A entregabilidade dos e-mails marketing pelo provedor do Hotmail
Você sabia que, dos 129 bilhões de e-mails comerciais enviados diariamente, ao menos 14,5 bilhões vão para a área de spam e 31 bilhões são devolvidos? Estes dados foram coletados pela Radicati e apontam uma realidade significativa: que quase 35% das mensagens de e-mail marketing nunca chegam ao destinatário, como pretendido.
Isso acontece como uma resposta aos diferentes abusos e golpes que muitas empresas direcionam aos usuários, fazendo os provedores implementarem mecanismos de filtragem com o intuito de defenderem os inboxs dos indivíduos que possuem contas na plataforma.
Por este motivo, quando alguém começa a enviar um grande volume de e-mails, estes bloqueios se manifestam, o que pode representar uma baixa entregabilidade e, principalmente, impactará de forma direta nos seus esforços de vendas.
Mas, afinal, como será que este processo ocorre pelo Hotmail? Será que o mesmo problema é enfrentado neste provedor? E existiriam maneiras de burlar esta situação? Descubra agora ao acompanhar esta leitura e compreenda o que fazer para que as suas campanhas atinjam o seu público-alvo.
O conceito da entregabilidade dos e-mails
A entregabilidade de e-mail consiste na capacidade de fazer com que a mensagem chegue na caixa de entrada do destinatário. Apesar de esta atividade parecer algo banal, é importante compreender que isso não é tão simples quanto se pode imaginar.
Há todo um processo pelo qual um e-mail deve passar antes do destinatário recebê-lo e, neste interim, a mensagem é analisada por diferentes filtros projetados pelo provedor do Hotmail, como os de spam e de conteúdo.
Assim, apenas quando estiver tudo pronto, é que ele será alocado em uma das pastas de inbox do seu contato. Por isso, é importante garantir que a mensagem que você tem a entregar esteja isenta de qualquer adversidade – caso contrário, pode ser que ela seja interceptada no caminho.
A importância da entregabilidade
A entregabilidade do seu e-mail marketing é importante por dois motivos. O primeiro deles é relacionado, claro, ao spam. Afinal, ninguém quer difundir esta prática online e todos desejam desfrutar da liberdade de acessar diretamente a caixa de entrada, ao invés de serem despejados por uma série de mensagens indesejadas. Não é mesmo?
Por este motivo, para maximizar a eficiência da sua campanha de e-mail marketing e não ser denunciado como um spammer, você precisa acertar desde o momento em que começa a criar seus conteúdos até o instante em que for enviá-los, garantindo que haverá uma melhora na capacidade de entrega de seu e-mail.
O outro motivo corresponde ao fato de que este tipo de mensagem ajuda a sua organização a realizar todas as conversões de leads, auxiliando a companhia a alcançar seus propósitos e objetivos relacionados às vendas pelo universo virtual.
Diante deste cenário, uma realidade é que o seu departamento de marketing quer que o seu público leia este conteúdo e reaja a ele – seja comprando, contratando os serviços ou qualquer que seja o CTA indicado. Contudo, se o e-mail não for entregue corretamente, isso não será possível.
Dito isso, ao conseguir melhorar sua entregabilidade, esta taxa de conversão aumentará de forma gradual, trazendo uma série de benefícios a curto e longo prazo, além de transformando significativamente a sua receita e a margem de lucro corporativo.
Construindo a sua reputação
O perfil de reputação de um remetente desempenha um papel extremamente significativo na capacidade de entrega do seu e-mail marketing. Ainda assim, muitos desconhecem este conceito e ficam em dúvida do que ele pode significar.
A resposta é simples. A reputação nada mais é do que um processo de melhorias realizado pela sua organização na conta, a fim de evitar que os conteúdos se direcionem para a pasta de spam dos seus destinatários.
Isso é possível aumentando gradualmente o número de e-mails enviados, com base em uma programação específica e cercando-se de uma série de cuidados, como os que serão mencionados mais a frente neste artigo.
Deste modo, esta estratégia deve ser aplicada, especialmente, quando a sua lista de assinantes for maior que 50 mil contatos. E não apenas nesta circunstância.
