Reforce a sua marca com storytelling nas datas comemorativas
O que empresas como a rede de supermercados gaúcha Zaffari e a loja de departamentos britânica John Lewis têm em comum? Ambas apostam em storytelling para encantar seus consumidores na época do Natal. Com vídeos de produção impecável e roteiros emocionantes – com os quais todo mundo pode se identificar – as companhias podem até não gerar vendas com essas peças, mas alcançam algo ainda mais valioso e que dura o ano inteiro: geram buzz e reforçam suas marcas de maneira impressionante. Os comerciais viralizam na internet, dão origem a memes e atravessam fronteiras, o que é o sonho de qualquer profissional de marketing.
Nos dois casos citados o investimento é grande – cada inserção na televisão custa milhares de reais (libras, no caso da John Lewis), mas a boa notícia é que você pode trabalhar com storytelling sem gastar tanto. E também usando outras plataformas, como o email marketing.
A seguir, a gente compartilha algumas dicas para usar o storytelling de maneira eficaz:
Conte uma boa história familiar
É inegável que o ser humano é atraído por boas histórias. Desde sempre a gente presta atenção em livros, novelas, seriados, filmes e qualquer outra trama envolvente. E já que estamos falando de Natal, nessa época são as histórias familiares que funcionam de melhor maneira. E não precisamos ir muito longe para nos inspirarmos: toda família tem seus dramas, seus triunfos e seus momentos de alegria que podem servir como base para as histórias que a sua marca vai contar.
Escolha a plataforma ideal para a sua história
Os formatos para contar uma boa história são muitos: além de vídeos (que podem sim alcançar sucesso no YouTube, sem a necessidade de veiculação no horário nobre da televisão), você pode investir em áudios para veiculação em ferramentas como o Spotify, pode criar uma landing page interativa que conte uma história, pode criar uma persona para “falar” em primeira pessoa nas redes sociais e pode também apostar no poder do email marketing para gerar curiosidade e direcionar tráfego para a sua história.
Emocione o seu público
O grande segredo para uma boa ação de storytelling é emocionar. Crie a sua trama com bastante planejamento, e pense em uma história de superação, com obstáculos que devem ser transpostos pelos protagonistas. O Zaffari, por exemplo, usou o caso dos dois irmãos que não chegavam a um acordo sobre a antiga casa dos pais, enquanto a John Lewis apostou na história do cão que não podia usar o pula-pula pois estava trancado em casa. O final feliz é indispensável!
Não limite o storytelling ao Natal
Embora o uso de storytelling seja muito eficaz nas ações de Natal, você também pode usar o recurso em outras datas como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães e Páscoa. Adapte o roteiro para cada ocasião, e não perca a oportunidade de veicular o seu produto casualmente durante a narrativa. Dessa maneira, além de reforçar a sua marca você estará induzindo sutilmente a compra do produto que você oferece.
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