Avaliando os resultados de suas campanhas de email marketing
A análise de relatórios de envios é importante para avaliar o sucesso de sua campanha, corrigir erros, fazer ajustes e tomar novas ações a partir dos resultados obtidos. Portanto, quanto mais detalhados forem seus relatórios, mais precisão você terá para tomar o rumo certo de seu investimento.
Seja seu objetivo aumentar as vendas, fidelizar seu cliente ou apenas entregar informação, o caminho que sua campanha de email marketing deverá percorrer até alcançá-lo é longo. Você vai construir sua lista de contatos, definir o conteúdo de sua newsletter, trabalhar o design de sua mensagem, escolher um assunto estratégico, programar a data e hora do envio, ufa! Estamos apenas no começo!
Após acionar o comando de envio de seu sistema de email marketing, começa uma nova trajetória para sua campanha. Sua mensagem percorrerá inúmeros servidores, filtros anti-spam, emails inválidos, reclamações de SPAM (sabemos que são injustas!), caixas-postais cheias, etc. Você precisará de todos os recursos possíveis para análise de seus resultados e saber onde, como e que reação sua mensagem provocou em seu público-alvo.
Vejamos alguns relatórios importantes a serem considerados e o que podemos fazer para melhorá-los.
Relatórios de emails rejeitados
Normalmente, o índice de emails rejeitados de uma lista de permissão fica na faixa de 1 % a 4 % do total de email enviados. Se sua campanha teve um índice muito acima da média, algo está errado. Verifique, em seu relatório de email rejeitados, os motivos de rejeição, que podem ser: usuário inválido, caixa postal cheia, domínio inválido, email inválido. Em sistemas mais avançados, como o Nitronews, é possível identificar email inválidos no momento da importação de sua lista. Se você constatar um grande índice de domínios e usuários inválidos, você provavelmente está trabalhando com email antigos, desativados ou simplesmente mal digitados. O ideal, neste caso, é você identificá-los e desativá-los, o que deverá diminuir sua taxa de rejeição no próximo envio.
Relatórios de Opt-outs (descadastros)
As pessoas optam pelo descadastro por vários motivos. Os motivos principais são: recebimento não autorizado (sem permissão), conteúdo irrelevante ao usuário e freqüência muito alta. Se sua campanha está gerando muitos descadastros, descubra os motivos através de relatórios de descadastro por motivo, estes serão extremamente úteis para você reformular seus planos relativos à conteúdo, freqüência e segmentação.
Relatórios de Visualizações
Um índice de visualizações de uma campanha de email marketing bem elaborada fica em torno de 15%. Essa é uma média ótima. Para chegar a esse índice, são dois fatores que influem na decisão da visualização de sua mensagem: credibilidade e relevância. Para obter um bom percentual de visualizações planeje com cuidado duas coisas: o assunto de sua mensagem e o nome do remetente. São eles que irão despertar o interesse de leitura. A credibilidade está no nome do remetente e o interesse (relevância) está no assunto. Leia mais em Importância do Assunto da Mensagem.
Relatórios de Cliques
Talvez seja esta a ação mais desejada em um envio de email marketing. O clique leva seu assinante a visitar sua empresa em segundos! Quer coisa melhor? Esta é uma das grandes vantagens do email marketing, trazer o internauta até sua porta, mesmo que ela seja virtual!
A dica para obter o maior número de cliques possíveis é simples: despertar o interesse em saber mais. Para isso, você deve despertar a curiosidade em seu assinante.
Caso você esteja enviando uma notícia, coloque um resumo ou apenas primeiro parágrafo e convide seu assinante a ler o restante em seu site. Se você está enviando uma promoção, coloque um link ou botão para um hotsite ou página da promoção com chamadas estratégicas como “veja os prêmios que esperam por você, acessando www.promocao.com.br” ou ainda “descubra as vantagens de ser nosso cliente, acesse…”.
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