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Email Marketing ou Newsletter?

Newsletter x E-mail marketing: qual delas sua empresa deve apostar

Newsletter e email marketing são duas estratégias que costumam trazer bons resultados para as empresas. Contudo, muitos empreendedores nem mesmo sabem qual é a grande diferença entre esses dois métodos de atuar no mercado.

Realmente, ambos são bem parecidos, pois em boa parte dos casos, são usados em conjunto pelas empresas. Porém, caso seja da sua vontade, você pode usar ambas de maneira separada, de acordo com o seu objetivo.

E se essa é a sua vontade, além de descobrir qual delas a sua empresa deve apostar, resolvemos te apresentar melhor as duas. Aqui, você vai conhecer as duas estratégias e entender como cada uma delas pode ser útil para o seu negócio.

Venha conferir!

O que é uma estratégia de email marketing?

O que é uma estratégia de email marketing?

Antes de falarmos sobre newsletter e email marketing, vamos entender o conceito de cada um deles. E por isso, primeiro, vamos falar sobre o email marketing, estratégia muito utilizada nos dias atuais, por empreendedores que queiram vender mais.

O email marketing nada mais é do que uma estratégia de envios de emails para os clientes, de forma que os atraia e que você converta uma venda. Para isso, é preciso contar com uma mensagem chamativa, além de, é claro, convidar o lead a comprar.

Porém, para isso dar certo, é necessário selecionar os endereços de email certos, para garantir que tenha o resultado desejado. Enviar várias mensagens de compra para alguém que está conhecendo a marca agora, pode não ser algo muito vantajoso.

De toda forma, segmentar os leads em diferentes estágios, para os nutrir da forma correta, é essencial. Com isso, as suas vendas de converter vendas aumentam e fazem com que a sua estratégia de email marketing tenha o sucesso desejado.

Em todo caso, existem algumas boas práticas que você deve seguir para melhorar as suas chances de venda com essa estratégia. São elas:

  • não coloque o assunto do email longo, pois isso afasta o lead;
  • nada de comprar lista de emails, pois isso impede que você faça uma boa segmentação;
  • adicionar informações sem valor para o cliente não é algo que vai te ajudar;
  • focar apenas no produto, sem levar em consideração os problemas do lead;
  • muitos erros de português tiram a sua credibilidade e te atrapalham a conseguir bons resultados.

O que é uma newsletter e como ela ajuda a empresa?

Apesar de muitos confundirem, a newsletter é um tipo de estratégia diferente do email marketing. Aqui, estamos falando sobre construir um relacionamento com o público, para que a sua empresa se fortaleça e consiga ainda mais vendas.

A newsletter tem a missão de “alimentar” o seu público, para que você se torne uma referência para ele. Dessa maneira, as chances dele comprar da sua marca, quando for comprar um produto do ramo, são muito maiores.

Ao criar uma newsletter, preciso estabelecer uma periodicidade para enviar mensagens para o seu público. Esses textos devem conter informações valiosas, que vão fazer alguma diferença na vida do seu cliente, o que também ajuda a sua empresa.

Em todo caso, a newsletter, muitas vezes, aparece como uma pequena ficha para ser preenchida no site. Aqui, é importante solicitar os dados corretos do seu cliente, como email, número de telefone, entre outros meios de contato.

Com isso, você consegue segmentar as mensagens, que, em muitos casos, são enviadas por email. Porém, o intuito é nutrir seu lead com boas informações, divulgando artigos, por exemplo, que ajudam a sua empresa a ganhar ainda mais relevância.

Com a newsletter, você pode divulgar as redes sociais da sua marca, blog, entre outros canais. Com isso, é possível fortalecer a sua atuação, ganhar mais relevância e conseguir ter ainda mais destaque dentro do mercado.

Quais são as principais diferenças entre ambas as estratégias?

Quais são as principais diferenças entre ambas as estratégias?

Para tornar mais fácil entender como cada uma dessas estratégias funcionam, destacar suas diferenças é um bom caminho. Dessa maneira, é mais simples compreender seu formato e objetivo de cada um desses métodos para ajudar a sua empresa.

