Black Friday: como criar uma estratégia de e-mail marketing para bombar suas vendas?
Saber como criar uma estratégia de e-mail marketing é essencial para conseguir aumentar as suas vendas na Black Friday. Esse período do ano conta com um grande número de compras, e por isso, é importante saber como aproveitar essa oportunidade.
No entanto, para conseguir aproveitar essa abertura no mercado, é preciso saber como elaborar uma estratégia para a Black Friday. A boa notícia é que isso não chega a ser algo complexo, apesar de ser necessário uma boa dose de esforços.
De toda forma, para descobrir como criar uma estratégia de e-mail marketing para Black Friday, leia o texto que preparamos a seguir!
Antes de mais nada, qualifique seus leads
O primeiro passo para criar uma estratégia de e-mail marketing para Black Friday é qualificar os seus leads. Sem contar com uma lista de contatos que realmente podem ser convertidos, dificilmente será possível registrar resultados positivos em seu negócio.
Ter leads qualificados significa que apenas quem tem interesse em receber as suas mensagens, realmente vai recebê-las. Com isso, você evita esforços em vão, e também que algumas pessoas sinalizem os seus e-mails como se fossem spam.
Uma boa maneira de garantir a boa qualificação dos seus leads é criando uma landing page voltada para isso. Em um período anterior à Black Friday, crie um layout voltado para a captação de e-mails de pessoas interessadas em receber suas ofertas.
É importante que o layout seja temático, sobre a própria Black Friday, para que o cliente já “entre no clima” do evento. O layout também deve ser o responsável por chamar o cliente para a ação de se inscrever para fazer parte da sua lista de contatos.
Uma maneira de aumentar a adesão a essa estratégia é prometer promoções em primeira mão, o que garante que o cliente terá o produto. Além da promessa, é claro, é necessário cumprir com o que você se propõe a fazer, para evitar decepção dos assinantes.
Outro incentivo para contar com inscrições na sua lista de contatos é disponibilizar ofertas exclusivas apenas para quem assinou. Dessa forma, além de aumentar o público da sua empresa, você também conta com leads qualificados para a Black Friday.
Crie expectativa com antecedência
É essencial que você crie expectativas em seus clientes, para que eles se lembrem do seu negócio quando a Black Friday chegar. Fazer com que o seu público se sinta ansioso para aproveitar as ofertas é algo que costuma trazer bons resultados para empreendedores.
Para isso, é preciso investir na divulgação das suas promoções com o máximo de antecedência possível. Isso vai garantir que todos consigam conhecer as suas principais ofertas, e saibam que podem contar com o seu negócio para ter preços baixos.
Um bom exemplo de como isso funciona está presente em todo o mercado, quando analisamos as empresas a partir de outubro. Assim que o mês se inicia, os grandes empreendimentos já começam a divulgar preços que serão praticados no Natal.
E o resultado disso nós podemos ver no grande número de clientes que essas empresas trazem nas grandes datas. Isso acontece graças à informação que elas divulgam sobre os seus preços, o que já deixa os clientes atentos para acompanhar as novidades.
Por isso, é importante investir na expectativa, pois isso incita a curiosidade do público em geral. Uma boa maneira de fazer isso é apresentar uma contagem, como em “faltam X dias para você comprar o novo Air Max com 50% OFF em nossas lojas!”, por exemplo.
Em todo caso, essa é uma das estratégias de e-mail marketing que mais trazem retorno financeiro para essa data. Informar o seu público, e estimular que criem expectativas, desde que sejam cumpridas, é uma boa maneira de tornar o seu negócio mais atraente.
As ofertas devem começar antes do evento
Além de avisar as ofertas com antecedência, é importante que elas comecem antes da data oficial. Isso vai fazer com que o ambiente do seu empreendimento fique menos conturbado, com seus atendentes tendo disponibilidade para atender a todos.
Porém, se as suas promoções forem limitadas a uma única data, as chances do tumulto ser criado é muito grande. Por esse motivo, o mais indicado é que você faça uma semana inteira de ofertas, e, é claro, informe os clientes sobre isso.
Isso vai ajudar os seus clientes e a sua própria equipe a se prepararem melhor para o grande evento. Além disso, você pode se concentrar em separar bem as ofertas, sem precisar empilhar informações, o que pode não ser bem recebido.
Se você atende apenas online, fazer uma Black Week também pode te ajudar a lidar melhor com os acessos ao site. Isso porque, um grande número de acessos simultâneos pode tirar o portal do ar, o que acabaria fazendo com que os prejuízos fossem notados pelo seu negócio.
Por todos esses motivos que foram apresentados aqui, é importante que você não limite as suas promoções para apenas um dia. No entanto, é claro, não deixe de continuar criando expectativa sobre a realização do evento, para que os clientes não vejam como apenas uma semana comum.
