Otimização de SEO: 6 dicas para colocar sites em primeira página
Se você é iniciante em otimização de SEO ou se quer saber quais são as técnicas mais recomendadas para 2020, pode parecer que nesse momento você tenha uma quantidade enorme de aprendizado.
No momento de criar um site, você pode ter diferentes tipos de prioridades, como escolher uma hospedagem de site barata, definir um design de acordo com seu segmento, entre outras.
No entanto, se tem algo que você definitivamente precisa dedicar seus esforços é para a otimização de SEO. Isso porque você quer que seu site ocupe um bom posicionamento nos resultados de busca de motores de busca, como o Google.
Para conseguir isso, é essencial que você aplique as técnicas de SEO em seu site. Mas, com tantas informações disponíveis sobre otimização, por onde eu devo começar ou no que preciso focar?
Pensando nessas dúvidas, decidimos separar algumas dicas de otimização de SEO para colocar sites em primeira página.
Confira o restante do post e veja a lista completa!
Dicas essenciais de otimização de SEO
A otimização de SEO é realmente essencial para que sites consigam obter um bom posicionamento nos resultados de busca. Porém, é importante deixar claro que os algoritmos dos motores de busca estão em constante atualização.
Isso significa que um site que já foi otimizado e está no ar, sempre que possível, deve ter seu SEO revisado. Saiu uma nova tendência de otimização? Se isso acontecer, é importante que você faça a sua implementação rapidamente para que seu site não perca o bom posicionamento, caso ele já tenha conseguido isso.
Para que você consiga colocar ou manter seu site na primeira página do Google, veja a seguir as dicas que separamos sobre otimização!
1. Otimize seu site para dispositivos móveis
Se o seu site ainda não está pronto, certifique-se de que ele será otimizado para dispositivos móveis. Ou seja, ele irá se adaptar a qualquer tipo de tela, seja ela de computador, celular ou tablet.
Caso ele já esteja pronto, é muito importante que você verifique se ele é responsivo (otimizado para todas tamanhos de tela). Se ele não tiver essa otimização, altere isso o mais rápido possível.
Você pode fazer essa verificação em sites específicos, como Responsive Test Tool, por exemplo.
Quanto mais você demorar para deixar seu site responsivo, maior será a quantidade de vendas que você poderá perder, já que os consumidores estão cada vez mais ativos em smartphones.
2. Compreenda como os usuários pesquisam
Definir as palavras-chave relacionadas ao seu negócio é essencial para se aplicar as técnicas de SEO. No entanto, também é importante que você entenda como os seus potenciais clientes realizam pesquisas em todo o processo de compra.
Essas pesquisas são dividas nas seguintes categorias:
- Navegacional: a pessoa deseja acessar um site específico e digita o nome da marca, como Pinterest.
- Informacional: a pessoa deseja ter informações sobre um tema. Exemplo: “como decorar o quarto”.
- Transacional: a pessoa deseja comprar um produto. Exemplo: quadro para decoração.
É fundamental entender essas intenções, pois elas terão influência nas palavras-chave que você deve utilizar.
3. Escreva pensando nas pessoas e otimize para os mecanismos de pesquisa
Para quem é iniciante em SEO, é tentador criar e escrever todo o conteúdo voltado para mecanismos de pesquisa. Quando isso acontece, o resultado são páginas cheias de palavras-chave, além de um tom de voz robótico, que não tem relação com os usuários.
Sempre coloque seu público-alvo em primeiro lugar ao criar conteúdo. Ofereça conteúdo relevante e que realmente será importante para o leitor.
Também pense que você pode facilitar ainda mais o aprendizado, a compreensão ou a resolução de um problema dos usuários com uma boa estrutura de conteúdo, que também envolve imagens ou multimídia.
Criação de conteúdo otimizado é importante para conseguir um bom posicionamento no Google, mas do que adianta você atrair visitantes e não conquistá-los?
