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Capas SEO PPC

SEO x PPC: descubra o melhor momento para usar cada uma das estratégias

A geração de tráfego pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio online, afinal, 90% dos consumidores só decidem uma compra depois que realizam uma pesquisa em buscadores. Para ajudar nesta tarefa, o marketing digital dispõe de diversas técnicas e ferramentas. Entre os mais conhecidos pela eficiência estão SEO e PPC. Nesse artigo vamos falar sobre o melhor momento para utilizar cada uma deles.

É possível dizer que a compreensão de alguns conceitos de marketing digital hoje é fundamental para seu negócio. A internet está presente em 50% da população mundial, ou seja, 3,77 bilhões de pessoas. Só no Brasil são 126,4 milhões de usuários, segundo a última pesquisa divulgada pelo IBGE, o que representa 75% da população. É um potencial gigantesco a ser explorado.

SEO e PPC fazem parte das estratégias de Marketing para Mecanismos de Busca (ou Search Engine Marketing – SEM, em inglês). São ferramentas que ajudam um site a atingir seu objetivo, cada uma de um modo diferente. Um deles exige um longo trabalho para ter resultados consistentes, o outro gera resultados imediatos com base no seu investimento.

Não é possível dizer que exista “o melhor” método, uma vez que ambos oferecem possibilidades excelentes. O seu nicho de atuação e objetivo principal irão determinar em qual deles você deve focar sua estratégia.

Então, chegou a hora de você entender as diferenças entre SEO e PPC e descobrir para o melhor momento de utilizar cada um no seu negócio online.

SEO e PPC: as diferenças

Atualmente, cerca de 65% dos consumidores faz compra regulares pela internet, segundo pesquisa da PwC. Esses números refletem a importância de se manter um negócio online, com um marketing digital eficiente.

Contudo, para você não gastar dinheiro e tempo à toa, é necessário entender as necessidades do seu negócio e o que cada estratégia pode oferecer. Um método pode funcionar bem para um site em um momento, mas pode ser inútil em outras circunstâncias.

O único caminho é conhecer bem cada um deles. Saber apenas seu funcionamento não basta, é preciso descobrir o retorno que cada um pode dar ao seu site. Por isso, vamos conhecer as características de SEO e PPC separadamente para o entendimento ficar mais claro.

SEO

SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. A sigla dá nome ao conjunto de técnicas que melhoram o site e o preparam para ser indexado pelo Google, Bing e outros buscadores. Assim, quando o público-alvo pesquisar determinada palavra-chave, seu site aparecerá na primeira página, aumentando muito o tráfego.

SEO é bastante popular e utilizado, devido à eficácia da estratégia. Estima-se que 86,1% dos usuários em negócios online consideram que os resultados obtidos foram ótimos. Por isso há uma “corrida” entre as empresas para estar entre os primeiros colocados.

Os três primeiros resultados normalmente são os que recebem cliques, portanto quanto mais bem posicionado, mais tráfego – e lucro – um site tem. O trabalho de SEO precisa ser constante, pois, segundo o site MOZ/a>, o Google muda seu algoritmo anualmente entre 500 e 600 vezes.

Para realizar SEO, há um conjunto de procedimentos internos (dentro das páginas) e externos ao site. A estrutura do texto nas páginas, os títulos e intertítulos, as tags, imagens e linkagem interna estão entre os objetos de trabalho e estudo dos profissionais de SEO. São as chamadas otimizações “On Page”.

Fora do site, é preciso aplicar técnicas no sentido de garantir que o domínio seja mencionado por outros sites. Quanto mais citado seu site for por outros sites de autoridade, mais preparado ele estará para aparecer nos primeiros resultados de busca. Essas são as técnicas “Off Page”.

Por isso, o trabalho de SEO não exige necessariamente um investimento de dinheiro, porém é longo. PPC é quase o oposto.

PPC

PPC significa Pay Per Click, ou Custo Por Clique. Significa que, para cada clique que clicar em um anúncio da sua marca, você terá um custo. Evidentemente, quanto mais cliques, maior o custo. Conhecido também como “links patrocinados”, trata-se de um método de investir em publicidade nas mesmas páginas de pesquisa.

