Aba de promoções do Gmail: mocinha ou vilã?
Desde que o Gmail mudou sua caixa de entrada, em 2013, muita gente ficou preocupada com as novas classificações: principal, social e promoções. A grande maioria dos e-mails de marketing vão para a última categoria, onde dezenas de outras mensagens do mesmo tipo também esperam pela abertura dos clientes e sua consequente conversão.
Mas será que essa nova realidade afetou tão profundamente a taxa de abertura dos e-mails? Uma pesquisa realizada pela Return Path logo após a implementação do novo recurso revelou que a categorização dos e-mails não alterou muito os números de mensagens visualizadas. Após o lançamento das abas, houve uma queda de apenas 0,74% na abertura das mensagens promocionais. E melhor ainda, os e-mails considerados relevantes continuaram a chegar na aba principal, onde tiveram uma taxa de abertura maior ainda.
E entre os usuários considerados altamente engajados os números de abertura se tornaram até maiores depois das abas: a taxa de leitura, que antes era de 58,64% subiu para 59,88% com a nova organização dos e-mails.
Outro estudo, realizado pelo MailChimp, revelou uma queda de 15% nos números de abertura após as abas. Porém, o número de “unsubscribe” não aumentou desde então. Ou seja, sua mensagem continua chegando aos seus clientes, você só tem que se esforçar mais no campo de assunto para ser suficientemente relevante a ponto de inspirar a abertura de seu e-mail.
Portanto, com um número maior de clientes engajados recebendo suas mensagens, a aba de promoções do Gmail pode ser uma benção disfarçada para os marqueteiros de plantão, basta saber usá-la a seu favor. Com e-mails relevantes e enviados no momento certo, suas chances de converter sua mensagem em vendas são muito maiores. Capriche no assunto, elabore mensagens criativas e realmente úteis para seu público, e bons negócios!
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