Não são muitos os pontos que fazem com que ambos sejam diferentes, porém, eles são bastante relevantes. Por isso, é essencial estar atento para garantir que vai conseguir notar os detalhes que acabam fazendo com que as duas atuações sejam tão diferentes.

Elencamos três pontos principais que fazem com que as estratégias de email marketing sejam diferentes da newsletter. São aspectos que podem parecer pequenos, porém, que fazem diferença quando se coloca tudo em prática.

Confira, a seguir, alguns pontos que diferenciam as newsletters das estratégias de email marketing!

Formato

A primeira diferença entre newsletter e email marketing é o formato que cada um deles tem de maneira geral. Basicamente, o email é voltado para a conversão de vendas, comunicando sobre uma possível compra que o cliente pode fazer em sua empresa.

Além disso, conta com um layout, geralmente, com imagens apelativas e que coloquem os produtos em foco. A divulgação de informações é mais voltada para os produtos/serviços em si, e não sobre conteúdo.

Além desses pontos, o email marketing também se destaca por contar com um CTA, uma “chamada para ação”, que visa incentivar a compra. Isso é essencial para fazer com que o seu cliente clique no link para realizar a operação de fato.

Já no caso da newsletter, o objetivo é oferecer informações relevantes para o seu público, informações valiosas. Uma empresa do ramo de limpeza de roupas, por exemplo, pode dar dicas de como fazer a higiene de roupas brancas em uma mensagem.

Além disso, outra característica comum dentro de uma newsletter é que elas aparecem, em muitos casos, como um boletim. Um jornal digital, por exemplo, elenca tópicos relevantes que aconteceram dentro de determinado período de tempo.

Ou seja, o email marketing tem o formato voltado para estimular a compra, enquanto a newsletter, tem foco em informar o cliente. Entender esse ponto é essencial para garantir que vai fazer bom uso de ambas as estratégias.

Frequência

Outra diferença sobre email marketing e newsletter está na frequência com que isso é usado pela sua empresa. É muito importante estar atento a esse ponto, para conseguir fazer com que as duas estratégias apresentem bons resultados.

O email marketing está diretamente ligado ao setor de vendas, para aumentar as chances de venda de um determinado produto. E como nem sempre você tem algo a ser lançado, podemos dizer que se trata de uma estratégia mais sazonal, dependendo do contexto.

De toda forma, quem define a frequência com que as mensagens serão enviadas é a equipe comercial. É importante não ser tão frequente, para não cansar o cliente, pois receber ofertas a todo momento não é algo que muitas pessoas gostam.

Já no caso da newsletter, estamos falando de algo que é definido pela sua equipe de comunicação. Aqui, o mais comum é que seja definido em uma dessas categorias:

  • semanal: um resumo da semana para o lead, contando sobre as novidades sobre a área;
  • quinzenal: com maior espaçamento, mais notícias podem ser noticiadas e você não enche a caixa de entrada do assinante;
  • mensal: um resumo mais amplo sobre o mês, abarcando os acontecimentos de maneira mais geral;
  • trimestral: aqui é indicado para casos onde é necessário se fazer um estudo mais aprofundado antes de divulgar qualquer texto.

É interessante destacar que você não precisa se prender em nenhum dos grupos acima, podendo transitar. É possível elaborar material para ser enviado semanalmente para o lead, além de material mensal, por exemplo, com ambos trabalhando bem em conjunto.

Objetivo

Por fim, outro ponto que faz com que ambos sejam diferentes é o objetivo que cada um deles têm de maneira geral. Por mais que possa parecer a mesma coisa para alguns gestores, saiba que cada estratégia conta com uma missão a ser realizada.

O email marketing tem o objetivo de converter leads em novos clientes, realizando as vendas propriamente ditas. É por isso que o formato, como já abordamos em nosso texto, é diferente, contando com imagens que façam os produtos se tornarem atrativos.