Assunto precisa ser bem elaborado
Um assunto interessante é crucial para garantir que o seu e-mail vai ser aberto pela sua audiência. Durante a Black Friday, o principal ponto a ser levado em consideração é dar ênfase para o que vai estar em desconto, e quantos por cento será dado.
O consumidor vai dar mais atenção para e-mails que contam com termos como “% OFF”, “Black Friday”, além de outros que indicam que estão acabando. Isso vai aumentar as chances do seu cliente ao menos abrir para verificar a mensagem.
Alguns exemplos que você pode adotar ao criar a sua linha de assuntos para a Black Friday são os seguintes:
- “Produtos X com 50% OFF se você comprar HOJE!”;
- “TODOS os produtos X com FRETE GRÁTIS AGORA!”.
Essas mensagens podem servir como protótipo para que você desenvolva as suas próprias linhas de assunto para e-mails. No entanto, elas são mais genéricas, podendo ser aplicadas em qualquer segmento, o que não conta com grande originalidade.
O ideal é que a sua empresa crie as próprias linhas de assunto, usando a linguagem do seu estabelecimento. Não adianta nada usar uma linguagem mais despojada se o público que você precisa lidar como cliente que conversam de maneira mais séria.
Em todo caso, não deixe de adicionar o seu toque na linha de assunto, tomando sempre o cuidado de destacar os produtos e o evento. Além disso, nada de temas muito grandes, pois isso pode acabar te atrapalhando a transmitir a sua mensagem.
Contem com templates próprios para a campanha
Depois do assunto conseguir convencer o assinante a abrir o e-mail, chegou o momento de garantir o seu sucesso por meio do template. Ele vai te ajudar a tornar o clique de compra mais atrativo, e por isso, essa funcionalidade não pode ser subestimada.
O layout é muito importante, afinal, é ele quem faz com que a sua oferta se torne algo atrativa para o cliente. Por esse motivo, ele não pode ser feito de qualquer forma, sem pensar na experiência do seu assinante de maneira especial.
É preciso fazer o uso adequado das cores, adicionar botões e imagens nos locais corretos, além de fazer uso de outros elementos. O call-to-action deve ser muito bem analisado, afinal, é isso que faz com que a sua empresa consiga obter o sucesso desejado.
Algumas das cores que podem te ajudar nesse sentido são as seguintes:
- Amarelo;
- Vermelho;
- Roxo;
- Laranja.
Todas elas transmitem sensação de alerta, o que deixa os seus clientes mais atentos à mensagem que está sendo transmitida. Entretanto, é claro, é preciso verificar se algumas delas combinam com a paleta de cores que foi adotada pelo seu empreendimento.
De toda forma, é importante saber como criar um template de e-mail marketing para garantir que sua estratégia vai obter sucesso. Com o layout certo, as suas chances de venda aumentam consideravelmente, desde que se tenha os descontos certos.
Aprenda com os dados dos anos anteriores
Para ajudar na criação da sua estratégia de e-mail marketing, é importante analisar os dados dos anos anteriores. Dessa maneira, você consegue direcionar os seus esforços para práticas que realmente são capazes de trazer bons resultados.
Saber quantas pessoas clicaram no e-mail, além do número de visualizações, conversões, entre outros, é muito importante. Isso porque, com isso, você pode buscar uma forma de reaproveitar uma estratégia que já apresentou resultados anteriormente.
Ao analisar os dados dos anos em que esse processo já acontece, você pode identificar:
- Quais foram as linhas de assunto que mais atraíram os cliques dos seus clientes;
- Quais foram os produtos que despertaram mais interesse quando foram anunciados;
- Que tipo de CTA foi mais efetivo para fazer com que o clique acontecesse.
Com essas e outras informações, é possível que você direcione as suas ações para algo que tem mais chance de dar certo. Tomar suas decisões baseadas em dados é algo muito mais inteligente do que apenas se basear em achismos em sua empresa.
Caso você não tenha usado o e-mail marketing no último ano da empresa, você pode analisar os dados dos e-mails disparados normalmente. Alguns detalhes, como linhas de assunto mais atraentes, podem ser notados ao verificar os padrões.
De toda forma, sempre que possível, baseie as suas ações em algo concreto, como são as informações obtidas online. O achismo, em alguns casos, pode até estar certo, no entanto, é muito mais seguro apostar em dados do que apenas tomar qualquer decisão.
Se possível, atraia clientes com brindes
Todo consumidor gosta de receber brindes quando fica ciente de alguma promoção especial. E quando estamos falando de Black Friday, é justamente esse tipo de oportunidade que ele espera aproveitar ao receber o seu e-mail.
Por isso, não deixe o seu cliente na vontade se você deseja contar com ele para o grande dia das compras. Os preços promocionais são comuns, não são muitos os que oferecem brindes que vão muito além de uma simples oferta.
