Gerencie sua lista de emails com sabedoria
Aumentar as suas conversões com o email marketing é um trabalho de formiguinha, com um passo de cada vez. Parece muito trabalho, mas depois que você desenvolve o seu próprio método verá que é muito mais simples do que imagina – e o resultado compensa. Portanto, depois de aumentar o número de assinantes da sua newsletter, é a hora de gerenciar a sua lista de contatos com muito cuidado e sabedoria. Dessa maneira, os seus contatos não só permanecerão na sua lista por muito tempo como também irão abrir os seus emails e realizar a tão sonhada conversão.
Confira algumas dicas para lidar com a sua lista de emails:
– Adote o Double opt-in
Após receber o cadastro do seu cliente, envie um email com link de confirmação. Dessa maneira você garante diversos benefícios, como fazer contato enquanto sua marca ainda está fresquinha na cabeça dele, mas o maior deles é ter um contato com absoluta certeza de que quer receber o seu conteúdo. Você se certifica de que o cliente tem interesse na sua empresa, e que não foi cadastrado por terceiros. Além disso, pesquisas indicam que clientes que passam pelo processo do Double opt-in se engajam muito mais com as mensagens futuras.
– Emails de boas vindas também são uma boa ideia
Caso você não queira oferecer o Double opt-in, pode usar um email de boas-vindas, que na prática tem um efeito parecido. Você entra em contato com o cliente enquanto ele ainda está sendo impactado pela sua marca – e pode aproveitar a ocasião para oferecer um desconto exclusivo, por exemplo. Com o email de boas-vindas você também se certifica de que o seu consumidor realmente está interessado no seu conteúdo (se ele não se cadastrou na sua newsletter, a tendência é que após esse email ele se descadastre automaticamente).
– Segmente seus contatos
Agora preste atenção porque essa parte é muito importante: segmente seus contatos. Assim que os consumidores passarem a assinar a sua lista, separe-os em listas de acordo com os interesses. Se os clientes assinaram sua newsletter para baixar um e-book sobre bananas, envie a eles notícias e promoções de bananas. Se o interesse é batatas, envie notícias e promoções de batatas. E assim por diante. Você também pode usar outros critérios, como idade, localização, ou compras anteriores. Encontre a maneira de organizar as listas que funciona melhor pra você, mas não deixe de fazer isso.
– Higienize a sua lista com regularidade
Ferramentas como o Nitronews oferecem relatórios após cada envio. Use esses relatórios com sabedoria para manter a sua lista engajada e os resultados em alta. Ou seja, elimine imediatamente emails inválidos e avalie a manutenção daqueles que nunca abrem os seus emails. Lembre-se que quanto menos engajamento menos autoridade você terá em seus envios, então não é interessante continuar mandando mensagens para quem nunca abre os seus emails. Uma boa dica é enviar emails do tipo “sentimos a sua falta” para verificar se o cliente ainda tem interesse no seu conteúdo. Se não tiver, elimine do seu mailing sem dó.
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