10 tendências de SEO para 2021 que você precisa estar atento
Uma forma muito efetiva de atrair potenciais novos clientes para as suas plataformas online é o sistema de otimização de sites para mecanismos de pesquisa, também conhecido como SEO. Se usado corretamente, pode ser uma ferramenta interessante para o crescimento de qualquer negócio.
As estratégias de uso desta ferramenta estão constantemente se atualizando, portanto, estar a par das tendências pode ser complicado, mas definitivamente se trata de um esforço que vale muito a pena – uma vez que hoje já se sabe que a grande maioria dos usuários de sites (entre 70 e 80%) ignoram os anúncios e somente focam nos conteúdos orgânicos, é cada vez mais essencial que os profissionais entendam as tendências e passem a transformar seu conteúdo em matéria consumível que tenha um real potencial de convertimento em compra.
Para se obter um desempenho adequado de SEO para sua empresa é necessário um esforço para entender o mercado, suas necessidades e como se dá o consumo, é preciso se atentar para formas métricas, backlinks, realizar acompanhamento atento das redes sociais e seu respectivo tráfego de informações, além de muitos outros aspectos.
Com as diversas mudanças na sociedade que 2020 provocou, é interessante observar como estarão as tendências de SEO para o ano que se inicia. Confira abaixo algumas tendências mercadológicas que já são possíveis de identificar para a área de SEO.
1- O aumento da pesquisa por voz e suas consequências
É cada vez mais comum o uso de assistentes eletrônicos que são embutidos em dispositivos como smartphones e tablets, tal como a Assistente do Google, a Alexa que é a assistente da Amazon, ou a Siri assistente encontrada nos produtos da Apple – este uso de assistentes virtuais promoveu um grande crescimento das pesquisas por voz, que antes eram pouco utilizadas.
Embora esta tecnologia já exista há algum tempo, ela foi se tornando mais popular à medida que a tecnologia foi progredindo e mais pessoas foram se familiarizando com a inovação. Outro aspecto que ajudou na popularização das pesquisas de voz foram as melhorias deste dispositivo que, a princípio, tinha dificuldades de compreender bem o usuário e, hoje em dia, realiza um ótimo trabalho nas pesquisas por voz. Pesquisas mostram, inclusive, que a caixa de som inteligente deve ser incluída nos lares brasileiros até 2022, aumentando muito as pesquisas por voz.
É importante, então, considerando esta mudança, que para 2021 os sites foquem nas palavras-chave que são facilmente encontradas nas pesquisas de voz, identificando nas falas das pessoas como as pesquisas saem, para incluir em seus textos. Na fala, por exemplo, abreviações já não serão tão úteis.
2 – Conteúdos mais longos serão tendência para melhora no tráfego e compartilhamento
Segundo relatórios de marketing de conteúdo recentemente coletados, os textos mais longos, que possuem mais de três mil palavras e que demandam uma leitura mais demorada têm uma taxa de compartilhamento e tráfego nos sites de três a quatro vezes maiores do que publicações mais curtas.
Estes dados apontam para um indicativo de leitura maior entre os consumidores que, para os geradores de conteúdo, deve significar apostas diferentes das que vem tendo até então. Leituras rápidas que não ocupassem o tempo do consumidor era, até a pouco tempo, a grande aposta das estratégias de SEO, mas sabendo das novas tendências é importante realizar modificações.
Para manter bons posicionamentos nas pesquisas, é importante desenvolver conteúdos mais longos e que prendam atenção dos consumidores. Não se trata somente de números, o conteúdo deve ter boa qualidade e falar dos assuntos com mais profundidade, dando detalhes dos quais os consumidores podem estar pesquisando.
Para isso, é importante realizar uma boa divisão do texto, incluindo intertítulos com palavras chaves e questionamentos comuns – isto facilitará que os consumidores encontrem seus textos conforme a necessidade. Verifique também a facilidade de compartilhamento, pois muitas pessoas têm acesso a textos através de plataformas digitais como redes sociais, Facebook ou Instagram.
