Acessibilidade no email marketing
Tornar o seu email acessível para todos os usuários, inclusive aqueles que possuem algum tipo de deficiência, é muito mais do que politicamente correto. Pode ser também muito lucrativo, já que pesquisas indicam que deficientes movimentaram US$ 225 bilhões em 2017, apenas nos Estados Unidos.
Acessibilidade significa oferecer uma boa experiência ao seu usuário, que permite que ele possa acessar, perceber e interagir com o seu conteúdo. Se é importante no seu site ou blog, pode ter certeza que é fundamental no email marketing. Você deve garantir que o seu conteúdo será facilmente escaneado por aplicativos que permitem a leitura por cegos, por exemplo.
Para garantir que seu conteúdo seja acessível a todos os usuários, você pode tomar algumas medidas. Confira as dicas:
Cuidado com a estrutura do seu email > Os aplicativos de leitura usam o código HTML para entender a estrutura do conteúdo. Portanto, use e abuse de recursos como os atributos <h1> e <h2> para organizar e priorizar a ordem de leitura do seu email marketing.
Organize a sua mensagem > Clareza e organização são fundamentais na hora de criar um email marketing acessível. Use o campo de assunto com sabedoria, para expressar exatamente o que o usuário irá encontrar dentro do email. Apresente as informações fundamentais em formato de texto, não de imagem. E insira os links em locais relevantes, para que o usuário saiba exatamente onde está clicando.
Não esqueça do contraste das cores > Usar contraste no seu email marketing é muito importante para auxiliar usuários daltônicos ou com outras dificuldades de visão. Existe até uma ferramenta para checar o contraste na sua mensagem, que você encontra aqui: http://webaim.org/resources/contrastchecker/
Use o recurso alt text nas imagens > O alt text é um atributo que permite que o usuário veja um texto ao invés das imagens. Você pode usar esse recurso para descrever o conteúdo das imagens, facilitando o entendimento dos usuários com deficiência visual.
0 Comentário