Glossário de e-mail marketing (A – C)
Vamos compartilhar expressões para facilitar o entendimento de quem se interessa por marketing digital. Dicionário feito por Paulo Rodrigo Teixeira.
Assunto: texto que vai no e-mail antes da abertura. É aquele título que você recebe quando chega email na sua caixa de entrada, antes de você clicar para ler. Fundamental para e-mail marketing.
Auto-resposta: Resposta automática enviada pelo destinatário da após o recebimento de uma mensagem. Pode ser programada facilmente dependendo do seu servidor de e-mail.
Blacklist: É a lista negra de domínios, endereços IP e empresas que possivelmente estão mandando spam. Fique atento a isso.
Bounce: E-mails que voltam ao remetente. Podem ser Tira-teima, Auto-resposta e Mensagens de erro.
Call to action: O que chama o usuário a agir, clicar. São textos ou botões orientados a ação, quase sempre no imperativo.
Campanha de e-mail marketing: Ação de envio de e-mail com um objetivo específico, seja ele converter vendas, branding ou relacionamento. É mensurável.
Click-through: O clique em um link. O ato de clicar na peça e ser remetido ao destino.
Click-through rate (CTR): Porcentagem de cliques únicos sobre o total de e-mails enviados.
Clique único: Contabilização apenas do primeiro clique em determinado link.
Consentimento expresso: Declaração clara por parte do dono do e-mail do desejo de receber e-mails.
Conversão: É quando ocorre uma compra ou ato desejado de uma ação originada pela campanha executada.
0 Comentário