3 – O crescimento dos Featured Snippets e sua importância
Há uma tendência mercadológica lançada em 2017, são os chamados Featured Snippets, que é a ideia de responder as perguntas dos usuários que entram em plataformas de busca de forma direta. Esta é uma alternativa contrária à anterior, própria para os que por algum motivo não desejam criar longos textos para conseguir visualizações e tráfego intenso.
A ideia dos featured snippets é que o usuário que faça uma pergunta tenha a resposta do que busca sem nem mesmo ter que entrar no site que forneceu a informação. Dessa forma, se o usuário desejar se aprofundar no assunto é muito provável que faça uso do link que respondeu seu questionamento para buscar tirar mais dúvidas.
Os featured snippets são uma ótima forma de conseguir figurar entre os primeiros resultados dos sites de busca e, através deles, é possível retirar um tráfego significativo de usuários da concorrência. Já que esta estratégia só mostra uma parte da informação – já estruturada para ser mostrada de forma breve – o restante do texto tende a ser o mais acessado para buscar aprofundamento no assunto. Para criar esta espécie de conteúdo, é importante concentrar-se nas perguntas que as pessoas fazem e respondê-las de forma objetiva, com palavras-chave que sejam relevantes.
4 – O melhoramento da pesquisa preditiva
Após o lançamento do Google Discover em 2017, verificou-se um novo tipo de pesquisa sem que haja necessidade de que o usuário consulte nada. Trata-se de uma ferramenta de recomendação de conteúdo – essa ferramenta analisa por completo dados e padrões comportamentais do usuário ao longo do tempo de uso de um dispositivo, aprendendo os interesses, hábitos e gostos gradualmente.
Desta forma, a ferramenta consegue indicar com mais precisão o conteúdo que tem maior possibilidade de gerar algum interesse ao usuário. A ferramenta atua através de algoritmo que verifica tanto a qualidade do conteúdo, quanto o interesse do usuário. Assim, todos os dados são verificados, desde calendários, até histórico de navegação, localização e etc.
Assim, é importante tentar figurar entre os sites de exposição desta ferramenta do Google através da exposição de conteúdo de qualidade que figure de forma bem visionada entre os sites mais visitados segundo um determinado interesse e/ou segundo determinadas palavras-chave. Através da produção de conteúdo de qualidade, e das visualizações consequentes, o Google identificará a sua plataforma e possivelmente a indicará como conteúdo a um público direcionado que provavelmente se interessará pelo conteúdo lá indicado.
5 – O crescente papel da inteligência artificial para o SEO
A inteligência artificial proporcionou novas formas de interação com a tecnologia. Uma vez que é capaz de identificar padrões do usuário e analisar com precisão os dados da rede, a inteligência artificial tem ganhado espaço no mundo da tecnologia e se desenvolve mais a cada dia, com cada nova descoberta e algoritmo. Nos últimos anos, uma ferramenta que chamou muita atenção é o RankBrain do Google, que desempenha funções de aprendizagem que codificam os padrões dos usuários – otimizando o tempo que passam na rede, sendo uma das principais tendências do SEO para o futuro.
Os sinais de experiência do usuário que podem ser coletados através dos algoritmos dessa ferramenta serão a chave para o crescimento do SEO em um futuro próximo, uma vez que é possível aferir informações, tais como: taxa de cliques dos usuários, ou mesmo o tempo gasto em uma determinada página, o tempo gasto com um determinado conteúdo X ou Y.
Através destas informações é possível melhor engajar os usuários com material de qualidade e conteúdos que de fato o interessem de forma bem organizada – sendo uma boa isca para o engajamento de plataformas online. É possível ainda, solicitar que um verificador de SEO on page avalie com precisão a força de uma determinada página, backlinks e a visibilidade perante o usuário.
6 – O vídeo passará a ter mais importância nas estratégias de SEO
Nos últimos dois anos os vídeos online tomaram uma importância inédita no mundo digital e parecem ser a estratégia mais clara para todos que pretendem ter sucesso em qualquer estratégia que envolva a internet. O Youtube, principal veículo de vídeos, tem mais de um bilhão de usuários, e não é a única plataforma a fazer uso desta ferramenta – o TikTok, aplicativo chinês, por exemplo, vem tomando grande importância no mercado do marketing digital.
