MarTech: você já ouviu falar nesse conceito?
Não existe a menor dúvida de que a tecnologia elevou as estratégias de marketing a outro nível. Com ela, tornou-se possível atingir um número muito maior de pessoas, apostar em ações direcionadas, obter relatórios assertivos de retorno, entre inúmeros outros benefícios.
O conceito martech representa justamente a aliança entre essas duas áreas. A seguir, descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.
O que é martech?
O termo martech é um neologismo que representa a junção de duas palavras: marketing e technology, isto é, marketing e tecnologia. Assim, define o uso de softwares e ferramentas tecnológicas como alternativa para otimizar as ações e estratégias de marketing empreendidas por uma empresa ou agência.
Além do conceito em si, a palavra martech também é utilizada para se referir às empresas – normalmente startups – que baseiam seu produto/serviço na união entre marketing e tecnologia. E aqui é possível notar o quanto o setor está em expansão.
Um levantamento mostrou que, em 2019, já existiam mais de 250 startups brasileiras que propunham inovações na área de marketing e as martechs já representavam mais de 2% das startups mapeadas no país, segundo dados da Associação Brasileira de Startups.
A ideia é: essas empresas criam uma ferramenta tecnológica de otimização de marketing, que passa a ser utilizada por outras empresas e agências especializadas para colocar suas estratégias em prática.
Atualmente, implementar qualquer estratégia de marketing sem o uso da tecnologia é algo praticamente inimaginável. Não é à toa que empreendimentos de todos os portes, incluindo pequenas e médias empresas, têm percebido a importância de investir em martechs para tornar suas campanhas mais assertivas.
Sem a ajuda de recursos tecnológicos, é muito mais difícil participar de qualquer mercado competitivo com relevância, conseguindo se destacar perante os concorrentes. Nesse sentido, as martechs vêm justamente como uma solução que torna a implementação de estratégias mais eficiente.
Quais as funções de uma martech?
As martechs podem atuar em diversas frentes, oferecendo estas e outras soluções:
Automação
A maioria das martechs se baseia na automação de funções essencialmente operacionais. Uma plataforma de disparo de e-mails é um bom exemplo disso. Em poucos segundos, é possível enviar uma mensagem para milhares de contatos, sem precisar realizar esse trabalho manualmente.
A automação de marketing serve para otimizar o tempo dos profissionais, de modo que eles possam investi-lo melhor na parte realmente estratégica da campanha. Além disso, ela torna as atividades mais eficientes. No exemplo citado, não existe risco de a plataforma enviar o conteúdo errado para o e-mail de uma pessoa. Ela fará exatamente o que foi programada para fazer.
Geração de relatórios
Outra função normalmente oferecida pelas martechs é a geração de relatórios. Aqui, existem duas possibilidades: uma martech cujo objetivo principal seja fornecer dados e ela vai conseguir extrair essas informações de diferentes áreas. Por exemplo: uma plataforma que gera dados de alcance/engajamento/conversão de todas as redes sociais conectadas a ela.
Ou então, uma martech que foi desenvolvida para outra função (como a otimização e envio de e-mail marketing, retomando o exemplo citado acima) e vai gerar relatórios relacionados a essa função. Nesse caso, teríamos: quantidade de e-mails enviados, taxa de abertura, taxa de cliques, quantidade de pessoas que se “desinscreveram”, quantidade de pessoas que não abriram o e-mail…
Comunicação interna
É possível encontrar martechs desenvolvidas para otimizar a comunicação interna da equipe e fortalecer o endomarketing da empresa. Essas têm como objetivo garantir que todo o time esteja trabalhando em sintonia e com acesso às mesmas informações a respeito do andamento de um projeto e das metas propostas e alcançadas.
Geração e qualificação de leads
Gerar e qualificar leads é um desafio enfrentado por todas as empresas. Afinal, são esses leads que vão se tornar clientes, caso sejam devidamente trabalhados.
Existem ferramentas tecnológicas desenvolvidas especificamente com o propósito de gerar, qualificar e segmentar leads, criando mais oportunidades de negócios para a empresa explorar.
