Pixel Art no email marketing: a maneira mais legal de contornar o bloqueio de imagens
Muitos leitores de email bloqueiam as imagens como padrão, o que pode prejudicar o resultado das suas campanhas por email marketing. Os usuários estão cada vez mais ocupados e sem tempo para clicar nos links de “mostrar imagens” que são exibidos em caso de bloqueio.
Na prática isso significa que os profissionais de marketing digital têm que ser criativos e pensar em maneiras de fazer o email marketing funcionar mesmo sem as fotos, ilustrações ou outros materiais gráficos. E a Pixel Art parece ser a maneira mais legal de fazer isso.
A Pixel Art no email marketing é apenas uma das possibilidades do chamado design defensivo, que tenta se proteger desses bloqueios exibindo alternativas às imagens escolhidas anteriormente. Dessa maneira, o email marketing exibe o conteúdo corretamente – independentemente das configurações do leitor de email.
São poucas as empresas que exploram a possibilidade da Pixel Art em suas campanhas de email marketing, então essa é uma oportunidade de ouro de se destacar na caixa de entrada de seus clientes! Continue lendo e saiba mais.
Como usar o design defensivo no seu email marketing
Algumas das táticas de design defensivo são:
– Use HTML ou texto diretamente no seu email marketing, ao invés de incorporar todo o seu texto nas imagens;
– Adicione o atributo ALT às suas imagens – melhor ainda se for personalizado;
– Use cores de plano de fundo nas células da tabela, o que pode dar origem às “obras de arte” pixeladas que irão enriquecer o seu email.
Um dos grandes problemas que acontece quando as imagens são bloqueadas é que o seu email perde sua estrutura. Usar texto HTML e personalizar o tamanho e a cor do seu texto ALT podem ajudar a criar estrutura e hierarquia, mas as cores de fundo são ainda mais poderosas.
Adicionar uma cor de fundo a uma célula de tabela cria faixas, blocos de conteúdo e é essencial para criar botões irresistíveis. Ou seja, as cores de fundo nas células da tabela podem manter a integridade de um design de email quando as imagens são bloqueadas.
Além de serem usadas junto com o texto HTML para criar conteúdo de email que não seja afetado por ter imagens bloqueadas, as cores de plano de fundo da célula da tabela podem ser usadas como substitutas para imagens.
Você faz isso criando um mosaico de uma série de tabelas aninhadas com cores de fundo aplicadas às células da tabela. Você então fatia a imagem para que cada fatia se encaixe perfeitamente nas células da tabela do seu mosaico. Dessa forma, quando a imagem sobreposta é bloqueada e desaparece, o mosaico subjacente das células da tabela colorida aparece.
Considerações antes de usar Pixel Art no email marketing
Antes de criar um mosaico de emails, considere os seguintes problemas de design e estratégia:
– A arte do pixel de email pode ficar pesada, o que pode fazer com que seu email seja recortado no Gmail se exceder os 102 MB. Portanto, use imagens simples e que podem ser carregadas rapidamente. Ninguém tem tempo a perder, lembra?
– Usar Pixel Art no email marketing pode ser bastante trabalhoso, por isso, geralmente, é melhor reservar esse recurso para emails de alto volume ou alto impacto. Isso significa que você pode deixar para usá-los nos anúncios de novos produtos, campanhas da Black Friday e grandes eventos similares.
– Da mesma forma, você pode considerar usar a Pixel Art em alguns elementos fixos do email, como seu logotipo ou um elemento de rodapé.
– A Pixel Art nem sempre é compatível com o design responsivo do email marketing. Dependendo de como você codifica seu email responsivo, os mosaicos de email podem não ser convertidos da versão de desktop para a versão móvel. Certifique-se de considerar isso ao projetar seu mosaico.
– A Pixel Art não precisa necessariamente substituir as imagens bloqueadas do seu email marketing. Você pode criar imagens completamente diferentes das fotos originais da sua mensagem. A imaginação não tem limites, use-a!
– Alguns emails são mais propensos a ter imagens bloqueadas do que outros. A chance de bloqueio de imagem é maior no começo de um relacionamento por email, já que muitos leitores bloqueiam as imagens de remetentes desconhecidos. Isso significa que você pode dedicar mais esforços ao design defensivo em seus emails de boas-vindas e em seus emails transacionais.
– Os emails enviados após um período considerável de inatividade do assinante também correm um alto risco de terem as imagens bloqueadas. Por isso, pode valer a pena dedicar mais tempo para inserir Pixel Art nas suas mensagens de reengajamento.
Como criar Pixel Art no email marketing
Com essas considerações em mente, qual é a melhor maneira de criar Pixel Art para email?
Se você pretende criar as imagens pixeladas manualmente, esses são os principais passos que você precisa dar:
– Faça um esboço de uma imagem viável no papel ou em seu software de design de escolha;
– Use a ferramenta de fatia no Photoshop ou outro software de design para dividir sua imagem nos tamanhos de bloco necessários para criar seu mosaico de email e salvá-los como imagens separadas. Use uma convenção de nomenclatura de arquivos que torne fácil reconfigurar sua imagem.
– Usando uma série de tabelas aninhadas em uma tabela, crie os blocos nas posições necessárias para acomodar seu design.
– Para garantir que suas imagens fatiadas se encaixem perfeitamente, especifique que cellpadding = “0”, cellspacing = “0” e border = “0” estão definidos para suas tabelas.
– Aplique a cor de fundo necessária em cada uma das células da tabela.
– Teste seu email com imagens desativadas para garantir que ele esteja renderizando da maneira que você planejou.
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