Live: uma estratégia que realmente vale a pena nos dias atuais?
As lives (vídeos transmitidos ao vivo em diferentes redes sociais) se tornaram muito comuns nos últimos anos e principalmente na época atual que estamos vivenciando, marcado por uma pandemia mundial e cujo meio de prevenção mais eficaz é o isolamento social. Apesar de ser uma estratégia largamente utilizada por artistas e anônimos, muita pessoas ainda têm receio em realizar uma live e têm dúvidas quanto à sua eficácia. É por esse motivo que avaliar todos os pontos a respeito dessa estratégia é fundamental para o sucesso da sua rede social.
Um ponto importante a ser ressaltado logo de início é que não são todas as pessoas que possuem disposição ou afinidade em produzir uma live e isso não deve ser considerado um problema, afinal os vídeos não são uma obrigação de quem trabalha com redes sociais. Sobre as lives, alguns pontos precisam ser discutidos.
Lives são realmente uma estratégia realmente eficaz?
O surgimento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e as recomendações de isolamento social trouxeram à tona a necessidade de serem produzidas novas formas de lazer para estimular toda a população a ficar em casa. Apesar da produção maciça de lives nas mais diferentes plataformas (YouTube, Facebook, Instagram), muitas pessoas ficam receosas em produzir esse tipo de conteúdo por questões pessoais ou técnicas.
Respondendo à pergunta acima: sim, as lives são uma estratégia eficaz tanto para o crescimento como para o engajamento na sua rede social, por motivos que serão descritos logo abaixo:
• Crescimento da sua rede social: Independente se você já usa as redes sociais como ferramenta de trabalho ou possui esse objetivo, a produção de vídeos ao vivo é uma excelente alternativa para aumentar o engajamento. Além de chamar a atenção dos seus atuais seguidores, também é possível conversar com públicos diferentes, dependendo do assunto escolhido ou das parcerias fechadas para a live.
Esse é um dos motivos pelos quais um vídeo ao vivo deve ser muito bem planejado, pois é muito importante que o público possa interagir e assistir a transmissão até o final, pois isso influenciará a rede social a entender que seu conteúdo é relevante e divulgará seu perfil para mais pessoas.
• Possibilidade de conversar com diferentes públicos: Como já falado anteriormente, uma live apresenta muita relevância pela capacidade de expandir seu conteúdo para as pessoas que ainda não te seguem e não te conhecem. Por esse motivo que é necessário divulgar a realização da live e pedir para os seus seguidores compartilharem nas redes sociais deles.
Alguns assuntos são considerados “universais” (saúde mental, organização, estudos), se você se sente à vontade para falar sobre eles e tem conhecimento para isso, vale a pena compartilhar esse tema. No entanto, se você produz conteúdos para nichos muito específicos (moda, beleza, educação), busque explorar todas as possibilidades nessa área e produza os vídeos com essa abordagem.
• Parcerias de sucesso: as famosas lives patrocinadas se tornaram muito conhecidas neste período, principalmente por causa dos cantores famosos que investiram nesse segmento em tempos de pandemia. Para quem é produtor de conteúdo e recebe esse tipo de proposta, é muito interessante participar, não apenas por questões financeiras, mas por obter uma divulgação maior do seu trabalho.
Para quem está começando no ramo e deseja obter crescimento no meio, é interessante buscar parcerias com especialistas (médicos, psicólogos, nutricionistas) e também com outros produtores de conteúdo que apresentam um público maior. Essas parcerias se tornam a chave para muitas oportunidades e para o crescimento do seu público.
• Ajuda direta a pessoas ou instituições: em tempos de pandemia mundial, é necessário, sobretudo, ter empatia pelo próximo e pensar nas pessoas que não podem trabalhar, que passam fome e que sofrem diretamente os impactos negativos dessa crise. Não são apenas as lives com muitos patrocínios que podem ajudar pessoas e instituições, isso porque as pessoas com uma quantidade satisfatória de seguidores podem buscar um meio para conseguir doações e ajudar quem precisa.