Conversão
Ainda nesse campo de geração e qualificação de leads, existem martechs que trabalham de forma mais direcionada na etapa de conversão. Elas são capazes de identificar o momento em que um lead está mais inclinado a fazer a compra, para que a empresa possa intervir e fomentar essa decisão.
SAC 2.0
A maior parte das empresas está presente em, pelo menos, duas redes sociais. Isso sem contar com outros canais de comunicação que são utilizados para ampliar as possibilidades de acesso do cliente ao produto ou serviço oferecido.
No entanto, administrar todas essas plataformas com eficiência, pode ser uma tarefa árdua. Especialmente para pequenas e médias empresas que, em geral, não contam com um time de atendimento.
As martechs focadas em SAC 2.0 atendem a essa demanda. Elas centralizam em um único sistema as mensagens vindas de todas essas origens. Assim, a pessoa responsável por dar retorno aos clientes não precisa passar o dia indo de um canal para outro. Ela vai visualizar e responder tudo em uma mesma interface.
Criação de conteúdo
No que diz respeito à criação de conteúdo, as martechs também operam de diferentes maneiras:
– Mostrando as palavras-chave mais buscadas de um determinado segmento, para que sirvam como ponto de partida para a produção de conteúdo digital;
– Combinação de palavras para criar títulos para e-mail marketing e outras comunicações;
– Centralização de todas as operações referentes ao marketing de conteúdo da empresa;
– Veiculação de conteúdos produzidos pela empresa em veículos online de mídia;
– Agendamento dos conteúdos em diferentes plataformas, dispensando a necessidade de publicar manualmente em cada uma delas.
Integração
Com essa multiplicidade de canais e plataformas, diversas martechs começaram a apostar na integração entre eles. Seja como no exemplo do SAC 2.0 ou então permitindo que diversas redes sociais sejam gerenciadas dentro de um mesmo sistema.
Essas são as soluções mais comuns oferecidas pelas martechs, ainda que existam outras. E considerando que esse é um mercado em pleno crescimento, a expectativa é de que nos próximos anos surjam novas ferramentas, com funcionalidades cada vez mais disruptivas.
Martechs x Adtechs: qual a diferença?
Por serem conceitos relativamente novos, principalmente no Brasil, é comum que exista certa confusão entre martechs e adtechs.
A principal diferença é que as adtechs são ferramentas mais focadas na publicidade. Elas podem ser consideradas como um braço das martechs, já que também unem marketing e tecnologia. No entanto, abrangem somente as soluções que as empresas utilizam para criar e veicular mídia paga em suas plataformas digitais.
Facebooks Ads, Instagram Ads e Google Ads são alguns exemplos de adtechs. Assim, podemos dizer que: toda adtech é também uma martech, mas a recíproca não é verdadeira!
Quais as vantagens de investir em uma martech?
Os empreendedores são constantemente “bombardeados” por anúncios de martechs, sejam elas novas ou não, com essa proposta de tornar suas ações de marketing mais eficientes. Porém, considerando que qualquer investimento de uma empresa deve ser consciente e bem embasado, é comum surgir a dúvida se vale a pena ou não usar essas soluções.
A seguir, confira algumas das principais vantagens de investir em ferramentas de marketing e tecnologia.
Otimização do tempo
O primeiro ponto positivo não poderia ser diferente! Apenas quem é empreendedor ou gestor de uma empresa sabe o quanto o tempo é precioso. E um dos principais ganhos que as martechs trazem é justamente nessa área.
Por automatizarem funções operacionais, elas dispensam a necessidade de que um profissional esteja as executando manualmente, “perdendo” horas do seu dia para realizar uma tarefa que não depende do raciocínio humano para acontecer de forma eficiente.
Aqui fica uma dica: identifique quais funções operacionais relacionadas ao marketing mais tomam tempo na sua empresa. Depois, procure uma solução tecnológica para automatizá-la. Esse tempo que será poupado pode ser reinvestido na própria área de marketing, mas para pesquisa e elaboração de novas estratégias que aumentem a sua base de clientes.
