A revolução da economia compartilhada
Nos últimos anos, com a popularização dos smartphones, começaram a surgir muitas startups e aplicativos com oportunidades de economia compartilhada – oportunidades mesmo, tanto para os empresários que investiram nessas ideias quanto para os profissionais que passaram a encontrar novas fontes de renda. Algumas no tempo extra, para complementar a renda, e outras em tempo integral.
Em serviços como o AirBnb e o Uber, o controle econômico saiu das mãos dos empresários e passou para os profissionais que prestam algum tipo de serviço, como alugar um quarto de casa ou dirigir nas horas vagas. Apesar da pressão que hotéis e taxistas exercem para impedir esses serviços, a tendência é que eles aumentem cada vez mais.
Confira alguns exemplos de economia compartilhada que estão ganhando a confiança do público:
Uber – A ideia do Uber é conectar motoristas profissionais e amadores aos usuários de serviços de táxi, oferecendo corridas a preços mais competitivos. O Uber enfrenta forte resistência nas cidades brasileiras onde atua, mas conquistou os usuários.
AirBnb – Assim como o Uber, o AirBnb também causou polêmica nas grandes cidades, por supostamente roubar clientes de hotéis. No serviço, as pessoas oferecem imóveis ou quartos para hospedagem, por preços bastante competitivos e outros diferenciais.
Dog Hero – Esse serviço não causou tanta comoção, mas também oferece um serviço bastante procurado: hospedagem e cuidados para pets quando seus donos precisam se ausentar.
Singu – O serviço, lançado recentemente, conecta profissionais de Educação Física a usuários que necessitam de personal trainer. Basta agendar a aula através do aplicativo e o professor aparece na hora marcada.
Blumpa – Para quem precisa dar um jeito na bagunça de casa ou do escritório, o aplicativo Blumpa oferece faxineiras e outros profissionais capacitados para os trabalhos do lar.
Home Beauty – Para quem não deixa a vaidade de lado, mas não tem tempo para frequentar salões, o aplicativo é uma mão na hora e envia profissionais até sua casa.
0 Comentário