Regra #1: Mande suas mensagens para as pessoas certas!
Gerenciar uma campanha de email marketing não significa mandar suas mensagens indiscriminadamente, para qualquer endereço de email que você tiver acesso. O sucesso da sua campanha será muito maior se você entrar em contato com as pessoas certas, e vamos explicar como:
– Aumente seu mailing organicamente
50% dos profissionais de marketing admitem que a (falta de) qualidade da sua base de contato diminui a eficiência de suas campanhas. Os problemas no mailing são decorrentes da crença de que quantidade é mais importante do que qualidade quando o assunto é aumentar o mailing. Os métodos orgânicos, mesmo quando não entregam resultados espetaculares imediatamente, ainda funcionam melhor em longo prazo já que constroem uma base sólida para as campanhas futuras. Por outro lado, uma lista com contatos comprados e endereços de email de gente que não quer receber as suas mensagens pode provocar um verdadeiro desastre. Essa prática resulta em resultados pobres, isso quando seus emails não são marcados como SPAM, o que vai impactar na reputação e na entregabilidade das suas mensagens. Ter uma grande lista obtida de maneira não-orgânica é um risco que não compensa. Lembre-se de garantir a qualidade da sua lista com práticas de higienização regular do seu mailing.
Algumas ideias para aumentar sua lista organicamente:
– Disponibilize formulários de inscrição em seu site e em suas redes sociais. É possível criar formulários personalizados tanto no Twitter quanto no Facebook.
– Crie concursos e promoções onde os usuários têm que deixar seus dados para participar.
– Ofereça ebooks, webinars e outros conteúdos onde os participantes e usuários têm que deixar seu email para fazer download.
– Marque presença em eventos onde seu consumidor está presente e ofereça brindes em troca do contato.
– Segmente sua lista
Usando as funções específicas da sua ferramenta de email marketing, você pode facilmente criar grupos para separar seus contatos em segmentos, e assim preparar campanhas especialmente criadas para eles, de acordo com seus hábitos e preferências. Por exemplo, você pode mandar uma mensagem somente para seus clientes habituais, ou só para os habitantes de uma determinada cidade, ou para pessoas que compraram um produto em particular ou que usaram um cupom específico. A partir do momento em que você oferece emails mais relevantes e mais interessantes, você aumenta as probabilidades de que sejam abertos. Além disso, você poupa seus clientes de mensagens desnecessárias: graças a esse método, você não manda suas informações para toda a base de contatos, mas apenas para aqueles que as acharão úteis. O resultado é ótimo: empresas que segmentam seus emails têm uma taxa de cancelamento da newsletter 28% menor.
– Mande emails baseados nas ações do seu usuário
Emails dinâmicos são entregues automaticamente de acordo com o comportamento do usuário. Exemplos? Envie emails com produtos que foram abandonados no carrinho ou mande um desconto nos produtos que ele visitou por último em seu website. Esses emails têm uma conversão 621% maior, porque eles vão de encontro com as necessidades do consumidor no momento.
– Combine diferentes formas de email
Não abandone as tradicionais newsletters. Falamos de contatos segmentados e de emails personalizados para que você perceba as diferentes maneiras de comunicação que você tem ao seu alcance. Combine diferentes formas de emails, incluindo emails baseados nas ações dos usuários, mensagens, newsletters para toda a sua base de contatos, e mais. A diversidade vai tornar a sua comunicação muito mais interessante para os usuários. Apenas se atenha a uma regra: lembre-se para quem você está enviando aquela mensagem em particular. Mantenha isso em mente quando criar um email e você sempre terá sucesso.
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