Uma boa estratégia a ser adotada é oferecer frete grátis para quem usar o cupom que foi adicionado ao e-mail. Esse tipo de gatilho funciona muito bem para deixar o cliente atento para aproveitar a oportunidade de economizar com as entregas.
Além disso, se você tem o costume de oferecer brindes, é possível aumentar a sua taxa de fidelização. Mesmo que o fluxo aumente apenas na Black Friday, ainda assim, é importante que os clientes lembrem da sua marca dentro desse período.
De toda forma, os brindes acabam trazendo mais prestígio ao seu e-mail, pois faz com que os seus leads sempre queiram checar o conteúdo. Com isso, as suas chances de venda aumentam consideravelmente, o que é bom para os negócios de maneira geral.
Escassez é sempre um gatilho bem-vindo
Nossa última dica para te ensinar como criar uma estratégia de e-mail marketing para Black Friday fala sobre o gatilho da escassez. Por meio dela, é possível conseguir resultados melhores, e nós já até mesmo mencionamos essa questão em nosso artigo.
No entanto, é preciso ter um pouco mais atenção quando estamos falando sobre a escassez de produtos. Isso porque, esse gatilho é realmente potente, e, em épocas específicas do ano, pode ser uma arma poderosa para aumentar as vendas.
De maneira geral, compramos algo ou porque precisamos disso, ou para aproveitar uma oportunidade única no mercado. Em boa parte dos casos, ao menos na Black Friday, o segundo contexto é o mais comum, e isso acontece graças à escassez.
A ideia de que a promoção está no fim é algo que faz com que os seus clientes tenham mais pressa em finalizar uma compra. Para os clientes que estão analisando a situação de maneira mais indecisa, esse pode ser o empurrão necessário para a ação.
Por isso, criar uma contagem regressiva para as ofertas, ajuda a alcançar números melhores nas vendas. Por isso, não deixe de adicionar trechos como “ÚLTIMAS UNIDADES” ou “ESTÁ ACABANDO” em alguns de seus disparos.
Automatização e Segmentação Avançada
A automação permite enviar e-mails personalizados com base em ações ou características específicas dos clientes. Utilize sistemas de CRM para segmentar sua base com base em histórico de compras, interesses ou nível de engajamento. Por exemplo:
- Clientes recorrentes podem receber ofertas exclusivas.
- Novos assinantes podem receber descontos de boas-vindas.
- Consumidores inativos podem ser incentivados com e-mails que destacam os benefícios de sua marca.
Além disso, crie fluxos automatizados para diferentes etapas da jornada do cliente, garantindo que cada contato receba mensagens altamente relevantes
Séries de E-mails para Recuperação de Carrinhos Abandonados
Estudos mostram que 69% dos carrinhos de compras online são abandonados. Uma estratégia eficaz é implementar séries de e-mails que lembrem o cliente do produto deixado no carrinho, como:
- Primeiro e-mail (1 hora após abandono): Lembrete amigável sobre o carrinho.
- Segundo e-mail (12 horas depois): Destaque de benefícios (frete grátis, desconto).
- Terceiro e-mail (24 horas depois): Criação de urgência com mensagens como “Última chance!”. Esse método pode aumentar em até 131% as taxas de recuperação de carrinhos, melhorando significativamente suas vendas.
Criação de Senso de Urgência
Para estimular compras imediatas, aplique técnicas como:
- Contadores de tempo: Mostre quanto tempo falta para o fim da oferta.
- Escassez de produtos: Destaque frases como “Apenas 5 unidades restantes”.
- Prova social: Exiba quantas pessoas estão visualizando ou comprando o produto no momento, criando um efeito psicológico de FOMO (medo de perder).
Design Responsivo e Personalização
Aproximadamente 60% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis. Por isso:
- Utilize templates responsivos que se adaptam a diferentes tamanhos de tela.
- Dê destaque às ofertas com CTAs grandes e visíveis.
- Evite termos como “promoção” ou “desconto” em excesso nas linhas de assunto para não cair no filtro de spam. Teste linhas personalizadas com o nome do cliente ou mensagens como “Para você, Maria: Ofertas Imperdíveis!”
Estratégias Pós-Black Friday
Muitas empresas encerram suas campanhas na Black Friday, mas você pode se destacar ao:
- Estender as promoções até a Cyber Monday ou por 48 horas.
- Enviar e-mails com linhas de assunto chamativas, como “Não conseguiu comprar? Ainda dá tempo!”.
- Oferecer vantagens exclusivas na extensão, como frete grátis ou descontos adicionais. Isso mantém o senso de urgência sem perder a oportunidade de capturar mais vendas
Esperamos que tenha gostado de conhecer o processo de criação de uma estratégia de e-mail marketing na Black Friday!
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