Nesse estilo de anúncio você escolhe palavras-chave para as quais quer que seu site apareça quando pesquisadas. Em seguida, você precisa dar um lance por elas. Caso ganhe o leilão, seus anúncios passam a aparecer para estes usuários.

Existem várias plataformas de PPC. A mais famosa é o Google Adwords, que oferece ferramentas para você criar suas campanhas. Existem outras muito utilizadas, como o Bing Ads e o Facebook Ads. Há, também, plataformas de anúncios específicas para nichos.

O PPC gera resultados rápidos, uma vez que basta você ganhar o leilão e finalizar o pagamento para seus anúncios já aparecerem para os usuários. Mas, ao contrário do SEO, você tem um custo por cada um que visitar seu site.

Como fazer a melhor escolha

SEO e PPC são importantes porque 93% de todo o tráfego vem dos mecanismos de busca. Portanto, o investimento nessas ferramentas trarão resultados, desde que você planeje sua estratégia.

Existem três pontos que você precisa ter em mente antes de fazer sua decisão:

1. Objetivo

Foto Objetivo

O seu objetivo principal definirá tudo. Se você não quer esperar muito tempo para obter resultados, certamente SEO não vai lhe satisfazer. Mas se você deseja trabalhar o posicionamento, a marca, o conteúdo, aí sim.

2. Conteúdo

Foto conteudo

SEO depende de publicação constante de conteúdo. Manter um blog, por exemplo, exige tempo e custos. Para quem quer divulgar um produto específico, por exemplo, o correto seria contar com PPC.

3. Investimento

Foto investimento

Se a sua verba de marketing digital estiver pequena, é preciso pensar bem se vale a pena investir nos links patrocinados. SEO, no final das contas, sai mais barato.

O melhor momento para usar SEO

Excelentes resultados de longo prazo

Para chegar às primeiras páginas no Google, chamadas de SERPs, é preciso um longo trabalho de SEO. Independentemente da popularidade do domínio ou das palavras-chaves utilizadas, você precisará investir na criação de links para seu site durante algum tempo. No entanto, uma vez no topo do Google, ele permanece por muito tempo.

Por isso, SEO é recomendado para quem deseja resultados consistentes. Com as técnicas de On e Off Page, seu site demora chegar lá, mas quando chega o fluxo de visitas só aumenta. Além disso, o tráfego pode aumentar progressivamente na medida em que você continua o trabalho de SEO.

Criação de autoridade

Criacao de autoridade

A autoridade para o Google é medida pelo Page Rank, um cálculo da popularidade do site na internet. O algoritmo entende que quando seu site é muito citado por fontes confiáveis (domínios que também possuem autoridade) ele é uma referência no seu nicho. Por isso, o algoritmo do mecanismo de pesquisa vai atrás do seu site e o exibem nos resultados de pesquisa.

Por isso, se você tem uma estratégia que passa pela criação de autoridade, é fundamental ter técnicas de SEO no seu radar. A partir disso você passa a obter muito tráfego para o site, porque cada URL pode ser indexada como boas fontes de informação. O público irá até o site quando desejar saber sobre o serviço ou produto que você oferece.

Se você investir em um bom conteúdo e um bom planejamento de SEO, a autoridade começará a crescer. Com o tempo, sua marca pode se tornar a maior autoridade no assunto, com público fiel e ativo.

Pouco investimento financeiro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, SEO possui custos. No caso, esse investimento não é necessariamente dinheiro, a não ser que você pague para um profissional ou agência para fazê-lo. A ideia de que “eu mesmo faço sem pagar” é válida, no entanto ainda é preciso investir tempo. E nesse caso é bastante tempo.

Por isso, para sites que estão começando, e não possuem uma grande verba para investir em outras modalidades, o SEO parece ser o melhor caminho. É claro que, se o site começar a ter grandes resultados, será necessário investir dinheiro para manter seu crescimento. Contudo, para começar, o investimento em tempo já gera bons resultados.

