado em suas campanhas de email
Se você tem interesse em inserir GIFs personalizados em suas campanhas de email, está com sorte, pois há vários benefícios. Os GIFs facilitam a explicação de conceitos complicados. Se você estiver enviando um anúncio sobre a reformulação de um site ou sobre como fazer algo tecnológico, a criação de um GIF personalizado pode ajudar seus inscritos a entender o assunto sem ficarem muito confusos.
Eles podem aumentar o envolvimento (e o ROI). Um GIF personalizado simples para lançamentos de produtos ou emails promocionais pode ajudar a despertar o interesse e incentivar os leitores a clicar.
Os GIFs também são um excelente substituto para o vídeo. A maioria dos clientes de email não suporta vídeos incorporados. Além disso, os vídeos são pesados, enquanto um GIF otimizado pode resolver esse problema.
Quando usados no momento certo, com o conteúdo certo e o segmento de público certo, os GIFs podem se tornar parte vital da sua estratégia de email marketing. A chave é entender como e quando enviá-los.
Quando não devo usar GIF nas campanhas por email?
Embora os GIFs funcionem muito bem para determinados segmentos de seu público e determinadas campanhas por email, eles podem não ser a melhor opção para toda campanha. Você pode querer fugir dos GIFs nas seguintes situações:
– GIFs podem ser irritantes
As gerações mais velhas podem não gostar de uma imagem que se move – especialmente se ela se mover muito rapidamente, dificultando a tarefa de ler o que está na tela. Da mesma forma, pessoas de todas as idades podem ficar incomodadas com campanhas GIF enviadas com muita frequência.
– GIFs são pesados
Com 53% de todos os emails abertos em dispositivos móveis, você deve considerar o tamanho dos GIFs em seus emails e a quantidade de dados que eles irão consumir.
– Os GIFs não são suportados por todos os clientes de email
Muitas pessoas que navegam na caixa de entrada através de clientes de email antigos podem ver uma caixa de erro em vez do seu GIF. Outros provedores de serviços de email podem exibir somente a primeira tela.
– Eles podem ser prejudiciais para certas pessoas
Os GIFs com movimentos rápidos não são uma boa opção para os inscritos com epilepsia ou problemas de visão, por exemplo.
– Você precisa falar sério
Mantenha os GIFs longe de qualquer email que esteja destinado a tratar de assuntos mais sérios.
Como sempre, a dica é conhecer seus inscritos. Você pode segmentar o público-alvo com base em leitores de email, faixa etária, interesses e outros fatores que podem garantir o envio de campanhas GIF às pessoas certas.
Considere estas dicas antes de inserir um GIF animado a campanhas de email
GIFs são complicados. Ao manter alguns pontos importantes em mente, você pode ajudar a garantir que os GIFs corretos atinjam os inscritos certos no momento certo.
– Use os GIFs com moderação
Mantenha os GIFs reservados para destacar lançamentos de produtos ou outras campanhas de email especiais. É fácil as pessoas ficarem entediadas com GIFs se você enviá-los em todos os emails – e isso vai acabar com todo o propósito de melhorar o engajamento.
– Desacelere
Você não quer que seus GIFs se movam tão rápido a ponto de que ninguém possa lê-los. As gerações mais antigas, em especial, provavelmente não vão gostar de GIFs chamativos e velozes.
– Pegue leve nas cores
Cores brilhantes piscando em sua caixa de entrada de email podem ser irritantes e intrusivas e colocar seus assinantes para correr.
– Segmente seu público
Considere diferentes faixas etárias ou clientes de email antes de enviar campanhas GIF. Você pode até criar GIFs personalizados diferentes para segmentar vários perfis de seu público.
– Otimize seus GIFs
Usar o software certo ajudará a garantir que seus GIFs não sejam tão pesados que sejam sinalizados por filtros de spam ou que não sejam carregados nas caixas de entrada de seus inscritos.
– Faça testes com sua audiência
Envie emails com GIF para determinados segmentos do seu público e com imagens estáticas para os outros. Veja qual apresenta melhor desempenho. A partir daí, você pode decidir continuar com um GIF animado na campanha de email ou não.
– Execute testes gerais
Não se esqueça de enviar emails de teste, especialmente se você estiver começando a trabalhar com GIFs. Qual é a utilidade de enviar um email com um GIF incrível se ninguém conseguir vê-lo? Envie emails de teste para você e alguns colegas de trabalho para ver como eles funcionam.
As imagens GIF animadas funcionam em todos os provedores de serviços de email?
Não, e é importante levar isso em consideração antes de enviar qualquer campanha de email com GIFs animados. Se você estiver configurando o envio de uma campanha GIF e não tiver certeza de quais clientes de email seus usuários estão usando, basta enviar um GIF que avance no primeiro quadro. O Outlook ainda exibirá o primeiro quadro como um gráfico típico, por exemplo.
Conclusão
Os GIF animados são excelentes para incentivar o envolvimento com seus inscritos, mas tenha cuidado para não abusar delas. A chave para uma campanha de email bem-sucedida com GIFs é entender e segmentar seu público. Depois de descobrir isso, você pode criar GIFs personalizados que reforçam sua mensagem e agradem seus inscritos.
E você, já está usando os GIFs nos seus emails? Compartilhe sua experiência nos comentários!
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