O custo de perder assinantes da sua newsletter
Se você desenvolve um trabalho em email marketing há algum tempo, sabe o quanto custa (em dinheiro e em trabalho) conquistar um novo assinante para a sua newsletter. A prospecção de novos contatos para o seu mailing exige estratégia em ações on e offline. Porém, hoje queremos convidá-lo para uma reflexão diferente: você já calculou quanto custa perder um assinante?
Quando você perde um assinante, você não só joga fora o investimento realizado na fase de construção de mailing, como também pode prejudicar a sua reputação. No momento em que o consumidor marca a sua mensagem como SPAM, a sua reputação é prejudicada. E no momento em que ele passa a considerar a sua empresa como aquela que envia mensagens que não são interessantes para ele, sua reputação também é prejudicada.
É normal que a cada envio uma parcela (bastante pequena) dos destinatários opte por não receber mais as suas mensagens, mas pense em quantos potenciais clientes deixam de ser impactados no período de um ano. Dependendo do volume de mensagens que você envia a cada mês, esse número pode ser bem grande.
O ideal, portanto, é que você mantenha o seu conteúdo interessante para os destinatários da sua newsletter. Fazer isso pode não ser tão simples quanto parece, mas é possível manter os seus contatos interessados por um longo tempo.
Para evitar a perda de assinantes, um passo essencial é entender o comportamento daqueles que deixaram de assinar sua lista. Uma maneira simples e eficaz de fazer isso é enviando um questionário no momento do cancelamento. Você pode perguntar por qual motivo o cliente não está mais interessado no seu conteúdo, e ajustar os seus próximos envios a partir disso. Não deixe de analisar os resultados dos seus envios através dos relatórios, dessa maneira você terá uma visão mais ampla do que funciona ou não no seu email marketing.
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