Como segmentar a sua lista de assinantes
Em diversos artigos deste blog mencionamos a importância da segmentação na hora de enviar uma campanha de email marketing. A segmentação consiste basicamente em dividir a sua lista de assinantes por interesse, pelos produtos comprados anteriormente, pela idade, pelo sexo, pela região, enfim… as possibilidades são infinitas. O que importa é que você envie suas mensagens de email marketing para quem realmente vai se interessar por elas. Imagine enviar uma oferta de camiseta do Inter para um torcedor gremista? Além de gastar com um envio que não vai ter retorno algum, você ainda corre o risco de conquistar a antipatia do seu consumidor.
O primeiro passo para segmentar com sucesso os seus contatos é ter o maior número de informações possível sobre cada consumidor. Não importa se você vai pedir esses dados na hora do cadastro ou se vai conseguir posteriormente através de uma pesquisa ou mesmo com a observação de seus hábitos de consumo. Seguindo no exemplo das camisetas de futebol: se você possui um e-commerce de produtos esportivos, é fundamental ter informações como esporte que o consumidor pratica, para qual time torce, e até o número do calçado – vai que você resolve enviar uma oferta de tênis no futuro?
Dito isso, é hora de pensar nas suas campanhas. Geralmente os profissionais de marketing pensam primeiro nos produtos que querem vender para só depois definir a segmentação da campanha. Mas que tal inverter essa ordem e pensar primeiro no público que vai receber os seus emails? Dessa maneira você consegue inserir produtos e informações ainda mais específicas – e, consequentemente, mais úteis para o seu público-alvo.
Outro fator importante é usar uma ferramenta apropriada para o envio de suas campanhas específicas. O Nitronews, por exemplo, permite que você escolha para quais listas enviará as suas campanhas de email marketing.
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