4. Preencha o Google Meu Negócio
Ao pesquisar por alguma marca no Google, você poderá encontrar o perfil da empresa no Google Meu Negócio. Essa é uma opção gratuita que o site de busca oferece para empreendedores.
Criar sua conta nessa ferramenta é importante porque permitirá que o Google e os usuários tenham um fácil acesso as informações sobre a sua empresa. A criação da conta é muito simples de ser feita e você pode adicionar as seguintes informações:
- Nome;
- Endereço;
- Número de telefone;
- Horário de funcionamento;
- URL do site;
- Categorias, como “restaurante”;
- Breve descritivo sobre a empresa;
- Imagens.
Além disso, através do Google Meu Negócio, é possível que usuários deixem avaliações e comentários sobre seu negócio.
É muito importante que você responda essas avaliações, pois além de mostrar para o Google que sua conta está atualizada, sua marca também passará credibilidade para os atuais e futuros clientes.
5. Faça Link Building
Se você ainda não insere links internos e externos no conteúdo do seu blog, você está perdendo chances de conquistar um bom posicionamento no Google. A estratégia de link building funciona com links internos, externos e os que apontam para o seu conteúdo (backlinks).
Os links internos são páginas do seu próprio site ou blog, que você pode inserir em um conteúdo que seja relacionado a publicação. Os links externos são sites de referência e com relevância para os leitores, ou seja, você pode linkar matérias, notícias, dicas, entre outros tipos de conteúdo, mas que sempre tenha relação com a sua publicação.
Já os links que apontam para o seu site, conhecidos como backlinks, acontecem quando algum outro site resolve “indicar” o seu conteúdo. Isso quer dizer que alguém irá utilizar seu link e palavra âncora em alguma publicação.
Essa estratégia é muito importante para o SEO, já que o Google entende que o seu conteúdo tem relevância. Tanto por indicar outros links relevantes, quanto por receber indicações de outros sites. Isso porque quanto mais pessoas indicam um determinado conteúdo, maior a sua credibilidade.
Por fim, uma boa forma de obter backlinks é fazendo parcerias. Você pode oferecer a criação de conteúdo como guest post (conteúdo de convidado) e oferecer a mesma coisa para o parceiro, que seria permitir que ele crie conteúdo para você publicar em seu blog.
Dessa forma, ambos podem usufruir dos benefícios da estratégia e assim ocupar um bom posicionamento na primeira página do Google.
6. Personalize as URLs e Meta description
As URLs do seu site podem interferir diretamente em seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, de forma positiva ou negativa. Se elas não tiverem relação com o assunto da página, dificilmente aparecerão na pesquisa correta.
Para corrigir ou evitar esse problema, você deve aplicar a palavra-chave de cada página em sua URL. É importante fazer isso para que o Google identifique sobre o que é a página e assim a disponibilize em buscas relacionadas.
Além disso, a personalização da URL também mostra para o visitante que ele está na página correta, o que proporciona uma boa experiência para o usuário.
Vale dizer que além das URLs, você também precisa ter atenção a meta description, que pode ser determinante para que um usuário decida ou não acessar o seu site. Isso porque o resumo – de 150 caracteres – vem logo abaixo do title (título da página). Portanto, será uma pequena amostra do conteúdo da sua página.
Como essa breve descrição fica depois do title, é muito importante que você também dedique um tempo para personalizá-lo, já que ele será o destaque nos resultados de busca, sendo a primeira coisa que chamará a atenção dos usuários.
Tenha sucesso com a otimização de SEO em 2020
O ano de 2020 tem sido desafiador não somente para as empresas, mas para a população no geral. Porém, mais do que nunca, as pessoas estão ativas na internet, buscando por conhecimento, soluções de problemas e fazendo compras.
Ter uma presença na inter se tornou essencial para qualquer tipo de negócio, e ter um site posicionado na primeira página de resultados de busca, é o desejo de todo empreendedor.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre SEO e que em breve seu site esteja no topo dos resultados do Google.
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