Como ficam minhas campanhas nos meses sem datas comemorativas?
Em janeiro tem início do ano, fevereiro tem Carnaval, março tem o Dia Internacional da Mulher, abril tem Páscoa, maio tem Dia das Mães, junho tem Dia dos Namorados, mas e em julho? O que fazer quando não há nenhuma data comemorativa que tenha relação com o seu negócio despontando no calendário?
É sempre interessante ter um tema para as suas campanhas de email marketing. Mesmo que não seja uma data comemorativa, você pode usar a estação do ano, ou então fazer uma série especial com produtos específicos (“semana da televisão”, “mês dos celulares”, e por aí vai). Isso cria identificação por parte do público, e também facilita o seu planejamento.
O importante é que o trabalho com o email marketing seja consistente e constante. A frequência depende muito do seu ramo, e da aceitação dos seus consumidores, mas é importante que haja uma rotina nos envios. Dessa maneira o seu cliente tem exposição constante à sua marca e o relacionamento se manterá ativo. Com envios esporádicos, o destinatário pode se confundir e interpretar o seu email marketing como SPAM, ou seja, um envio não solicitado.
De qualquer maneira, nas datas comemorativas ou não, é importante observar uma série de regrinhas que podem fazer a diferença nas suas campanhas de email marketing. Confira as nossas dicas para enviar email marketing com sucesso em qualquer época do ano:
Criando (e aumentando) sua lista de contatos
É importante que você tenha muitos contatos para enviar suas peças de email marketing, comemorativas ou não. Porém, é fundamental que esses contatos sejam legítimos, ou seja, verdadeiramente interessados nas novidades da sua empresa. Por isso, você tem que pensar em maneiras de converter os visitantes do seu site em assinantes da newsletter, através de caixas de formulários inseridas em locais estratégicos. Outra possibilidade é realizar ações on e offline para que seus clientes forneçam o endereço de email. O mais importante, entretanto, é que você nunca – em hipótese alguma – compre listas de email, que podem diminuir a sua reputação e prejudicar os seus envios futuros.
Segmentando as suas listas
Outro fator determinante para o sucesso dos seus envios em email marketing é a segmentação das suas listas. Embora a segmentação não seja tão importante no Natal (afinal as pessoas estão presenteando sujeitos com diferentes gostos e realidades), no resto do ano é fundamental que você envie as ofertas certas para as pessoas certas. Por exemplo, não faz muito sentido você enviar promoções de brinquedos no Dia das Crianças para usuários que não têm filhos.
Caprichando na linha de assunto e no CTA
Ao planejar uma campanha, já pense nas linhas de assuntos dos emails que irá enviar – na verdade, dedique um bom tempo ao texto, já que ele é determinante para que o usuário abra (ou não) o seu email marketing. O mesmo vale para o botão de call to action: elabore-o com todo o cuidado para se certificar de que o cliente não apenas abrirá o email como também efetuará a compra do seu produto.
0 Comentário