Um exemplo: se você trabalha com maquiagem, pode fornecer um curso cujo custo é à doação de 1 quilo de alimento ou a doação de um determinado valor para instituição de caridade X. São alternativas simples que fazem muita diferença para quem precisa e que torna seu conteúdo muito mais humanizado e relevante.
• Divulgação do seu conteúdo: ter um conteúdo de relevância é algo muito significativo nos dias atuais e não deve ser desperdiçado. Quem trabalha com produção de conteúdo e possui um conteúdo mais geral ou atende a um nicho mais específico, não deve deixar de divulgar seu conhecimento para o mundo. Essa não é apenas uma questão financeira, mas humana também. Muitas pessoas se interessam pelo seu conteúdo, se inspiram no seu trabalho e é por isso que as lives são uma importante maneira de demonstrar tudo aquilo que você conhece e pode falar com propriedade.
É certo que esse tipo de vídeo só deve ser produzido se a pessoa tiver disposição e afinidade com essa prática. Se esse for o seu caso, as lives são uma oportunidade de ouro para explorar todo seu potencial e atrair novos públicos para o seu trabalho.
Esses são alguns dos fatores que demonstram o quanto as lives são uma estratégia eficaz para as suas redes sociais, mas alguns cuidados devem ser tomados. O público que assiste esse tipo de conteúdo está ali realmente pelo conteúdo, então não é interessante fazer um vídeo “só por fazer” sem nenhuma preparação porque dará a impressão errada para os seus seguidores. É essencial colocar as necessidades do seu público em primeiro lugar, por isso deve-se pensar muito bem antes de optar por uma live.
As pessoas com um número baixo de seguidores (Instagram), inscritos (YouTube) ou amigos (Facebook) devem planejar muito bem antes de fazer uma live, principalmente porque esse tipo de conteúdo pode não gerar muito interesse e nem engajamento das pessoas. Produzir vídeos ao vivo para um número baixo de visualizações (menos de 100) não é uma alternativa muito eficaz e pode acabar por prejudicar o crescimento das suas redes sociais. Nesses casos, torna-se mais interessante trabalhar no crescimento das suas redes sociais e da sua marca até conseguir um número satisfatório de seguidores/público fiel para depois produzir vídeos ao vivo.
As lives são uma estratégia muito eficaz, mas antes de produzir uma, é necessário responder algumas perguntas:
• Estou preparado para realizar esse tipo de conteúdo?
• Tenho conteúdo interessante para uma live?
• Que tipo de live o meu público está interessado em assistir?
• Possuo boa estrutura técnica para produzir esse conteúdo?
• Tenho engajamento o suficiente nas minhas redes sociais para fazer um vídeo ao vivo?
• Quais parcerias eu posso fechar?
• Qual é o público que pretendo alcançar com essa live?
Respondendo essas perguntas e levando todas essas questões em conta, torna-se mais fácil produzir uma live de maneira responsável e relevante, levando sempre em consideração o público que te acompanha. É essencial não esquecer que a chave para o sucesso é sempre o planejamento e por isso ele é primordial para o sucesso desse conteúdo.
O que é necessário para produzir uma live?
Assim como foi falado anteriormente, o planejamento é a chave para o sucesso de muitos conteúdos. No caso de vídeos ao vivo, esse fator se torna ainda mais relevante, pois qualquer erro pode ser decisivo para levar todo um trabalho de semanas para o total fracasso.
Saiba tudo o que é necessário para produzir uma live e agregar ainda mais valor para suas redes sociais:
• Conexão de qualidade: Não existe nada pior do que assistir um vídeo que trava todo instante. Além de ser um fator técnico horrível, deixará o seu público com a impressão de despreparo e desrespeito, afinal se foi você quem teve a ideia do vídeo, espera-se o mínimo de qualidade.