Aumentar o valor do site

O valor que um site possui depende do tráfego que ele gera, da qualidade dos seus links, do seu Page Rank, do posicionamento nos mecanismos de pesquisa, entre outros fatores. Tudo isso está ligado à SEO, pois as técnicas são utilizadas para melhorar cada um desses aspectos.

Dessa forma, para quem deseja aumentar o valor do site com o objetivo de vendê-lo, SEO é essencial.

O melhor momento para usar PPC

Resultados imediatos

Os resultados do PPC dependem basicamente do seu lance, já que, tendo configurado a campanha, seu site começa a receber um fluxo de visitantes. Após a campanha de PPC ser aprovada, os anúncios passam a ser exibidos para milhares – ou milhões – de pessoas.

Com esse método de tráfego rápido, o PPC se torna interessante para estratégias que optem pelo imediatismo. Portanto, ao lançar um produto ou uma oferta ou campanha, é pelo PPC que você deve optar. Outras estratégias de vendas, como marketing de afiliados, eventos e promoções também dependem diretamente do tráfego rápido.

No e-commerce, o PPC pode ser uma ferramenta de uso constante. Ele será fundamental em promoções no estilo “queima de estoque”, por exemplo. São situações em que a oferta é sensível ao tempo, ou seja, precisa ser exposta o quanto antes. Se você deseja vender produtos de uma categoria em no máximo dois dias, o PPC dará conta, porque basta configurar a campanha para que, em minutos, seu anúncio esteja exposto a milhares de pessoas.

Anúncio para público segmentado

Publico segmentado

O PPC utiliza uma boa segmentação para anunciantes. Assim, você consegue estipular os dados demográficos para filtrar seu anúncio. Portanto, é a alternativa correta para estratégias que desejam atingir diretamente o público-alvo, sem correr o risco de comunicar para as pessoas erradas.

A segmentação permite que você escolha a faixa etária, faixa de renda mensal, gênero, nível de escolaridade ou localização do usuário. Portanto, torna-se uma estratégia que, embora paga, gera alto rendimento. Você está investindo justamente no público que você sabe que irá “responder”.

Redes sociais como o Facebook ainda permitem que você faça segmentações de acordo com os hobbies do público. Isso é fundamental para quem atua em diversos nichos de mercado, como esporte e entretenimento, por exemplo.

Pouco conteúdo no site

O SEO funciona com base na criação de conteúdo, uma vez que é preciso de atualização constante para que o algoritmo passe a considerá-lo como relevante. Do contrário, os buscadores simplesmente irão ignorá-lo e colocá-lo abaixo daqueles concorrentes que possuem muitas páginas. No entanto, PPC funcionam bem para sites que não investem em conteúdo.

Sites pequenos, hotsites e landing pages serão muito visitados em campanhas pay per click. Ademais, os anúncios estarão acima da busca orgânica, o que gera vantagem competitiva, uma vez que 50% do tráfego vão para os três principais links patrocinados.

Nesse caso, é melhor investir em PPC do que ver os concorrentes atraírem aquela fatia de pessoas pelos resultados orgânicos.

Qual o melhor para seu site no momento?

O melhor para seu site

SEO é excelente para trazer bom lucro de longo prazo, mas depende muito de um trabalho metódico. PPC traz lucro imediato, no entanto, depende de investimento em dinheiro. Se a circunstância pede que você opte por um dos métodos, você precisa focar naquele que mais atende seu objetivo gerando menos custos.

Com um bom tempo para se trabalhar, é possível ter consistência em termos de tráfego através de SEO. Mas se seu tempo é curto e você precisa que os resultados sejam imediatos, é no PPC que você deverá investir.

Lembre-se sempre que tanto SEO quando PPC são partes que devem integrar uma estratégia sólida de marketing digital. Não é necessário utilizar as duas, mas dependendo do seu objetivo é fundamental. Dessa forma, você tem ainda mais chance de estar à frente da concorrência porque conta com duas estratégias.

De qualquer forma, lembre-se sempre da importância do investimento em SEO, e busque sempre medir seus resultados. Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de monitorarmos nosso desempenho para descobrir os pontos fortes e fracos. É dessa forma que você gera mais lucro para seu negócio online!

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