Além disso, também conta com a tarefa de captar mais pessoas, para garantir que elas se tornem futuros clientes. Tudo isso faz com que, em geral, o grande objetivo seja realizar vendas, para aumentar o lucro da sua empresa no mercado.

Já no caso da newsletter, estamos falando sobre uma estratégia para fortalecer a marca e mostrar autoridade no seu nicho de atuação. Quanto mais relevância uma empresa tem em sua área, maiores são as chances dela conseguir realizar vendas futuras, por exemplo.

Porém, o grande foco aqui é construir um relacionamento vantajoso com o público, para que se crie um vínculo entre as duas partes. Isso, inclusive, pode fazer com que você ganhe a preferência de uma parte do público contra a concorrência da região.

Além de fortalecer a marca, a newsletter também conta com foco em aumentar o número de assinantes. Afinal de contas, o ideal é que os dados elencados pelo seu negócio consigam atingir mais pessoas, para que a empresa se fortaleça.

Por isso, a newsletter também conta com um CTA, apesar dele não ser voltado para as vendas propriamente. Geralmente, é uma ação chamando para seguir nas redes sociais ou compartilhar com os amigos, por exemplo.

As pessoas ainda leem os emails das empresas?

As pessoas ainda leem os emails das empresas?

Uma pergunta que muitos se fazem antes de investir nessas estratégias é sobre a quantidade de leitura. Hoje, muitos empreendedores ainda acham que as pessoas não leem emails, uma prática extremamente comum entre diferentes faixas etárias.

Porém, em um levantamento feito pela MailChimp, recentemente, podemos ver que isso é bem diferente. A empresa levantou dados de diversos setores do mercado, e mostrou que, em geral, a taxa de abertura ainda é algo relevante.

Atualmente, a taxa de abertura média é de 21,33% entre todos os nichos, o que é excelente para todos. Isso porque, quando analisamos desempenho relacionado a isso, os números levados em consideração são os seguintes:

  • taxa média acima de 20% é considerada excelente;
  • taxa média entre 10 e 20% é considerada boa;
  • taxa média entre 6 e 10% é considerada normal para qualquer nicho;
  • taxa média abaixo de 6% é considerada fraca, e deve ter mudanças.

Como você pode ver, a taxa média das empresas em geral é muito positiva, o que é excelente para os negócios. Isso já dá indícios de como as estratégias de email marketing podem ser benéficas e trazer bons resultados para o seu empreendimento.

Além disso, as newsletters, em muitos casos, também fazem uso do envio de emails para alcançar seu objetivo. E, com uma taxa de abertura alta, isso faz com que as suas chances dessa estratégia também dar certo, sejam maiores.

Qual das duas opções é a melhor para a empresa investir esforços no momento?

Email Marketing ou Newsletter?

Enfim, vamos à grande questão do nosso artigo: newsletter x email marketing: em qual delas a sua empresa deve apostar? A grande verdade é que isso vai depender do seu objetivo, mas que, o uso de uma, não exclui a outra.

Você pode criar uma newsletter para nutrir seus leads com informações relevantes sobre o meio, para conseguir mais relevância. Porém, enquanto faz com que ele crie interesse pelo meio, a sua estratégia de email marketing também pode estar sendo trabalhada.

Depois de estabelecer que a taxa de abertura sobre determinados temas está alta para alguns clientes, envie uma sugestão de compra. Ou seja, nesses casos, conseguimos ter a newsletter trabalhando em conjunto com as estratégias de email marketing.

Dessa maneira, o seu negócio consegue otimizar seus resultados, aumentando as vendas e fortalecendo a relação com o público. Os dois campos são extremamente importantes para garantir que sua empresa tenha condições de se tornar competitiva.

As duas estratégias contam com pontos que fazem com que elas se tornem importantes para as empresas. E, se você não tem a necessidade de escolher entre uma ou outra, é uma boa brecha para conseguir unir ambas e ter uma performance ainda melhor.

Por fim, esperamos que tenha entendido quais são as diferenças, e como cada um pode ajudar a sua empresa. Desejamos boa sorte e esperamos que tenha sucesso quando for utilizar qualquer uma das duas estratégias!

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