Antes de fechar uma data para esse tipo de projeto (independente se a live é no seu perfil ou se você é convidado de alguém), verifique a conexão da sua internet e tenha a certeza que problemas desse tipo não ocorrerão. Caso sua conexão fique caindo todo tempo, seu conteúdo será completamente prejudicado, portanto, não se esqueça de avaliar esse fator com antecedência;
• Roteiro preestabelecido: A verdade é que precisamos de preparação em inúmeros momentos da nossa vida, sobretudo, quando queremos transmitir conteúdo para outras pessoas (informação, música, tutorial), justamente por isso que é necessário estabelecer um roteiro de live. Produzir um roteiro não significa que todas as suas falas serão de um jeito e terão um tempo certo, pois isso deixaria o conteúdo “engessado”. Produzir um roteiro para vídeos ao vivo significa definir os assuntos que serão abordados, o que você deve ou não falar e qual será a duração exata dessa live, pois muitas vezes o público não terá paciência para ficar mais do que 2 horas assistindo;
• Organização: Já falamos inúmeras vezes sobre a importância do planejamento com antecedência, e a organização anda lado a lado com esse fator. Para quem pretende produzir um vídeo ao vivo, é fundamental organizar com antecedência: equipamentos, roteiro, local onde será gravado, recomendações de leitura (se for o caso, etc.). Falando dessa forma, pode parecer que esse é um trabalho completamente exaustivo e desgastante, mas não, é necessário o mínimo de organização e planejamento para produzir conteúdo, afinal eles não são produzidos para si próprio, mas para todo um público que admira e tem interesse no seu trabalho;
• Autoconfiança: Um fato muito interessante sobre a produção de conteúdo para redes sociais é que vídeos não são uma obrigação. Se a pessoa não se sente à vontade e não produz conteúdo de qualidade “em frente às câmeras”, não há motivos para insistir. Produzir uma live apenas porque todo mundo está fazendo não é algo considerado bom e pode prejudicar ainda mais o seu trabalho. Quem deseja perder o medo das câmeras deve começar com pequenos exercícios, fazendo vídeos simples de curta duração e, quando tiver autoconfiança o suficiente, investir em uma live. Não se pode arriscar um caminho que não nos deixa confortáveis, portanto uma live só deve ser marcada quando se tem autoconfiança e segurança o suficiente para isso;
• Segurança com os convidados: As lives colaborativas se tornaram muito comuns nesse ano, afinal é muito interessante trazer pessoas e profissionais que possam agregar conhecimento ao seu conteúdo. É muito importante que você saiba quem está convidando para contribuir com a sua live e o quanto essa pessoa pode agregar. Não se pode esquecer nunca de perguntar antecipadamente sobre a disponibilidade da pessoa e se ela tem afinidade com esse tipo de vídeo. Uma ação importante é falar com o convidado sobre o tema, como ele pode ser abordado e como as perguntas serão respondidas.
Outro ponto muito interessante e que merece ser ressaltado é que nas lives não existem cortes ou edições, tudo o que é falado é transmitido ao vivo, assim como não dá para apagar os erros. É por esse motivo que o planejamento é tão importante, assim como a autoconfiança. Saber quais os assuntos abordados, planejar suas falas com antecedência e preparar-se para estar diante das câmeras é essencial para transmitir um conteúdo de qualidade.
A autoconfiança é fundamental nesse processo, pois estar diante de câmeras não é uma tarefa fácil para muitas pessoas e se preparar antecipadamente é a melhor alternativa. O nervosismo tende a ser repassado por meio de falas gaguejadas, raciocínios imprecisos ou gestos repetitivos (passar a mão no cabelo, mexer as pernas, mexer muito as mãos) e o público percebe isso imediatamente. Segurança e autoconfiança são essenciais para elevar ainda mais o seu conteúdo e obter respeito profissional, portanto só produza lives ou aceite convites para participar de uma se tiver segurança para lidar com isso.
As lives se tornaram muito comuns nos tempos atuais em que é vivenciada uma das piores pandemias da história e há a necessidade imediata da população se manter em casa. Apesar disso, produzir live é uma estratégia que realmente vale a pena para trazer crescimento a uma rede social. Quem deseja investir nesse tipo de vídeo deve avaliar todos os pontos positivos, negativos e, se possível, contar com uma consultoria adequada de agência para produzir um conteúdo de qualidade.
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