Também vale a pena utilizar esta metodologia em duas condições especiais, como:
• Se você acabou de começar uma estratégia de e-mail marketing;
• Se a sua companhia acabou de mudar de um serviço de e-mail marketing para outro, ganhando um novo endereço de IP.
Vale lembrar, inclusive, que manter uma boa reputação é algo vital para que os seus assinantes sejam ativos com os conteúdos que você oferta. Isso porque ela aumenta a probabilidade de os indivíduos abrirem seus e-mails e ainda é capaz de enviar ao provedor um feedback positivo, informando que a sua mensagem é de qualidade e que seu endereço de IP é confiável.
A entregabilidade pelo Hotmail
De acordo com John Scarrow, a capacidade de entrega se tornou mais personalizada para a Microsoft e seus afiliados, como o Hotmail.
Atualmente, grande parte da pontuação de reputação do remetente é baseada em algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) e o provedor também aproveita algumas listas negras externas como parte da construção dessas pontuações.
Dessa maneira, para o Hotmail, uma má reputação de remetente geralmente é resultado de uma não conformidade com as políticas e diretrizes da Microsoft. Logo, se os remetentes fizeram algo errado, a empresa os responsabilizará.
Assim, para conseguir realizar a entregabilidade pelo Hotmail, é preciso estar atento a uma série de detalhes que o seu e-mail (e conteúdo) tem que apresentar para não ser caracterizado como um spam pelo filtro do provedor.
Levando isso em consideração, acompanhe algumas das principais estratégias, coloque-as em prática e comece já a colher os frutos que estas simples atividades rotineiras podem trazer para a sua arrecadação de leads.
Crie um conteúdo colaborativo e responsável
O filtro de spam do Hotmail analisa o conteúdo dos e-mails que você está tentando enviar. Assim, ele busca por indícios de que a sua organização está trabalhando pelo bem de seus destinatários e se identificando de maneira honesta e clara.
Aqui, alguns dos requisitos comuns são a presença de um link de para que o receptor possa cancelar a assinatura e também um endereço físico da sua organização no corpo do e-mail. Além disso, os conteúdos em HTML também devem conter as mesmas informações, mesmo que de forma textual e simplória.
Dessa maneira, ao facilitar a inclusão desses itens em suas mensagens, você conseguirá evitar (ou mitigar) as chances de que a plataforma deixe os seus conteúdos de fora do inbox do destinatário por engano.
Esteja atento ao tamanho do conteúdo HTML
É importante que a sua equipe limite o conteúdo HTML dos seus e-mails a um máximo de 100 KB. Este tamanho inclui todos os textos, estilos, comentários e gráficos incorporados (mas não os gráficos externos que, por alguma razão, forem ancorados).
Este limite é crucial porque o Hotmail pode acabar cortando as suas mensagens, em vez de inclui-las inteiramente na caixa de entrada do destinatário.
Além disso, alguns filtros de spam também tendem a examinar com mais rigorosidade quando se deparam com e-mails grandes demais – o que pode ser um problema para o seu departamento de marketing, que precisará redobrar os cuidados e a atenção para não cometer nenhuma falha.
Autentique seu domínio de envio
Um recurso interessante que algumas empresas utilizam para aumentar a entregabilidade pelo Hotmail é configurar o seu DKIM (DomainKeys Identified Mail) com o intuito de vincular o domínio de envio ao seu próprio domínio de e-mail já existente.
Ademais, há algumas equipes de marketing que preferem criar um subdomínio exclusivamente para estes fins, o que pode ser muito positivo. Com o tempo, os usuários passarão a confiar neste endereço, o que é um benefício adicional e ainda permitirá que o monitoramento da sua reputação de IP seja um sucesso.
Evite enviar seu conteúdo para endereços de e-mail inválidos e inativos
Se você enviar um e-mail para um endereço inválido, que esteja inativo ou até mesmo tenha sido cancelado, a mensagem será normalmente retornada como o que é chamado de “hard bounce”. O problema é que os vigilantes de reputação do Hotmail ficarão atentos e, quanto mais hard bounces você associar ao seu IP, menor será sua pontuação com a plataforma.