Para o SEO, isto é importante, pois já há previsões de que os vídeos em breve tomarão a dianteira e superarão todas as outras formas de conteúdo em termos de consumo – uma vez que se trata de ferramenta prática que demanda uma postura passiva do usuário, que pode fazer outras coisas enquanto assiste.
É possível, como estratégia de SEO, otimizar o conteúdo digital em vídeo, não somente criando conteúdo de qualidade, mas também trabalhando no nome e descrição para que sejam repletas de palavras-chave muito procuradas para que o vídeo figure entre os mais visualizados e seja recomendado ao usuário. É importante também na plataforma de vídeo manter os conteúdos orgânicos e atualizar o conteúdo sempre para se adequar ao que o público pesquisa e procura.
7 – Otimização de imagens e seu papel nas pesquisas
Algo que tem ganhado espaço no mercado de busca são as imagens, pesquisas com imagens evoluíram drasticamente e isto se dá em função da evolução tecnológica que hoje permite uma inteligência artificial que abrange também funcionalidades visuais. Em breve, será possível utilizar imagens para comprar produtos, obter informações e muito mais, mas hoje em dia já há muito investimento para ferramentas próximas disto.
É importante que as imagens do seu site estejam otimizadas, em boa qualidade e transmitindo adequadamente o conteúdo que queira passar. Além disso, é importante que o nome do arquivo tenha um rótulo relevante que traduza o conteúdo preferencialmente com palavras-chave, fazendo uso de tags para que seja mais fácil rastrear as imagens na rede.
Hoje em dia, sites como a Dafiti, já utilizam imagens até como forma de identificação de seus produtos. Por exemplo, você vê um sapato que te gere interesse, você tira foto dele. Ao entrar no aplicativo da Dafiti você encontrará um campo para incluir a foto e, a partir dela, o sistema do aplicativo direciona o usuário para um produto semelhante, permitindo que o consumidor encontre facilmente o produto que deseja. Desta forma, é fácil ilustrar a importância das imagens para o SEO e o quanto esta tendência será relevante nos próximos anos.
8 – A compatibilidade de site com dispositivos móveis
Pesquisas demonstram que, até o ano de 2025 quase 73% dos usuários da internet a acessarão através exclusivamente de dispositivos móveis, portanto é de suma importância verificar a compatibilidade dos sites com os dispositivos móveis tais como tablets e smartphones. É necessário verificar se o Google é capaz de rastrear suas URLs, além de verificar se não há entraves de carregamento no site quando acessado através de um celular. Utilizar as mesmas tags de meta robots nos sites para computador e dispositivos móveis pode ser uma boa alternativa , o importante é que o site rode tão bem nos celulares quanto roda no computador.
9 – As estratégias de SEO incluirão mais anúncios de pesquisa local
A localidade é um aspecto do SEO que tem se tornado cada vez mais importante. É notável que as pessoas tenham utilizado muito a internet para busca de conteúdos locais, sejam eles restaurantes ou locais de lazer, mas assuntos que tem a ver com sua realidade próxima. Há, em função disso, as chamadas “pesquisas sem clicks”, que tratam de quando o usuário realiza uma pesquisa, mas não clica em nada. Isso se dá porque as informações locais básicas já são mostradas na tela nos chamados “pacotes locais”. Para ter seu negócio no pacote local basta ter um perfil de backlink forte no Google MyBusiness.
10 – O papel das palavras-chave semanticamente relacionadas crescerá
As palavras-chave são essenciais para entender a busca do usuário, mas não se deve focar nelas e esquecer o restante – as palavras secundárias são igualmente importantes. A semântica das palavras, isto é, o significado delas para além da ortografia descrita, deve tomar mais destaque no futuro. O Google hoje já tenta discernir a intenção da pesquisa do usuário, e uma tendência de SEO para o futuro é realizar esta mesma tentativa.
Sendo assim, é importante criar um conteúdo que seja projetado para responder as perguntas do público-alvo, pensando nas diversas formas que este público pode fazer estas diversas perguntas. Faz parte das novas tendências de SEO pensar em grupos de assuntos ao invés de simplesmente palavras-chave, e pensar em uma escrita mais humanizada, raciocinando com a cabeça de um usuário.
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