Tomada de decisão
Acima, mencionamos que uma das funcionalidades da martech é a geração de dados e relatórios. Seja sobre uma atividade específica ou não. Essas informações são extremamente úteis para a tomada de decisão assertiva dentro da empresa. E não apenas decisões de marketing, especificamente, mas de outras naturezas.
Um exemplo para deixar mais claro: o relatório da sua plataforma de e-mail marketing pode mostrar uma queda progressiva na taxa de abertura. Você pode pensar em estratégias para reverter isso.
Ou então, o levantamento de um sistema de geração e qualificação de leads mostrou que a quantidade de leads gerados está acima das expectativas, porém, a conversão continua sendo muito baixa. Esse é o ponto de partida para entender em que momento esses leads estão sendo perdidos e fazer algo a respeito.
Além disso, ao analisar os relatórios das martechs, você também consegue entender qual área do marketing está trazendo mais retorno. Isso pode servir como base para, talvez, aumentar o investimento nela e diminuir os recursos despendidos naquele setor que não se mostra tão promissor.
Campanhas de marketing mais assertivas
Qualquer campanha de marketing exige recursos. Mesmo que ela seja totalmente gratuita, no mínimo, o tempo dos profissionais está sendo investido. Nada mais justo do que ter retorno sobre isso.
As martechs ajudam na implementação de campanhas mais eficientes. Muitas delas permitem a realização do teste A/B, em que duas versões de um mesmo material são trabalhadas simultaneamente e é possível mensurar qual delas alcança uma performance melhor.
Além disso, a própria geração de relatórios sobre uma determinada ação de marketing vai apontar qual é o melhor caminho a ser seguido em uma próxima campanha.
O universo digital produz milhões de dados. E, inclusive, essa é uma das maiores vantagens do marketing digital frente às estratégias convencionais. Porém, ela só pode ser aproveitada se você contar com soluções que ajudam a identificar e coletar esses insights.
Melhora da experiência do cliente
As estratégias de marketing criadas e executadas com apoio das martechs são mais assertivas, isso você já percebeu. Mas o mais importante é que isso faz com que a experiência do cliente com a sua marca tenha um valor agregado ainda maior.
A partir das ferramentas de gestão de leads, por exemplo, é possível enviar ao cliente em potencial comunicações que estejam mais alinhadas à etapa da jornada de compra em que ele se encontra. Esse nível de objetividade e assertividade faz com que a percepção dele acerca da empresa se torne mais positiva.
Outro ponto: ao ter a informação necessária para realizar campanhas consistentes e bem direcionadas, a sua empresa não vai ser do tipo que “atira para todos os lados”. A comunicação que chega ao consumidor vai estar sempre bem alinhavada com o propósito da marca, com os objetivos dela, sem que nada pareça “por acaso”.
Clientes que têm uma experiência positiva não só voltam a comprar, como indicam para outras pessoas!
Realização dos objetivos da empresa
Por fim, as martechs também atuam diretamente na concretização dos objetivos da empresa. Se você deseja aumentar a quantidade de leads e conversões, melhorar o seu posicionamento de mercado, ser visto por quem realmente é seu cliente em potencial… as soluções das martechs vão ajudar!
Como escolher em qual martech investir?
Para grande parte das empresas, investir em todas as martechs possíveis e disponíveis ainda não é uma realidade. É preciso escolher em qual solução apostar. Para que essa escolha seja certeira, observe alguns pontos:
– Identifique qual é o maior déficit da sua área de marketing atualmente. Uma martech já poder “levantá-la”;
– Observe que tipo de estratégia de marketing tem trazido maior retorno. Se ela for potencializada com uma solução tecnológica, poderá conseguir resultados ainda melhores;
– Defina o seu orçamento para o setor de marketing;
– Perceba em que tipo de atividade de marketing operacional você ou os seus colaboradores estão “perdendo” mais tempo;
– Tenha clareza acerca dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Você precisa escolher uma solução que esteja de acordo com eles, que seja realmente útil para alcançá-los.
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