Regra #2: envie seus emails na hora certa
No artigo anterior aprendemos que a regra número 1 do email marketing é a curadoria correta da audiência das suas mensagens. Quando o assunto é mailing, não importa a quantidade e sim a qualidade dos seus contatos: enviar seu conteúdo para quem realmente está interessado é fundamental para o sucesso da sua campanha. Conhecer o seu público e oferecer produtos e serviços que realmente interessam ao seu consumidor também é muito importante para que a conversão aconteça.
Mas não vamos parar por aí. Outro “detalhe” muito importante na hora de disparar o seu email marketing é selecionar corretamente o dia e hora do envio da sua mensagem. Se antigamente existia o mito da “super quarta-feira”, aquele dia mágico em que todo mundo abria os emails e clicava loucamente nas newsletters, hoje em dia o buraco é muito mais embaixo.
Não existe uma solução mágica que sirva para todas as empresas e todos os tipos de email marketing. Não existem regras de qual é o melhor momento para enviar emails, mas sim uma única regra: envie sua mensagem no momento em que seu cliente estará online e poderá lê-la. Se o seu email chegar até a caixa de entrada no momento em que o usuário está conectado, as chances de conversão são 187% maiores, segundo estudo realizado pelo eBags.
Se você tem dúvidas de que enviar o email no momento em que o consumidor está online é fundamental, eis um fato para reforçar a importância: 23.63% dos emails são abertos em até uma hora após o seu envio. As pessoas estão mais conectadas do que nunca, e por outro lado gostam de ler, responder e resolver emails imediatamente para não serem soterradas com o monte de informações que recebemos a cada dia.
Mas se a “super quarta-feira” não existe mais, qual é o melhor dia e horário para o envio de newsletters e email marketing? Você terá que investigar os hábitos dos seus consumidores para entender quais são os seus hábitos de navegação na internet e abertura de emails. As funcionalidades de relatório da sua ferramenta de email marketing podem ajudá-lo a ter insights poderosos em relação ao timing do envio das suas mensagens. Confira em qual horário seu email foi mais aberto, em qual horário teve mais cliques, e assim por diante. Com esses dados será muito mais fácil entender o comportamento do seu consumidor.
Outra dica importante é testar exaustivamente diferentes horários de envio. Envie suas mensagens em diferentes dias e horas para observar o comportamento dos seus clientes. E não tenha medo de ousar nesses testes: você pode enviar emails em horários não considerados nobres, como noite e madrugada, e também em dias em que não acreditamos que terão muitas aberturas, como sábados, domingos e feriados. Como os consumidores estão cada vez mais conectados através dos seus smartphones, os resultados podem surpreendê-lo. Os envios nos finais de semana, a propósito, têm surpreendido muitos profissionais de marketing pelos seus bons resultados. Nos dias de folga sua mensagem tem menos concorrência na caixa de entrada, e o consumidor muito mais tempo para explorar a sua oferta.
O importante é que você não encare nenhuma verdade como absoluta. O que funciona com a empresa X pode muito bem não funcionar com a empresa Y, já que cada uma tem o seu perfil de consumidor, com diferentes hábitos. Aproveite cada envio para analisar os resultados e aprender mais sobre a sua audiência. Dessa maneira você pode aprimorar suas próximas campanhas e ter resultados cada vez melhores com seu email marketing. A hora certa para enviar é sempre aquela em que você fará mais negócios.
0 Comentário