Dessa maneira, as organizações que acabarem qualificando suas mensagens com um número extensivo de rejeições precisarão melhorar urgentemente a forma como lidam com sua lista de contatos, para evitarem correr o risco de terem suas contas encerradas.
Logo, uma boa alternativa para isso é analisar detalhadamente a sua listagem de contatos, avaliando apenas para aqueles que geram engajamento e que são os mais valiosos.
Entregue um conteúdo relevante
O Hotmail utiliza filtros diferentes para determinar como as campanhas de marketing serão entregues aos destinatários e, para tal, este provedor leva em extrema consideração o engajamento do usuário e a relevância do seu conteúdo, percebendo-o como um e-mail interessante para ser apresentado ao indivíduo em questão.
Diante deste contexto, segundo o Email Manager, o Hotmail recebe cerca de 1,8 bilhão de e-mails por dia e, desta quantia, quase 80% são denunciados como spam. Assim, dos 20% que sobram, apenas 7 em cada 10 são abertos, o que mostra que poucos são os usuários que interagem com as mensagens recebidas.
Por isso, se você conseguir fazer a diferença neste mar de infindáveis e-mails e notificações, certamente o Hotmail começará a perceber o seu conteúdo como um diferencial para os internautas.
Envie sempre volumes consistentes
A reputação do remetente que possui uma pontuação alta está associada aos endereços de IP que enviam uma quantidade consistente de e-mail para os seus destinatários. Dito isso, um aumento repentino diminuirá a pontuação, assim como os volumes intermitentes também podem causar este mesmo problema.
Por esta razão, quando se trata do Hotmail, o interessante é que a sua companhia não abra mais de quinhentas conexões simultâneas com servidores de e-mail e envie, no máximo, cinquenta mensagens a cada vez para não flodar o sistema.
Ainda assim, vale a pena ficar atento porque este provedor pode ajustar esta quantidade com base na reputação que explicamos mais acima e, quanto mais bem visto você for, maior será a quantidade que ela te permitirá enviar.
Envie e-mails com uma frequência certa
Ainda seguindo o mesmo esquema acima, reforçamos a ideia de que enviar muitos e-mails pode ser um problema para a sua relação com o Hotmail – ao passo em que enviar poucos também pode prejudicar a sua receita e não é isso que você quer, não é mesmo?
Por este motivo, o importante é encontrar um equilíbrio, enviando apenas o número certo de mensagens. Para tal, comece a fazê-lo uma vez por semana e aumente gradativamente até duas vezes, desde que tenha um conteúdo realmente bom e relevante.
O importante é ter em mente que você não pode abandonar o seu público e muito menos enchê-lo de informações cansativas, desgastantes e que, acima de tudo, muitas vezes eles sequer pediram para receber.
Comece agora mesmo a fazer a diferença na sua entregabilidade
Como visto acima, é importante seguir uma série de regras para evitar que o seu e-mail marketing caia diretamente na caixa de spam dos seus destinatários e, até mesmo, sejam interceptados ao longo deste processo.
Para isso, é preciso saber como driblar os filtros do provedor do Hotmail e, acima de tudo, estabelecer boas práticas que sejam condizentes à comunidade da Microsoft, o que é indispensável para evitar sanções e garantir que o seu conteúdo seja entregue.
Tenha em mente que o e-mail marketing é responsável por compartilhar suas informações, alcançar um público já envolvido com o que você tem a oferecer, entregar mensagens direcionadas e, principalmente, gerar receita para a sua companhia.
Portanto, o que você mais precisa é que estes conteúdos preparados com tanto afinco cheguem ao lead e que ele tenha interesse em converter-se como um consumidor em potencial. Logo, invista em estratégias que certifiquem esta entrega e que impulsionem a sua entregabilidade ao máximo.
Comece agora mesmo a utilizar as dicas e sugestões que preparamos neste artigo e, claro, emprenhe-se para fazer a diferença em meio aos outros usuários e empresas cadastrados no Hotmail.
Para saber mais, acesse o site da Nitronews. Você vai se surpreender!
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